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SERVIÇO
PÚBLICO FEDERAL Universidade
Federal de São Paulo Escola
Paulista de Medicina |
UNIVERSIDADE
FEDERAL DE SÃO PAULO
EDITAL Nº
44, DE 22 DE MARÇO DE 2006.
O REITOR DA UNIVERSIDADE
FEDERAL DE SÃO PAULO, no uso de suas atribuições legais e estatutárias e
considerando o que dispõe a Portaria nº 381, de 16 de dezembro de 2005, do
Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, a Portaria do Ministério da
Educação nº 4.494, de 23 de dezembro de 2005 e, finalmente, o que dispõe a
Resolução/CONSU nº 29, de 26 de setembro de 2005 e Resolução 34, de 08 de
fevereiro de 2006, torna público que estarão abertas as inscrições para o
Concurso Público de provas e títulos para Magistério do Ensino Superior do
Quadro Permanente desta Universidade para exercício no Campus Diadema
– São Paulo, em conformidade com a Lei nº 8.112, de 11/12/1990, Lei
nº 7.596 de 10/04/87, Decreto nº 94.664, de 23/07/1987 e mediante as normas
contidas neste Edital e suas posteriores publicações. (já com o texto retificado)
1. DAS ESPECIFICAÇÕES DO CONCURSO
PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS:
1.1 O presente concurso objetiva o
provimento de 40 (quarenta) vagas na Classe de Professor Adjunto – Nível I, nas
áreas de conhecimento constante no anexo I em regime de trabalho de Dedicação
Exclusiva, com data prevista para homologação dos resultados em junho de 2006 e
ingresso dos aprovados no quadro da Instituição a partir agosto de 2006, não
cabendo a nenhum candidato alegar desconhecimento do teor deste Edital.
1.2. Remuneração inicial: R$
5.203,87 para o regime de trabalho de Dedicação Exclusiva.
2. TITULAÇÃO MÍNIMA
EXIGIDA/REQUISITOS:
2.1. As vagas a que se
refere o presente Edital serão acessíveis somente aos candidatos detentores do
título de Doutor, outorgado por Instituição brasileira ou revalidado por esta,
na hipótese de título outorgado por Instituição estrangeira, e dos demais
requisitos constantes no anexo I.
3. DOS REQUISITOS BÁSICOS PARA A INVESTIDURA NOS CARGOS:
3.1. Para investidura nos cargos,
o candidato deverá:
a) Ter nacionalidade brasileira ou
nacionalidade portuguesa e estar amparado pelo estatuto de igualdade entre
brasileiros e portugueses, com reconhecimento de gozo de direitos políticos,
nos termos do parágrafo primeiro do artigo 12 da Constituição Federal ou ainda,
se estrangeiro, ser portador de visto permanente ou naturalizado;
b) Estar em dia com as obrigações
eleitorais, se for o caso;
c) Estar em dia com as obrigações
militares, no caso de candidatos do sexo masculino;
d) Possuir o nível de escolaridade
exigido para o exercício do cargo/especialidade e o registro no órgão de
classe, quando for o caso.
e) Ter aptidão física e mental
para o exercício das atribuições do cargo atestada pela Junta Médica Oficial da
UNIFESP;
f) Apresentar os documentos, que
se fizerem necessários na ocasião da posse.
4. DA INSCRIÇÃO
4.1. Período de 24/03/2006 a 24/04/2006, exceto sábados, domingos e
feriados, para entrega da documentação exigida.
4.2. Horário das 9:00 às 12:00 e das 13:00
às 16:00 horas.
4.3. Local: Pró-Reitoria de
Graduação, Rua Coronel Lisboa nº 849, São Paulo - SP – Cep 04020-041, pessoalmente ou por
procurador legalmente constituído.
4.4. O
candidato deverá preencher completamente o formulário eletrônico após ciência
do inteiro teor do presente Edital.
4.4.1. As informações prestadas no
formulário eletrônico serão de inteira responsabilidade do candidato, bem como,
mantê-las atualizadas junto à Divisão de Recrutamento e Seleção do Departamento
de Recursos Humanos, e a UNIFESP fica reservado o direito de excluir do
concurso Público aquele que não preencher o formulário de forma completa,
correta, que fornecer dados comprovadamente inverídicos ou não atualizar seu
endereço e telefone.
4.4.2. O candidato deverá imprimir
o boleto bancário relativo a Taxa de Inscrição, integrante do formulário
eletrônico, no valor de R$ 130,00 (Cento e trinta) reais para o Regime de
Dedicação Exclusiva, efetuar o recolhimento em qualquer estabelecimento da rede
bancária.
4.4.3. - Após cumprir as etapas da Internet, o candidato deverá
comparecer a Pró-Reitoria de Graduação, na data, horário e endereço indicado
nos itens 4.1, 4.2 e 4.3, para efetivar a inscrição o candidato deverá comparecer na Pró-Reitoria de Graduação, na
data, horário e endereço indicado nos itens 4.1, 4.2 e 4.3, para efetivar a inscrição,devendo apresentar os
seguintes documentos na ocasião:
a) Comprovante de pagamento da
Taxa de Inscrição;
b) Documento oficial de
identificação com foto;
c) Requerimento em formulário
próprio (Modelo 2), dirigido ao Reitor da Unifesp, especificando a vaga
pretendida, juntamente com cópia do Diploma de Graduação, do título de Doutor e
demais documentos comprobatórios dos requisitos solicitados no ANEXO I.
d) Declaração (Modelo 1),
firmada pelo candidato, sob as penas da lei, de que possui os documentos
comprobatórios das condições legais exigidas para posse e os requisitos
constantes do Anexo I;
e) Memorial circunstanciado em 08
(oito) cópias encadernados, com indicação dos trabalhos publicados, atividades
realizadas em matéria relacionada ao cargo em concurso e demais dados que
possam ser úteis às avaliações da Banca Examinadora, acrescido de “curriculum
vitae Lattes”.
f) 01 (um) exemplar dos trabalhos
publicados (cópia reprográfica);
g) 01 (uma)
via dos documentos que comprovam as informações constantes no memorial;
h) 08 (oito) cópias
encadernadas do Projeto de Pesquisa, não podendo exceder 4 (quatro) laudas em
papel tamanho A4 (21X29,7 cm), fonte Arial, tamanho da fonte 12, espaçamento
simples entre as linhas e normal entre os caracteres.
4.5. Somente serão aceitos
diplomas de Graduação, de curso reconhecido pelo MEC, devidamente registrado e de Pós-Graduação por Curso credenciado
pela CAPES, se oferecido por Instituição brasileira. Se a Graduação ou a
Pós-Graduação for de origem estrangeira, o respectivo diploma ou título deverá
estar devidamente revalidado, de acordo com a Legislação Brasileira.
4.5.1. Os
candidatos detentores do Título de Livre Docência, expedido por outras
instituições deverão solicitar, com antecedência de 09 (nove) dias antes do
término das inscrições prevista nesse Edital, a equivalência do referido título
na Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Unifesp, situada na rua Pedro de
Toledo nº 943 – Vila Clementino, São Paulo, cep 04039-032.
4.6. Em nenhuma hipótese será
feita inscrição condicional ou extemporânea.
4.7. Não será permitida
complementação documental fora do prazo fixado para inscrição.
4.8. A taxa de inscrição, uma vez
paga, não será restituída em hipótese alguma.
4.9. A documentação entregue no
ato da inscrição será analisada por uma Comissão Julgadora constituída por
docentes do quadro da Unifesp, designada pelo Magnífico Reitor e terá a
atribuição de emitir parecer quanto ao deferimento ou indeferimento da
inscrição do candidato.
4.10. No prazo de até três dias,
contados do encerramento das inscrições, a Comissão emitirá uma relação
contendo as inscrições deferidas e indeferidas, que será divulgada na Internet
no endereço www.unifesp.br e afixada no Departamento de Recursos Humanos no dia
27/04/06.
4.11 – O candidato, portador de
necessidades especiais ou não, que necessitar de qualquer tipo de recurso ou
condição especial para a realização das provas, deverá requerê-la por ocasião
do preenchimento do formulário eletrônico, aduzindo as circunstâncias
suscetíveis de justificar seu pedido.
Parágrafo único: O candidato que
necessitar desses equipamentos e não requerer no formulário eletrônico, perderá
o direito de solicitar em outro momento, exceto se providenciar por sua
conta.
4.11.1 – O atendimento da
solicitação de condições especiais fica vinculado aos critérios de viabilidade
e de razoabilidade.
4.12. – A Unifesp não se
responsabilizará por problemas ocorridos nos computadores dos interessados, falha de comunicação, congestionamento
das linhas de comunicação, bem como, por outros fatores que impossibilitem o
preenchimento do formulário eletrônico e emissão do boleto de pagamento da taxa
de inscrição, no período regulamentar.
5 - DAS PROVAS
5.1 - As provas constituir-se-ão
de prova didática, prova prática e julgamento dos títulos, fazendo parte deste
último a argüição do memorial. A prova
didática e a argüição do memorial serão públicas.
Parágrafo 1º - As provas tem caráter eliminatório. A ordem
de realização das provas ficará a cargo da Banca Examinadora.
5.2 - Da Prova de Títulos: A Banca
Examinadora avaliará o Memorial, os títulos e os documentos comprobatórios
apresentados pelo candidato. O julgamento dos títulos, expresso mediante nota
global, deverá refletir os méritos do candidato como resultado da apreciação do
conjunto da regularidade de suas atividades, com ênfase na produção acadêmica
dos últimos 10 (dez) anos, compreendendo:
I - Produção científica
(Qualificação de Periódicos, Anais, Jornais e Revistas de acordo com
Qualis-CAPES das áreas);
II - atividade didática
universitária;
III – atividade de formação e orientação de discípulos;
IV – atividades profissionais que apresentem afinidade com o cargo em
concurso;
V – atividades relacionadas à prestação de serviços à comunidade;
VI – diplomas e títulos obtidos em razão de suas atividades;
VII – captação de recursos.
5.3 - Da Prova Didática: A Prova Didática constituir-se-á
de uma aula teórica, em nível de graduação, que deverá ser realizada num tempo
de duração entre 35 a 45 minutos, sobre tema de escolha do candidato entre os
pontos constantes do ANEXO II. A critério da Banca Examinadora, poderá haver
argüição oral do candidato, sobre assuntos relacionados com o tema da aula.
5.4 - Da Prova Prática: A prova
prática constituir-se-á de avaliação do Projeto de Pesquisa por meio de
exposição de 20 a 30 minutos pelo candidato, seguida de argüição pela Banca
Examinadora. O Projeto de Pesquisa será avaliado quanto à sua
consonância com a formação do candidato e a sua exeqüibilidade dentro nas áreas de pesquisa a serem
desenvolvidas no Campus Diadema e que
constam do presente edital de acordo com ANEXO III.
5.5.1. No decorrer do processo seletivo
serão eliminados e, os candidatos que:
I. não obtiverem nota mínima 7,0
(sete) por pelo menos três examinadores em quaisquer uma das provas e,
II. não obtiverem média mínima 7,0
(sete) em cada uma das provas.
Parágrafo
Único: Na ocorrência da hipótese prevista neste item, o referido candidato não
participará das etapas subseqüentes.
5.5.2. – A confirmação da data, local e informações sobre as
provas, deverá ser acompanhada pelo candidato no site www.unifesp.br
5.5.3. - É de responsabilidade exclusiva do candidato a
identificação correta da data e local de realização das provas e o seu
comparecimento nos horários determinados.
5.5.4. - O candidato que não comparecer a qualquer prova do
concurso será automaticamente excluído do processo seletivo.
5.5.5.- O
candidato deverá comparecer ao local das provas com antecedência de 15 (quinze)
minutos, no caso das provas didática e prática.
5.5.6. A
Unifesp não se responsabilizará por perdas, roubos ou extravios de objetos ou
de equipamentos eletrônicos ocorridos durante a realização das provas, nem
danos neles causados.
5.5.7. Não serão
dadas quaisquer informações por telefone, em relação aos concursos referidos no
presente Edital.
6. – DOS
RECURSOS:
6.1. – O candidato que desejar interpor recurso contra o
indeferimento da inscrição ou dos resultados das provas, terá que o fazer no prazo
de até 24 (vinte e quatro) horas, a contar da publicidade da decisão recorrida.
6.1.2. – Somente poderá ser interposta revisão contra
indeferimento da inscrição e do resultado das provas, através de requerimento
específico dirigido ao Sr. Pró-Reitor de Administração, contendo a
fundamentação do candidato, que deverá ser protocolado na Seção de Protocolo da
Universidade Federal de São Paulo, localizado no andar térreo do edifício
“Octávio de Carvalho” situado à Rua Botucatu, 740 – Vila Clementino nesta
capital, no período das 8:00 às 11:00 e das 13:00 às 16:00 horas.
7. - DA CLASSIFICAÇÃO:
7.1. - Na avaliação dos candidatos, as notas deverão variar de
zero a dez e as provas terão os
seguintes pesos;
I - prova didática - peso 30;
II - prova prática - peso 30;
III - prova de títulos -
peso 40.
7.1.1. - Será considerado
não habilitado o candidato cuja média aritmética, em qualquer prova, apurada no
conjunto dos examinadores, for inferior a sete.
7.1.2. - Será proposto à nomeação o candidato que for indicado por
no mínimo três membros da banca.
7.1.3. - Cada examinador
indicará o candidato a quem atribuir a média ponderada mais alta.
7.1.4. - Se dois candidatos obtiverem duas indicações cada um, e
um terceiro candidato obtiver uma única indicação, o examinador que tiver feito
essa indicação indicará, entre os dois primeiros candidatos, aquele a quem esse
examinador tiver atribuído a média ponderada mais alta.
7.1.5. - Na ocorrência de empate entre três ou mais candidatos,
será proposto à nomeação o candidato cuja média for mais alta.
7.1.6. - Se persistir o empate após a aplicação dos critérios
previstos nos sub-itens anteriores, a Banca não indicará candidatos ao cargo,
tornando o concurso sem validade.
7.1.7. - A Banca, pela maioria dos seus membros, poderá não
indicar candidato para o cargo.
7.1.8. - Para o Departamento que tiver mais de uma vaga e houver
mais de um candidato inscrito, os critérios indicados neste item prevalecerão
para cada um dos candidatos.
7.1.9. – Concluído os trabalhos, o Presidente da Banca Examinadora
pronunciará o resultado do concurso, em sessão pública, e o encaminhará ao CTA
para os fins previstos no inciso XIII do artigo 20 do Estatuto, e ulterior
deliberação do CONSU, nos termos do Inciso XII, do artigo 6º do Estatuto.
8. – DA HOMOLOGAÇÃO DO RESULTADO FINAL.
8.1. O resultado final será homologado por meio de Edital que
será publicado em Diário Oficial da União e na Internet no endereço eletrônico
http:www.unifesp.br, contendo o nome dos candidatos indicados para as vagas, e
a relação nominal dos demais candidatos habilitados, de acordo com a ordem
decrescente da média final.
9. DA NOMEAÇÃO.
9.1. Os candidatos serão nomeados por Portaria, publicada no
DOU, e terão o prazo de 30 (trinta) dias, a contar da data da publicação, para tomar posse nos respectivos cargos.
9.2. O candidato que não tomar posse no prazo definido no
subitem anterior,
terá tornada sem efeito a sua Portaria
de nomeação e será eliminado do concurso e, facultar-se-á à Administração
substituí-lo, convocando outros candidatos habilitados, respeitando-se a ordem
de classificação, observados os limites das vagas prevista neste Edital.
10. - DA VALIDADE DO
CONCURSO: O
Concurso terá validade de 01 (um) ano a partir da publicação da homologação dos
resultados, podendo ser prorrogado por igual período, de acordo com Decreto n.º
4.175/02, artigo 1º, § 1º e § 3º e interesse da Administração.
11.1. - Ao efetuar a inscrição no Concurso, o candidato,
automática e implicitamente, declara ter conhecimento pleno da Resolução/CONSU
nº 29/2005 e demais normas que o regulam e que está de acordo com as normas
estabelecidas nesse Edital.
11.2. - Na contagem dos prazos estabelecidos neste Edital,
excluir-se-á o dia do começo e incluir-se-á o do vencimento. Os prazos só se
iniciam e vencem em dia de expediente na Universidade.
11.3. - A admissão far-se-á nos limites de vagas descritos no Anexo
deste Edital, de acordo com os respectivos Departamentos.
11.4. - A indicação para provimento da vaga assegurará apenas a
expectativa de direito à nomeação, ficando a concretização desse ato
condicionada à observância das disposições legais pertinentes, bem como, do
exclusivo interesse e conveniência Administrativa da UNIFESP.
11.5. - Ao assumir o cargo, do servidor será exigida
disponibilidade de horário, compatível com as necessidades dos cursos de
Graduação do Campus de Diadema, observando-se, para tanto, que
por tratar-se de regime de trabalho de dedicação exclusiva, é expressamente
vedado o exercício de outra atividade remunerada, pública ou privada, caso
contrário será tipificado como falta grave passível de demissão.
11.6. - O candidato nomeado será submetido a um Estágio Probatório
durante um período de 3 (três) anos, conforme disposto no Parecer AGU/MC-01/04,
publicado no D.O.U. de 16/7/04 e normas estabelecidas pela UNIFESP.
11.7. - Os casos omissos serão resolvidos pelo Sr. Pró-Reitor de
Administração da Universidade Federal de São Paulo.
11.8. - O presente Edital e demais informações poderão ser obtidas
através do endereço eletrônico http://www.unifesp.br
ULYSSES
FAGUNDES NETO
Reitor
Edital publicado no
DOU: 23/03/2006.
Seção: 3
Páginas: 50 a 52
Edital nº 48 de Retificação
publicado no
DOU: 28/03/2006.
Seção: 3
Página: 37
Códigos
|
Áreas |
Requisitos
|
Nº de
Vagas |
542 |
Ciências Físicas e Matemáticas (Física, Matemática, Estatística, Análise Numérica, Álgebra Linear,
Ciências da Computação) |
O candidato deverá ter graduação em engenharia, física ou matemática,
exigindo-se experiência comprovada de, pelo menos, um ano após o doutorado. |
04 |
543 |
Ciências Químicas 1 (Química Orgânica,
Físicoquímica, Segurança em Laboratório) |
O candidato deverá ter formação em Ciências Químicas, com ênfase em
Química Orgânica e ter experiência profissional comprovada de, no mínimo,
dois anos após o doutorado. |
06 |
544 |
Ciências Químicas 2 (Química Inorgânica, Físicoquímica, Segurança em
Laboratório) |
O candidato deverá ter formação em Ciências Químicas, com ênfase em
Química Inorgânica e ter experiência profissional comprovada de, no mínimo,
dois anos após o doutorado. |
06 |
545 |
Ciências Químicas 3 (Química Analítica e Ambiental) |
O candidato deverá ter formação em Ciências Químicas, com ênfase em
Química Analítica e ter experiência profissional comprovada de, no mínimo,
dois anos após o doutorado. |
03 |
546 |
Ciências Biológicas 1 (Bioquímica, Biologia celular,
Biologia molecular e Biologia do desenvolvimento) |
O candidato deverá ter formação na área e ter experiência profissional
comprovada de, no mínimo, dois anos após o doutorado. |
06 |
547 |
Ciências Biológicas 2 (Biologia de órgãos e sistemas
I, com ênfase em aspectos estruturais e fisiológicos) |
O candidato deverá ter formação
na área e ter experiência profissional comprovada de, no mínimo, dois anos
após o doutorado. |
03 |
548 |
Ciências Biológicas 3 (Biologia de órgãos e sistemas
II, com ênfase em aspectos fisiológicos e farmacológicos) |
O candidato deverá ter formação
na área e ter experiência profissional comprovada de, no mínimo, dois anos
após o doutorado. |
04 |
549 |
Ciências Biológicas 4 (Ecologia
Geral, Ecologia Vegetal, Ecologia Animal, Ecologia de Sistemas,
Biodiversidade, Evolução) |
O candidato deverá ter formação
em Ciências da Vida e ter experiência
profissional comprovada de, no mínimo, dois anos após o doutorado. |
03 |
550 |
O Farmacêutico no Contexto Social (Farmacêutico e sociedade, Filosofia
da Ciência, Atenção Farmacêutica) |
O candidato deve ter conhecimentos dos aspectos sociais, políticos e
legais da atuação do farmacêutico e experiência profissional comprovada de,
no mínimo, dois anos após o doutorado. |
01 |
551 |
Introdução à Engenharia (Projeto e Processos Químicos; Desenvolvimento e Inovação
Tecnológica) |
O candidato deverá ter graduação em engenharia química e experiência
profissional comprovada de, no mínimo, dois anos após o doutorado |
02 |
552 |
Ciências da Terra (Geologia Geral, Geoquímica, Geologia Ambiental) |
O candidato deverá ter formação e experiência profissional comprovada em
Geologia Geral, Geoquímica ou Geologia Ambiental de, no mínimo, dois anos
após o doutorado |
02 |
Anexo II
RELAÇÃO DE PONTOS PARA PROVA
DIDÁTICA
(Física,
Matemática, Estatística, Análise Numérica, Álgebra Linear, Ciências da
Computação)
1.
Óptica clássica e fenômenos de interferência.
2.
Óptica guiada e sensores integrados.
3.
Mecânica clássica: Leis de Newton.
4.
Mecânica clássica: Dinâmica de corpos rígidos
5.
Mecânica de fluidos
6.
Equações de Maxwell: Propagação eletromagnética
na matéria.
7.
Equações de Maxwell: Campos, correntes e
conservação de energia.
8.
Mecânica estatística: formalismos e calibres.
9.
Termodinâmica: equilíbrio
10.
Mecânica quântica: equações de onda e
propriedades físicas de átomos.
11.
Mecânica quântica: métodos de cálculo de
propriedades físicas de sólidos e moléculas.
12.
Cálculo diferencial e integral: sistemas em
equações diferenciais ordinárias
13.
Cálculo diferencial e integral: equações
diferenciais em derivadas parciais.
14.
Cálculo diferencial e integral: funções de
variáveis complexas.
15.
Álgebra linear. Solução de problemas de
autofunções e autovalores
16.
Álgebra linear: Espaços vetoriais de dimensão
finita e transformações.
17.
Álgebra linear: Soluções numéricas de sistemas
de autovalores e autovetores.
18.
Análise estatística. Teoria de amostragem,
distribuições e modelamento.
19.
Análise estatística: Planejamento de ensaios
20.
Análise estatística: análise de variância e
teste de hipótese.
(Química
Orgânica, Físico-química, Segurança em Laboratório)
1.
Análise
conformacional de compostos orgânicos.
2.
Quiralidade
molecular e propriedades óticas.
3.
Aromaticidade e
reações de substituição aromática eletrofílica.
4.
Reações de
substituição nucleofílica alifática.
5.
Reações de
substituição nucleofílica aromática
6.
Reações de adição e
de eliminação.
7.
Compostos
heterocíclicos com um heteroátomo.
8.
Radicais livres e
outros intermediários reativos em Química Orgânica.
9.
Síntese orgânica:
formação da ligação carbono-carbono.
10.
Estrutura, síntese e
propriedades de polímeros e suas aplicações.
11.
Termodinâmica de
sistemas reais: atividade e fugacidade.
12.
Entropia, energia
livre e equilíbrio químico.
13.
Propriedades
elétricas da matéria: forças intermoleculares.
14.
Conceitos básicos de
cinética química.
15.
Oxi-redução, pilhas
e corrosão.
16.
Caracterização e
propriedades (eletrocinéticas, ópticas e reológicas) de soluções coloidais.
17.
Técnicas
espectroscópicas e suas aplicações físico-químicas.
18.
Sistemas
nanomoleculares e suas aplicações.
19.
Estocagem,
transporte e manuseio de materiais perigosos (inflamáveis, tóxicos, explosivos,
oxidantes, corrosivos, gases comprimidos, hidrossensíveis).
20.
Normas de segurança
em laboratório: segurança pessoal, manuseio de vidraria e equipamentos e
primeiros socorros.
(Química
Inorgânica, Físico-química, Segurança em Laboratório)
1.
Propriedades
periódicas dos elementos químicos.
2.
Fundamentos da teoria de orbitais moleculares e
aplicações em moléculas simples.
3.
Fundamentos e
aplicações da teoria de campo ligante.
4.
Teoria de Repulsão
dos Pares Eletrônicos da Camada de Valência – Aplicações na previsão da
geometria molecular.
5.
Propriedades
eletrônicas de sólidos inorgânicos: materiais condutores e semicondutores.
6.
Ácidos e bases:
conceitos e aplicações em química inorgânica.
7.
Compostos de
coordenação: isomeria, estereoquímica e mecanismos de substituição de ligantes.
8.
Aspectos estruturais
e de ligação em compostos metalocarbonil e organometálicos.
9.
Sólidos iônicos:
ligação, estrutura e propriedades.
10.
Termodinâmica de
sistemas reais: atividade e fugacidade;
11.
Entropia, energia livre e equilíbrio químico.
12.
Propriedades elétricas da matéria: forças
intermoleculares
13.
Conceitos básicos de cinética química.
14.
Oxi-redução, pilhas e corrosão.
15.
Caracterização e propriedades
(eletrocinéticas, ópticas e reológicas) de soluções coloidais.
16.
Técnicas espectroscópicas e suas aplicações
físico-químicas.
17.
Estrutura, síntese e propriedades de
polímeros e suas aplicações.
18.
Sistemas nanomoleculares e suas aplicações.
19.
Estocagem, transporte e manuseio de materiais
perigosos (inflamáveis, tóxicos, explosivos, oxidantes, corrosivos, gases
comprimidos, hidrossensíveis).
20.
Normas de segurança em laboratório: segurança
pessoal, manuseio de vidraria e equipamentos e primeiros socorros.
(Química
Analítica e Ambiental)
1.
Técnicas modernas de amostragem, separação e concentração
para análises químicas
2.
Métodos analíticos envolvendo reações ácido-base
3.
Métodos analíticos fundamentados em reações de
óxido-redução.
4.
Métodos analíticos fundamentados em reações de formação de
precipitados.
5.
Métodos analíticos fundamentados em reações de formação de
compostos de coordenação.
6.
Métodos analíticos envolvendo espectrofotometria UV-visível
e Fluorescência.
7.
Espectrometria de emissão e absorção atômica.
8.
Fundamentos e aplicações da cromatografia gasosa.
9.
Fundamentos e aplicações da cromatografia líquida de alto
desempenho.
10. Fundamentos
e aplicações da cromatografia de íons.
11. Especiação
em Química Analítica Ambiental.
12. Atmosfera
e poluição: reações e equilíbrios químicos em fase gasosa.
13. Combustíveis
fósseis e renováveis: aspectos químicos.
14. Hidrosfera:
reações e equilíbrios químicos; uso sustentável.
15. Reciclagem
e reutilização de reagentes, solventes e produtos secundários em processos
sintéticos.
16. Resíduos
tóxicos de metais e metalóides no solo: fontes, mecanismos químicos de
dispersão e descontaminação.
17. Tratamento
de efluentes por processos químicos e biológicos.
18. Aproveitamento
de matérias primas de fontes renováveis em processos químicos.
19. Minimização
ou eliminação de poluentes, resíduos e riscos em processos químicos.
20. Gestão
ambiental e tratamento de resíduos em laboratórios de pesquisa.
1.
Organização da célula procariótica e eucariótica
2.
Catalisadores biológicos
3.
Estrutura e função de proteínas
4.
Vias que liberam energia na célula
5.
Metabolismo energético
6.
Aspectos bioquímicos da nutrição
7.
Hormônios e integração do metabolismo
8.
Membranas celulares: estrutura e função
9.
Retículo endoplasmático, complexo de Golgi e processos de
glicosilação
10. Degradação
de macromoléculas: lisossomos e proteassomos
11. Núcleo, cromossomos e genoma eucariótico
12. Replicação,
reparo e rearranjos do DNA genômico
13. Expressão
gênica: transcrição e processamento do RNA. Controle da transcrição
14. Tradução
da informação gênica e processamento de proteínas
15. Seleção e
transporte de proteínas
16. O ciclo
celular, morte celular e seu controle
17. Oncogenes
e transformação neoplásica
18. Processos
de sinalização celular
19. O
desenvolvimento embrionário animal e seu controle genético
20. Tecnologia
do DNA recombinante.
(Biologia
de Órgãos e Sistemas I: com ênfase estrutural e fisiológica)
1.
Organização e dinâmica tecidual
2.
A parede celular e suas especializações
3.
A organização do citoesqueleto em tecidos
especializados
4.
Epitélios de revestimento e glandular
5.
Estrutura e função da matriz extracelular em tecidos
especializados
6.
Tecidos de Sustentação
7.
Tecido Hematopoiético e Sangue
8.
Tecidos Musculares: liso, estriado-cardíaco e
estriado-esquelético
9.
Tecidos vegetais: embrionários e permanentes
10.
Sistema circulatório
11.
Estrutura funcional do Sistema Nervoso Central
12.
Estrutura funcional do Sistema Nervoso Periférico
13.
Estrutura funcional dos òrgãos dos Sentidos
14.
Estrutura funcional do Sistema Motor
15.
Estrutura funcional de Sistema de trocas gasosas
16.
Absorção e digestão de nutrientes
17.
Estrutura funcional de Sistemas excretores
18.
Estrutura funcional do Sistema Reprodutor
19.
Estrutura funcional do Sistema Endócrino
20.
Estrutura funcional do Sistema Imunológico
(Biologia
de Órgãos e Sistemas II: com ênfase fisiológica e farmacológica)
1.
Receptores e processos de sinalização celular
2.
Mecanismos de ação de agentes farmacológicos
3.
Os compartimentos orgânicos e os processos de
absorção, distribuição e eliminação de medicamentos
4.
Fisiofarmacologia da transmissão nervosa colinérgica
5.
Fisiofarmacologia da transmissão nervosa adrenérgica
6.
Fisiofarmacologia da função respiratória
7.
Fisiofarmacologia da função cardíaca
8.
Mecanismos de controle da pressão arterial e drogas
anti-hipertensivas
9.
Hemodinâmica renal e drogas diuréticas
10.
Fisiofarmacologia do trato gastrointestinal
11.
Mecanismos de controle endócrinos
12.
Regulação da função tireoideana e farmacologia das
doenças da tireóide
13.
Pâncreas endócrino e hipoglicemiantes orais
14.
Fisiofarmacologia do sistema nervoso central
15.
Inflamação e drogas antinflamatórias
16.
Mecanismos neurais da dor e analgésicos opióides
17.
Plantas medicinais e fitoquímica
18.
Princípios gerais que regem a resposta imune
19.
Mecanismos de escape de agentes infecciosos
20. Polimorfismo
genético e farmacogenética
(Ecologia
Geral, Ecologia Vegetal, Ecologia Animal, Ecologia de Sistemas, Biodiversidade,
Evolução)
1.
Definição e organização de comunidades biológicas
2.
Ecologia de ambientes lacustres
3.
Ecologia de florestas
4.
Ecologia humana
5.
Filogeografia
6.
Mutações,
variabilidade genética e seleção natural
7.
Especiação e evolução
8.
Evolução molecular
9.
Fluxo
de energia e matéria nos ecossistemas
10.
Ciclos
Biogeoquímicos
11. Ecofisiologia
Animal
12. Ecofisiologia
Vegetal
13. Monitoramento
ambiental
14. Metodologia
e análise de ecossistemas
15. Microbiologia
ambiental
16.
Ecologia
microbiana
17.
Toxicologia
ambiental
18.
Métodos
de controle de poluição
19. Biogeografia
20. Ecologia
Química
(Farmacêutico
e sociedade, Filosofia da Ciência, Atenção Farmacêutica)
1.
Aspectos
gerais das ciências farmacêuticas: evolução e interface com as ciências químicas,
ambientais, biológicas, biomédicas, médicas e engenharia química.
2.
As
ciências farmacêuticas no Brasil: organização e desenvolvimento histórico.
3.
Introdução
ao conhecimento farmacêutico: conhecimentos fundamentais, grupos e modalidades
farmacêuticas.
4.
Âmbito
da profissão farmacêutica: áreas tradicionais e novas áreas de atuação.
5.
Origem
do desenvolvimento das ciências sociais e da saúde: a formação dos estados
nacionais e a ciência moderna
6.
A
organização do sistema único de saúde e sua relação com a realidade social
brasileira: papel do farmacêutico.
7.
Administração
pública: aspectos qualitativos e processos e formulação de políticas públicas
no contexto político brasileiro.
8.
Análise
comparativa dos sistemas de administração pública de outros países em relação
ao Brasil e sua aplicabilidade às realidades nacionais.
9.
Análise
da contribuição dos aspectos educativos na implementação de políticas de saúde.
10.
Políticas
de saúde e políticas dos medicamentos: papel do farmacêutico.
11.
Ética
como qualidade das ações em saúde: referencial teórico.
12.
Autonomia
do usuário versus ação paternalista da assistência à saúde.
13.
Padrões
éticos de informação na assistência à saúde.
14.
A
privacidade o sigilo profissional na assistência e nos sistemas de informação à
saúde.
15.
Comissões
de ética: papel decisório na pesquisa envolvendo seres humanos.
16.
Comissões
de ética: papel decisório na pesquisa envolvendo animais e organismos
geneticamente modificados.
17.
O
farmacêutico e o paciente: informação adequada sobre a utilização racional dos
medicamentos.
18.
Papel
do farmacêutico na formulação e aplicação de programas de educação em saúde.
19.
A
ANVISA: segurança, vigilância, registro e controle do uso de medicamentos.
20.
O
farmacêutico e as novas leis de bio-segurança.
(Projeto e
Processos Químicos; Desenvolvimento e Inovação Tecnológica)
1.
Equações de conservação de quantidade de movimento
2.
Equações de conservação de energia
3.
Equações de conservação de massa
4.
Propriedades de transporte: viscosidade, condutividade
térmica e difusividade
5.
Coeficientes de transporte: fator de atrito
6.
Coeficiente de transferência de calor
7.
Coeficiente de transferência de massa
8.
Primeira lei da termodinâmica
9.
Segunda lei da termodinâmica
10. Equilíbrio
de fases
11. Diagramas
de equilíbrio
12. Equilíbrio
de reações químicas
13. Reações
químicas homogêneas
14. Reações
químicas heterogêneas
15. Obtenção e
interpretação de dados cinéticos
16. Reator
químico ideal de batelada
17. Reator
químico semi-batelada
18. Reator
químico contínuo de mistura perfeita
19. Reator
químico contínuo tubular ideal
20. Equações
de projeto para reatores ideais
(Geologia
Geral, Geoquímica, Geologia Ambiental)
1.
Conceituação,
objetivos das Geociências, relação com outros ramos das ciências. Breve
histórico das Geociências
2.
Universo
e sistema solar: origem, evolução e composição. Meteoritos.
3.
Estrutura
e composição do interior da Terra.
Evidências sísmicas, densidade, fluxo térmico; campos gravitacional e
magnético.
4.
Tectônica
de placas e dinâmica interna da Terra. Interações entre placas tectônicas.
5.
Materiais
terrestres. Minerais e mineralóides. Ciclo das rochas
6.
Litosfera
e crosta terrestres; crosta oceânica e continental. Estrutura e composição.
Dinâmica da litosfera e crosta.
7.
Magmatismo:Vulcanismo
e plutonismo. Dinâmica do manto, relação com geração de magmas
8.
Dinâmica
externa, intemperismo, erosão, sedimentação, diagênese. Agentes de erosão.
Interação entre atmosfera, hidrosfera, biosfera e litosfera. Evolução das
paisagens.
9.
Hidrogeoquímica.
Ciclo da água: água superficial e subterrânea. Classificação das águas,
potabilidade e problemas de qualidade e poluição.
10.
Ambientes
de sedimentação: características gerais. Correlação, sobreposição. Tempo
geológico. Estratigrafia. Fósseis. Bioestratigrafia. Geocronologia.
11.
Composição química das várias esferas
terrestres. Geoquímica dos processos endógenos e supérgenos e suas aplicações.
12.
Geoquímica do petróleo.
13.
Estruturas
tectônicas. Deformação dúctil e rúptil. Fraturas, falhas, dobras, foliações e
lineações.
14.
Metamorfismo
regional e de contato. Metamorfismo dinâmico e de impacto. Fácies e grau
metamórfico.
15.
Tectônica
dos continentes: craton, escudo, bacias, faixas de dobramento.
16.
Fundamentos
da geologia do estado de São Paulo.
17.
Objetivos
e metas da Geologia Ambiental; conceitos básicos e aplicabilidade; situação
brasileira; potencialidade; perspectivas profissionais.
18.
Exploração
de recursos naturais: limitações dos bens naturais; recursos de água; recursos
energéticos; bens minerais e a qualidade ambiental; mineração subterrânea e a
céu aberto (natureza, extensão e significado no contexto ambiental); rejeitos
de mineração.
19.
Contaminação
de solos, águas superficiais e subterrâneas. Diagnóstico, monitoramento e
remediação.
20.
Formas
de ocupação e o meio ambiente: urbanização (geotecnia e saneamento); irrigação
e drenagem; agricultura (intensiva e extensiva), barragens e represas; usinas
nucleares e térmicas; estradas e túneis; risco geológico: escorregamentos,
inundações, movimentos de massa, colapso e subsidência, risco sísmico.
Planejamento do uso e ocupação do meio físico.
1.
Química atmosférica e poluição do ar,
2.
Água: recursos hídricos, manejo, reuso
e sustentabilidade
3.
Tratamento e reciclagem de resíduos
urbanos, industriais e rurais
4.
Química verde: optimização do uso de
materiais, matérias primas renováveis, minimização de poluentes, reciclagem
5.
Remediação química, microbiológica e
biológica de solos e águas
6.
Biossensores: proteínas, células,
organismos
7.
Combustíveis fósseis e renováveis
8.
Nanotecnologia e novos materiais
9.
Catálise química e biológica
10. Radicais livres em química, geologia e biologia
11. Plantas medicinais: prospecção, fitoquímica e farmacologia
12. Planejamento e síntese de fármacos
13. Biologia molecular e genética aplicadas à biotecnologia
14. Filogeografia e biodiversidade
15. Ecologia de sistemas lacustres e da Mata Atlântica
16. Síntese e propriedades de polímeros e de agregados macromoleculares
Declaro sob as penas da
Lei, que possuo os documentos comprobatórios das condições legais exigidas para
inscrição no Concurso de Professor Adjunto no Campus – Diadema – UNIFESP, Área
de
----------------------------------------------------------------------------------------
da Universidade Federal de São Paulo.
São
Paulo, de de
-----------------------------------------------------------
Assinatura
NOME
COMPLETO:
CPF:
RG:
ENDEREÇO
COMPLETO:
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
--------------------------------------------------------------------,
----------------------------------------------------------
------------------------------------------------------------------,
------------------------------------------------------------
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Endereço completo
Termos em que,
Pede Deferimento.
São
Paulo, de de 2006.
-----------------------------------------------------------------------------------------
Nome
-----------------------------------------------------------------------------------------
Assinatura
Observação:. Juntar 1 (uma) cópia do diploma de
Graduação, Doutorado e dos Requisitos constante no Anexo 1.
|
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL Universidade Federal de São Paulo Escola Paulista de Medicina |
|
EDITAL Nº 48, DE 27 DE MARÇO DE 2006.
O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO, no uso
de suas atribuições legais e estatutárias, resolve:
Retificar o cabeçalho dos Editais nº 44, 45 e 46, de
22/03/2006, publicados no D.O.U. de 23/03/2006, seção 03, páginas 50, 51 e 52,
onde se lê: ... Resolução 32, de 08 de Fevereiro de 2006, Leia-se: Resolução
34, de 08 de Fevereiro de 2006.
ULYSSES FAGUNDES NETO
Reitor
Edital
publicado no
DOU:
28/03/2006.
Seção: 3
Página: 37