SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

Universidade Federal de São Paulo

Escola Paulista de Medicina

 

 

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO

 

EDITAL Nº 44, DE 22 DE MARÇO DE 2006.

 

 

 

O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO, no uso de suas atribuições legais e estatutárias e considerando o que dispõe a Portaria nº 381, de 16 de dezembro de 2005, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, a Portaria do Ministério da Educação nº 4.494, de 23 de dezembro de 2005 e, finalmente, o que dispõe a Resolução/CONSU nº 29, de 26 de setembro de 2005 e Resolução 34, de 08 de fevereiro de 2006, torna público que estarão abertas as inscrições para o Concurso Público de provas e títulos para Magistério do Ensino Superior do Quadro Permanente desta Universidade para exercício no Campus DiademaSão Paulo, em conformidade com a Lei nº 8.112, de 11/12/1990, Lei nº 7.596 de 10/04/87, Decreto nº 94.664, de 23/07/1987 e mediante as normas contidas neste Edital e suas posteriores publicações. (já com o texto retificado)

 

 

1. DAS ESPECIFICAÇÕES DO CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS:

 

1.1 O presente concurso objetiva o provimento de 40 (quarenta) vagas na Classe de Professor Adjunto – Nível I, nas áreas de conhecimento constante no anexo I em regime de trabalho de Dedicação Exclusiva, com data prevista para homologação dos resultados em junho de 2006 e ingresso dos aprovados no quadro da Instituição a partir agosto de 2006, não cabendo a nenhum candidato alegar desconhecimento do teor deste Edital.

 

1.2. Remuneração inicial: R$ 5.203,87 para o regime de trabalho de Dedicação Exclusiva.

 

2. TITULAÇÃO MÍNIMA EXIGIDA/REQUISITOS:

 

2.1. As vagas a que se refere o presente Edital serão acessíveis somente aos candidatos detentores do título de Doutor, outorgado por Instituição brasileira ou revalidado por esta, na hipótese de título outorgado por Instituição estrangeira, e dos demais requisitos constantes no anexo I.

 

3.  DOS REQUISITOS BÁSICOS PARA A INVESTIDURA NOS CARGOS:

3.1. Para investidura nos cargos, o candidato deverá:

a) Ter nacionalidade brasileira ou nacionalidade portuguesa e estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento de gozo de direitos políticos, nos termos do parágrafo primeiro do artigo 12 da Constituição Federal ou ainda, se estrangeiro, ser portador de visto permanente ou naturalizado;

b) Estar em dia com as obrigações eleitorais, se for o caso;

c) Estar em dia com as obrigações militares, no caso de candidatos do sexo masculino;

d) Possuir o nível de escolaridade exigido para o exercício do cargo/especialidade e o registro no órgão de classe, quando for o caso.

e) Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo atestada pela Junta Médica Oficial da UNIFESP;

f) Apresentar os documentos, que se fizerem necessários na ocasião da posse.

 

4.  DA INSCRIÇÃO  

 

4.1. Período de 24/03/2006 a 24/04/2006, exceto sábados, domingos e feriados, para entrega da documentação exigida.  

 

4.2. Horário das 9:00 às 12:00 e das 13:00 às 16:00 horas.

 

4.3. Local:  Pró-Reitoria de Graduação, Rua Coronel Lisboa nº 849, São Paulo - SP –  Cep 04020-041, pessoalmente ou por procurador legalmente constituído.

 

4.4. O candidato deverá preencher completamente o formulário eletrônico após ciência do inteiro teor do presente Edital.

 

4.4.1. As informações prestadas no formulário eletrônico serão de inteira responsabilidade do candidato, bem como, mantê-las atualizadas junto à Divisão de Recrutamento e Seleção do Departamento de Recursos Humanos, e a UNIFESP fica reservado o direito de excluir do concurso Público aquele que não preencher o formulário de forma completa, correta, que fornecer dados comprovadamente inverídicos ou não atualizar seu endereço e telefone.

 

4.4.2. O candidato deverá imprimir o boleto bancário relativo a Taxa de Inscrição, integrante do formulário eletrônico, no valor de R$ 130,00 (Cento e trinta) reais para o Regime de Dedicação Exclusiva, efetuar o recolhimento em qualquer estabelecimento da rede bancária.

 

4.4.3. - Após cumprir as etapas da Internet, o candidato deverá comparecer a Pró-Reitoria de Graduação, na data, horário e endereço indicado nos itens 4.1, 4.2 e 4.3, para efetivar a inscrição   o candidato deverá comparecer na Pró-Reitoria de Graduação, na data, horário e endereço indicado nos itens 4.1, 4.2 e 4.3, para  efetivar a inscrição,devendo apresentar os seguintes documentos na ocasião:

a) Comprovante de pagamento da Taxa de Inscrição;

b) Documento oficial de identificação com foto;

c) Requerimento em formulário próprio (Modelo 2), dirigido ao Reitor da Unifesp, especificando a vaga pretendida, juntamente com cópia do Diploma de Graduação, do título de Doutor e demais documentos comprobatórios dos requisitos solicitados no ANEXO I.

d) Declaração (Modelo 1), firmada pelo candidato, sob as penas da lei, de que possui os documentos comprobatórios das condições legais exigidas para posse e os requisitos constantes do Anexo I;

e) Memorial circunstanciado em 08 (oito) cópias encadernados, com indicação dos trabalhos publicados, atividades realizadas em matéria relacionada ao cargo em concurso e demais dados que possam ser úteis às avaliações da Banca Examinadora, acrescido de “curriculum vitae Lattes”.

f) 01 (um) exemplar dos trabalhos publicados (cópia reprográfica);

g) 01 (uma) via dos documentos que comprovam as informações constantes no memorial;

h) 08 (oito) cópias encadernadas do Projeto de Pesquisa, não podendo exceder 4 (quatro) laudas em papel tamanho A4 (21X29,7 cm), fonte Arial, tamanho da fonte 12, espaçamento simples entre as linhas e normal entre os caracteres.

 

4.5. Somente serão aceitos diplomas de Graduação, de curso reconhecido pelo MEC,  devidamente registrado e de Pós-Graduação por Curso credenciado pela CAPES, se oferecido por Instituição brasileira. Se a Graduação ou a Pós-Graduação for de origem estrangeira, o respectivo diploma ou título deverá estar devidamente revalidado, de acordo com a Legislação Brasileira.

 

4.5.1. Os candidatos detentores do Título de Livre Docência, expedido por outras instituições deverão solicitar, com antecedência de 09 (nove) dias antes do término das inscrições prevista nesse Edital, a equivalência do referido título na Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Unifesp, situada na rua Pedro de Toledo nº 943 – Vila Clementino, São Paulo, cep 04039-032.

 

4.6. Em nenhuma hipótese será feita inscrição condicional ou extemporânea.

 

4.7. Não será permitida complementação documental fora do prazo fixado para inscrição.

 

4.8. A taxa de inscrição, uma vez paga, não será restituída em hipótese alguma.

 

4.9. A documentação entregue no ato da inscrição será analisada por uma Comissão Julgadora constituída por docentes do quadro da Unifesp, designada pelo Magnífico Reitor e terá a atribuição de emitir parecer quanto ao deferimento ou indeferimento da inscrição do candidato.

 

4.10. No prazo de até três dias, contados do encerramento das inscrições, a Comissão emitirá uma relação contendo as inscrições deferidas e indeferidas, que será divulgada na Internet no endereço www.unifesp.br e afixada no Departamento de Recursos Humanos no dia 27/04/06.

 

4.11 – O candidato, portador de necessidades especiais ou não, que necessitar de qualquer tipo de recurso ou condição especial para a realização das provas, deverá requerê-la por ocasião do preenchimento do formulário eletrônico, aduzindo as circunstâncias suscetíveis de justificar seu pedido.

Parágrafo único: O candidato que necessitar desses equipamentos e não requerer no formulário eletrônico, perderá o direito de solicitar em outro momento, exceto se providenciar por sua conta. 

 

4.11.1 – O atendimento da solicitação de condições especiais fica vinculado aos critérios de viabilidade e de razoabilidade.

 

4.12. – A Unifesp não se responsabilizará por problemas ocorridos nos computadores dos interessados, falha de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como, por outros fatores que impossibilitem o preenchimento do formulário eletrônico e emissão do boleto de pagamento da taxa de inscrição, no período regulamentar.

 

5 - DAS PROVAS

 

5.1 - As provas constituir-se-ão de prova didática, prova prática e julgamento dos títulos, fazendo parte deste último a argüição do memorial.  A prova didática e a argüição do memorial serão públicas.

Parágrafo 1º - As provas tem caráter eliminatório. A ordem de realização das provas ficará a cargo da Banca Examinadora.

 

5.2 - Da Prova de Títulos: A Banca Examinadora avaliará o Memorial, os títulos e os documentos comprobatórios apresentados pelo candidato. O julgamento dos títulos, expresso mediante nota global, deverá refletir os méritos do candidato como resultado da apreciação do conjunto da regularidade de suas atividades, com ênfase na produção acadêmica dos últimos 10 (dez) anos, compreendendo:

 

            I - Produção científica (Qualificação de Periódicos, Anais, Jornais e Revistas de acordo com Qualis-CAPES das áreas);

            II - atividade didática universitária;

III – atividade de formação e orientação de discípulos;

IV – atividades profissionais que apresentem afinidade com o cargo em concurso;

V – atividades relacionadas à prestação de serviços à comunidade;

VI – diplomas e títulos obtidos em razão de suas atividades;

VII – captação de recursos.

 

5.3 - Da Prova Didática: A Prova Didática constituir-se-á de uma aula teórica, em nível de graduação, que deverá ser realizada num tempo de duração entre 35 a 45 minutos, sobre tema de escolha do candidato entre os pontos constantes do ANEXO II. A critério da Banca Examinadora, poderá haver argüição oral do candidato, sobre assuntos relacionados com o tema da aula.

 

5.4 - Da Prova Prática: A prova prática constituir-se-á de avaliação do Projeto de Pesquisa por meio de exposição de 20 a 30 minutos pelo candidato, seguida de argüição pela Banca Examinadora. O Projeto de Pesquisa será avaliado quanto à sua consonância com a formação do candidato e a sua exeqüibilidade dentro nas áreas de pesquisa a serem desenvolvidas no Campus Diadema e que constam do presente edital de acordo com ANEXO III.

 

5.5.1.  No decorrer do processo seletivo serão eliminados e, os candidatos que:

            I. não obtiverem nota mínima 7,0 (sete) por pelo menos três examinadores em quaisquer uma das provas e,

            II. não obtiverem média mínima 7,0 (sete) em cada uma das provas.

Parágrafo Único: Na ocorrência da hipótese prevista neste item, o referido candidato não participará das etapas subseqüentes.

 

5.5.2. – A confirmação da data, local e informações sobre as provas, deverá ser acompanhada pelo candidato no site www.unifesp.br

 

5.5.3. - É de responsabilidade exclusiva do candidato a identificação correta da data e local de realização das provas e o seu comparecimento nos horários determinados.

 

5.5.4. - O candidato que não comparecer a qualquer prova do concurso será automaticamente excluído do processo seletivo.

 

5.5.5.- O candidato deverá comparecer ao local das provas com antecedência de 15 (quinze) minutos, no caso das provas didática e prática.

 

5.5.6. A Unifesp não se responsabilizará por perdas, roubos ou extravios de objetos ou de equipamentos eletrônicos ocorridos durante a realização das provas, nem danos neles causados.

 

5.5.7. Não serão dadas quaisquer informações por telefone, em relação aos concursos referidos no presente Edital.

 

6. – DOS RECURSOS:

 

6.1. – O candidato que desejar interpor recurso contra o indeferimento da inscrição ou dos resultados das provas, terá que o fazer no prazo de até 24 (vinte e quatro) horas, a contar da publicidade da decisão recorrida.

 

6.1.2. – Somente poderá ser interposta revisão contra indeferimento da inscrição e do resultado das provas, através de requerimento específico dirigido ao Sr. Pró-Reitor de Administração, contendo a fundamentação do candidato, que deverá ser protocolado na Seção de Protocolo da Universidade Federal de São Paulo, localizado no andar térreo do edifício “Octávio de Carvalho” situado à Rua Botucatu, 740 – Vila Clementino nesta capital, no período das 8:00 às 11:00 e das 13:00 às 16:00 horas.

 

7. - DA CLASSIFICAÇÃO:

 

7.1. - Na avaliação dos candidatos, as notas deverão variar de zero a dez e as provas terão  os seguintes pesos;

I - prova didática - peso 30;

II - prova prática - peso 30;

III - prova de títulos - peso 40.

 

7.1.1.  - Será considerado não habilitado o candidato cuja média aritmética, em qualquer prova, apurada no conjunto dos examinadores, for inferior a sete.

 

7.1.2. - Será proposto à nomeação o candidato que for indicado por no mínimo três membros da banca.

 

7.1.3.  - Cada examinador indicará o candidato a quem atribuir a média ponderada mais alta.

 

7.1.4. - Se dois candidatos obtiverem duas indicações cada um, e um terceiro candidato obtiver uma única indicação, o examinador que tiver feito essa indicação indicará, entre os dois primeiros candidatos, aquele a quem esse examinador tiver atribuído a média ponderada mais alta.

 

7.1.5. - Na ocorrência de empate entre três ou mais candidatos, será proposto à nomeação o candidato cuja média for mais alta.

 

7.1.6. - Se persistir o empate após a aplicação dos critérios previstos nos sub-itens anteriores, a Banca não indicará candidatos ao cargo, tornando o concurso sem validade.

 

7.1.7. - A Banca, pela maioria dos seus membros, poderá não indicar candidato para o cargo.

 

7.1.8. - Para o Departamento que tiver mais de uma vaga e houver mais de um candidato inscrito, os critérios indicados neste item prevalecerão para cada um dos candidatos.

 

7.1.9. – Concluído os trabalhos, o Presidente da Banca Examinadora pronunciará o resultado do concurso, em sessão pública, e o encaminhará ao CTA para os fins previstos no inciso XIII do artigo 20 do Estatuto, e ulterior deliberação do CONSU, nos termos do Inciso XII, do artigo 6º do Estatuto.

 

8. – DA HOMOLOGAÇÃO DO RESULTADO FINAL.

 

8.1. O resultado final será homologado por meio de Edital que será publicado em Diário Oficial da União e na Internet no endereço eletrônico http:www.unifesp.br, contendo o nome dos candidatos indicados para as vagas, e a relação nominal dos demais candidatos habilitados, de acordo com a ordem decrescente da média final.

 

9. DA NOMEAÇÃO.

 

9.1. Os candidatos serão nomeados por Portaria, publicada no DOU, e terão o prazo de 30 (trinta) dias, a contar da data da publicação,  para tomar posse nos respectivos cargos.

 

9.2. O candidato que não tomar posse no prazo definido no subitem anterior,  terá tornada sem efeito a sua Portaria de nomeação e será eliminado do concurso e, facultar-se-á à Administração substituí-lo, convocando outros candidatos habilitados, respeitando-se a ordem de classificação, observados os limites das vagas prevista neste Edital.

 

10. - DA VALIDADE DO CONCURSO:  O Concurso terá validade de 01 (um) ano a partir da publicação da homologação dos resultados, podendo ser prorrogado por igual período, de acordo com Decreto n.º 4.175/02, artigo 1º, § 1º e § 3º e interesse da Administração.

 

11 – DISPOSIÇÕES GERAIS:

 

11.1. - Ao efetuar a inscrição no Concurso, o candidato, automática e implicitamente, declara ter conhecimento pleno da Resolução/CONSU nº 29/2005 e demais normas que o regulam e que está de acordo com as normas estabelecidas nesse Edital.

 

11.2. - Na contagem dos prazos estabelecidos neste Edital, excluir-se-á o dia do começo e incluir-se-á o do vencimento. Os prazos só se iniciam e vencem em dia de expediente na Universidade.

 

11.3. - A admissão far-se-á nos limites de vagas descritos no Anexo deste Edital, de acordo com os respectivos Departamentos.

 

11.4. - A indicação para provimento da vaga assegurará apenas a expectativa de direito à nomeação, ficando a concretização desse ato condicionada à observância das disposições legais pertinentes, bem como, do exclusivo interesse e conveniência Administrativa da UNIFESP.

 

11.5. - Ao assumir o cargo, do servidor será exigida disponibilidade de horário, compatível com as necessidades dos cursos de Graduação do Campus de Diadema, observando-se, para tanto, que por tratar-se de regime de trabalho de dedicação exclusiva, é expressamente vedado o exercício de outra atividade remunerada, pública ou privada, caso contrário será tipificado como falta grave passível de demissão. 

 

11.6. - O candidato nomeado será submetido a um Estágio Probatório durante um período de 3 (três) anos, conforme disposto no Parecer AGU/MC-01/04, publicado no D.O.U. de 16/7/04 e normas estabelecidas pela UNIFESP.

 

11.7. - Os casos omissos serão resolvidos pelo Sr. Pró-Reitor de Administração da Universidade Federal de São Paulo.

 

11.8. - O presente Edital e demais informações poderão ser obtidas através do endereço eletrônico http://www.unifesp.br

 

 

ULYSSES FAGUNDES NETO

Reitor

 

 

Edital publicado no

DOU: 23/03/2006.

Seção: 3

Páginas: 50 a 52

 

Edital nº 48 de Retificação publicado no

DOU: 28/03/2006.

Seção: 3

Página: 37


ANEXO I

 

Ordem: código, área (conteúdo ou grandes temas), aptidões exigidas e nº de vagas

 

Códigos

Áreas

Requisitos

Nº de Vagas

542

Ciências Físicas e Matemáticas

(Física, Matemática, Estatística, Análise Numérica, Álgebra Linear, Ciências da Computação)

O candidato deverá ter graduação em engenharia, física ou matemática, exigindo-se experiência comprovada de, pelo menos, um ano após o doutorado.

04

543

Ciências Químicas 1

 (Química Orgânica, Físicoquímica, Segurança em Laboratório)

O candidato deverá ter formação em Ciências Químicas, com ênfase em Química Orgânica e ter experiência profissional comprovada de, no mínimo, dois anos após o doutorado.

06

544

Ciências Químicas 2

(Química Inorgânica, Físicoquímica, Segurança em Laboratório)

O candidato deverá ter formação em Ciências Químicas, com ênfase em Química Inorgânica e ter experiência profissional comprovada de, no mínimo, dois anos após o doutorado.

06

545

Ciências Químicas 3

(Química Analítica e Ambiental)

O candidato deverá ter formação em Ciências Químicas, com ênfase em Química Analítica e ter experiência profissional comprovada de, no mínimo, dois anos após o doutorado.

03

546

Ciências Biológicas 1

(Bioquímica, Biologia celular, Biologia molecular e Biologia do desenvolvimento)

O candidato deverá ter formação na área e ter experiência profissional comprovada de, no mínimo, dois anos após o doutorado.

06

547

Ciências Biológicas 2

(Biologia de órgãos e sistemas I, com ênfase em aspectos estruturais e fisiológicos)

O candidato deverá ter formação na área e ter experiência profissional comprovada de, no mínimo, dois anos após o doutorado.

03

548

Ciências Biológicas 3

(Biologia de órgãos e sistemas II, com ênfase em aspectos fisiológicos e farmacológicos)

O candidato deverá ter formação na área e ter experiência profissional comprovada de, no mínimo, dois anos após o doutorado.

04

549

Ciências Biológicas 4

(Ecologia Geral, Ecologia Vegetal, Ecologia Animal, Ecologia de Sistemas, Biodiversidade, Evolução)

O candidato deverá ter formação em Ciências da Vida e ter experiência profissional comprovada de, no mínimo, dois anos após o doutorado.

03

550

O Farmacêutico no Contexto Social (Farmacêutico e sociedade, Filosofia da Ciência, Atenção Farmacêutica)

O candidato deve ter conhecimentos dos aspectos sociais, políticos e legais da atuação do farmacêutico e experiência profissional comprovada de, no mínimo, dois anos após o doutorado.

01

551

Introdução à Engenharia

(Projeto e Processos Químicos; Desenvolvimento e Inovação Tecnológica)

O candidato deverá ter graduação em engenharia química e experiência profissional comprovada de, no mínimo, dois anos após o doutorado

02

552

Ciências da Terra

(Geologia Geral, Geoquímica, Geologia Ambiental)

O candidato deverá ter formação e experiência profissional comprovada em Geologia Geral, Geoquímica ou Geologia Ambiental de, no mínimo, dois anos após o doutorado

02

 


Anexo II

 

RELAÇÃO DE PONTOS PARA PROVA DIDÁTICA

Código 542

ÁREA: CIÊNCIAS FÍSICAS E MATEMÁTICAS

(Física, Matemática, Estatística, Análise Numérica, Álgebra Linear, Ciências da Computação)

 

1.        Óptica clássica e fenômenos de interferência.

2.        Óptica guiada e sensores integrados.

3.        Mecânica clássica: Leis de Newton.

4.        Mecânica clássica: Dinâmica de corpos rígidos

5.        Mecânica de fluidos

6.        Equações de Maxwell: Propagação eletromagnética na matéria.

7.        Equações de Maxwell: Campos, correntes e conservação de energia.

8.        Mecânica estatística: formalismos e calibres.

9.        Termodinâmica: equilíbrio

10.   Mecânica quântica: equações de onda e propriedades físicas de átomos.

11.   Mecânica quântica: métodos de cálculo de propriedades físicas de sólidos e moléculas.

12.   Cálculo diferencial e integral: sistemas em equações diferenciais ordinárias

13.   Cálculo diferencial e integral: equações diferenciais em derivadas parciais.

14.   Cálculo diferencial e integral: funções de variáveis complexas.

15.   Álgebra linear. Solução de problemas de autofunções e autovalores

16.   Álgebra linear: Espaços vetoriais de dimensão finita e transformações.

17.   Álgebra linear: Soluções numéricas de sistemas de autovalores e autovetores.

18.   Análise estatística. Teoria de amostragem, distribuições e modelamento.

19.   Análise estatística: Planejamento de ensaios

20.   Análise estatística: análise de variância e teste de hipótese.

 

 

Código 543

ÁREA: CIÊNCIAS QUÍMICAS 1

(Química Orgânica, Físico-química, Segurança em Laboratório)

 

1.        Análise conformacional de compostos orgânicos.

2.        Quiralidade molecular e propriedades óticas.

3.        Aromaticidade e reações de substituição aromática eletrofílica.

4.        Reações de substituição nucleofílica alifática.

5.        Reações de substituição nucleofílica aromática

6.        Reações de adição e de eliminação.

7.        Compostos heterocíclicos com um heteroátomo.

8.        Radicais livres e outros intermediários reativos em Química Orgânica.

9.        Síntese orgânica: formação da ligação carbono-carbono.

10.   Estrutura, síntese e propriedades de polímeros e suas aplicações.

11.   Termodinâmica de sistemas reais: atividade e fugacidade.

12.   Entropia, energia livre e equilíbrio químico.

13.   Propriedades elétricas da matéria: forças intermoleculares.

14.   Conceitos básicos de cinética química.

15.   Oxi-redução, pilhas e corrosão.

16.   Caracterização e propriedades (eletrocinéticas, ópticas e reológicas) de soluções coloidais.

17.   Técnicas espectroscópicas e suas aplicações físico-químicas.

18.   Sistemas nanomoleculares e suas aplicações.

19.   Estocagem, transporte e manuseio de materiais perigosos (inflamáveis, tóxicos, explosivos, oxidantes, corrosivos, gases comprimidos, hidrossensíveis).

20.   Normas de segurança em laboratório: segurança pessoal, manuseio de vidraria e equipamentos e primeiros socorros.

 


Código 544

ÁREA: CIÊNCIAS QUÍMICAS 2

(Química Inorgânica, Físico-química, Segurança em Laboratório)

 

1.        Propriedades periódicas dos elementos químicos.

2.        Fundamentos da teoria de orbitais moleculares e aplicações em moléculas simples.

3.        Fundamentos e aplicações da teoria de campo ligante.

4.        Teoria de Repulsão dos Pares Eletrônicos da Camada de Valência – Aplicações na previsão da geometria molecular.

5.        Propriedades eletrônicas de sólidos inorgânicos: materiais condutores e semicondutores.

6.        Ácidos e bases: conceitos e aplicações em química inorgânica.

7.        Compostos de coordenação: isomeria, estereoquímica e mecanismos de substituição de ligantes.

8.        Aspectos estruturais e de ligação em compostos metalocarbonil e organometálicos.

9.        Sólidos iônicos: ligação, estrutura e propriedades.

10.   Termodinâmica de sistemas reais: atividade e fugacidade;

11.    Entropia, energia livre e equilíbrio químico.

12.    Propriedades elétricas da matéria: forças intermoleculares

13.    Conceitos básicos de cinética química.

14.    Oxi-redução, pilhas e corrosão.

15.    Caracterização e propriedades (eletrocinéticas, ópticas e reológicas) de soluções coloidais.

16.    Técnicas espectroscópicas e suas aplicações físico-químicas.

17.    Estrutura, síntese e propriedades de polímeros e suas aplicações.

18.    Sistemas nanomoleculares e suas aplicações.

19.    Estocagem, transporte e manuseio de materiais perigosos (inflamáveis, tóxicos, explosivos, oxidantes, corrosivos, gases comprimidos, hidrossensíveis).

20.    Normas de segurança em laboratório: segurança pessoal, manuseio de vidraria e equipamentos e primeiros socorros.

 


Código 545

ÁREA: CIÊNCIAS QUÍMICAS 3

(Química Analítica e Ambiental)

 

1.        Técnicas modernas de amostragem, separação e concentração para análises químicas

2.        Métodos analíticos envolvendo reações ácido-base

3.        Métodos analíticos fundamentados em reações de óxido-redução.

4.        Métodos analíticos fundamentados em reações de formação de precipitados.

5.        Métodos analíticos fundamentados em reações de formação de compostos de coordenação.

6.        Métodos analíticos envolvendo espectrofotometria UV-visível e Fluorescência.

7.        Espectrometria de emissão e absorção atômica.

8.        Fundamentos e aplicações da cromatografia gasosa.

9.        Fundamentos e aplicações da cromatografia líquida de alto desempenho.

10.   Fundamentos e aplicações da cromatografia de íons.

11.   Especiação em Química Analítica Ambiental.

12.   Atmosfera e poluição: reações e equilíbrios químicos em fase gasosa.

13.   Combustíveis fósseis e renováveis: aspectos químicos.

14.   Hidrosfera: reações e equilíbrios químicos; uso sustentável.

15.   Reciclagem e reutilização de reagentes, solventes e produtos secundários em processos sintéticos.

16.   Resíduos tóxicos de metais e metalóides no solo: fontes, mecanismos químicos de dispersão e descontaminação.

17.   Tratamento de efluentes por processos químicos e biológicos.

18.   Aproveitamento de matérias primas de fontes renováveis em processos químicos.

19.   Minimização ou eliminação de poluentes, resíduos e riscos em processos químicos.

20.   Gestão ambiental e tratamento de resíduos em laboratórios de pesquisa.

 

Código 546

ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS 1
(Bioquímica, biologia celular, molecular e do desenvolvimento)

 

1.        Organização da célula procariótica e eucariótica

2.        Catalisadores biológicos

3.        Estrutura e função de proteínas

4.        Vias que liberam energia na célula

5.        Metabolismo energético

6.        Aspectos bioquímicos da nutrição

7.        Hormônios e integração do metabolismo

8.        Membranas celulares: estrutura e função

9.        Retículo endoplasmático, complexo de Golgi e processos de glicosilação

10.   Degradação de macromoléculas: lisossomos e proteassomos

11.   Núcleo,  cromossomos e genoma eucariótico

12.   Replicação, reparo e rearranjos do DNA genômico

13.   Expressão gênica: transcrição e processamento do RNA. Controle da transcrição

14.   Tradução da informação gênica e processamento de proteínas

15.   Seleção e transporte de proteínas

16.   O ciclo celular, morte celular e seu controle

17.   Oncogenes e transformação neoplásica

18.   Processos de sinalização celular

19.   O desenvolvimento embrionário animal e seu controle genético

20.   Tecnologia do DNA recombinante.

 


Código 547

ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS 2

(Biologia de Órgãos e Sistemas I: com ênfase estrutural e fisiológica)

 

1.        Organização e dinâmica tecidual

2.        A parede celular e suas especializações

3.        A organização do citoesqueleto em tecidos especializados

4.        Epitélios de revestimento e glandular

5.        Estrutura e função da matriz extracelular em tecidos especializados

6.        Tecidos de Sustentação

7.        Tecido Hematopoiético e Sangue

8.        Tecidos Musculares: liso, estriado-cardíaco e estriado-esquelético

9.        Tecidos vegetais: embrionários e permanentes

10.    Sistema circulatório

11.    Estrutura funcional do Sistema Nervoso Central

12.    Estrutura funcional do Sistema Nervoso Periférico

13.    Estrutura funcional dos òrgãos dos Sentidos

14.    Estrutura funcional do Sistema Motor

15.    Estrutura funcional de Sistema de trocas gasosas

16.    Absorção e digestão de nutrientes

17.    Estrutura funcional de Sistemas excretores

18.    Estrutura funcional do Sistema Reprodutor

19.    Estrutura funcional do Sistema Endócrino

20.    Estrutura funcional do Sistema Imunológico

 


Código 548

ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS 3

(Biologia de Órgãos e Sistemas II: com ênfase fisiológica e farmacológica)

 

1.        Receptores e processos de sinalização celular

2.        Mecanismos de ação de agentes farmacológicos

3.        Os compartimentos orgânicos e os processos de absorção, distribuição e eliminação de medicamentos

4.        Fisiofarmacologia da transmissão nervosa colinérgica

5.        Fisiofarmacologia da transmissão nervosa adrenérgica

6.        Fisiofarmacologia da função respiratória

7.        Fisiofarmacologia da função cardíaca

8.        Mecanismos de controle da pressão arterial e drogas anti-hipertensivas

9.        Hemodinâmica renal e drogas diuréticas

10.   Fisiofarmacologia do trato gastrointestinal

11.   Mecanismos de controle endócrinos

12.   Regulação da função tireoideana e farmacologia das doenças da tireóide

13.   Pâncreas endócrino e hipoglicemiantes orais

14.   Fisiofarmacologia do sistema nervoso central

15.   Inflamação e drogas antinflamatórias

16.   Mecanismos neurais da dor e analgésicos opióides

17.   Plantas medicinais e fitoquímica

18.   Princípios gerais que regem a resposta imune

19.   Mecanismos de escape de agentes infecciosos

20.   Polimorfismo genético e farmacogenética

 


Código 549

ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS 4

(Ecologia Geral, Ecologia Vegetal, Ecologia Animal, Ecologia de Sistemas, Biodiversidade, Evolução)

 

1.        Definição e organização de comunidades biológicas

2.        Ecologia de ambientes lacustres

3.        Ecologia de florestas

4.        Ecologia humana

5.        Filogeografia

6.        Mutações, variabilidade genética e seleção natural

7.        Especiação e evolução

8.        Evolução molecular

9.        Fluxo de energia e matéria nos ecossistemas

10.   Ciclos Biogeoquímicos

11.   Ecofisiologia Animal

12.   Ecofisiologia Vegetal

13.   Monitoramento ambiental

14.   Metodologia e análise de ecossistemas

15.   Microbiologia ambiental

16.   Ecologia microbiana

17.   Toxicologia ambiental

18.   Métodos de controle de poluição

19.   Biogeografia

20.   Ecologia Química

 


Código 550

ÁREA: ATITUDES SOCIAIS DO FARMACÊUTICO

(Farmacêutico e sociedade, Filosofia da Ciência, Atenção Farmacêutica)

 

1.        Aspectos gerais das ciências farmacêuticas: evolução e interface com as ciências químicas, ambientais, biológicas, biomédicas, médicas e engenharia química.

2.        As ciências farmacêuticas no Brasil: organização e desenvolvimento histórico.

3.        Introdução ao conhecimento farmacêutico: conhecimentos fundamentais, grupos e modalidades farmacêuticas.

4.        Âmbito da profissão farmacêutica: áreas tradicionais e novas áreas de atuação.

5.        Origem do desenvolvimento das ciências sociais e da saúde: a formação dos estados nacionais e a ciência moderna

6.        A organização do sistema único de saúde e sua relação com a realidade social brasileira: papel do farmacêutico.

7.        Administração pública: aspectos qualitativos e processos e formulação de políticas públicas no contexto político brasileiro.

8.        Análise comparativa dos sistemas de administração pública de outros países em relação ao Brasil e sua aplicabilidade às realidades nacionais.

9.        Análise da contribuição dos aspectos educativos na implementação de políticas de saúde.

10.   Políticas de saúde e políticas dos medicamentos: papel do farmacêutico.

11.   Ética como qualidade das ações em saúde: referencial teórico.

12.   Autonomia do usuário versus ação paternalista da assistência à saúde.

13.   Padrões éticos de informação na assistência à saúde.

14.   A privacidade o sigilo profissional na assistência e nos sistemas de informação à saúde.

15.   Comissões de ética: papel decisório na pesquisa envolvendo seres humanos.

16.   Comissões de ética: papel decisório na pesquisa envolvendo animais e organismos geneticamente modificados.

17.   O farmacêutico e o paciente: informação adequada sobre a utilização racional dos medicamentos.

18.   Papel do farmacêutico na formulação e aplicação de programas de educação em saúde.

19.   A ANVISA: segurança, vigilância, registro e controle do uso de medicamentos.

20.   O farmacêutico e as novas leis de bio-segurança.

 


Código 551

ÁREA: INTRODUÇÃO À ENGENHARIA

(Projeto e Processos Químicos; Desenvolvimento e Inovação Tecnológica)

 

1.        Equações de conservação de quantidade de movimento

2.        Equações de conservação de energia

3.        Equações de conservação de massa

4.        Propriedades de transporte: viscosidade, condutividade térmica e difusividade

5.        Coeficientes de transporte: fator de atrito

6.        Coeficiente de transferência de calor

7.        Coeficiente de transferência de massa

8.        Primeira lei da termodinâmica

9.        Segunda lei da termodinâmica

10.   Equilíbrio de fases

11.   Diagramas de equilíbrio

12.   Equilíbrio de reações químicas

13.   Reações químicas homogêneas

14.   Reações químicas heterogêneas

15.   Obtenção e interpretação de dados cinéticos

16.   Reator químico ideal de batelada

17.   Reator químico semi-batelada

18.   Reator químico contínuo de mistura perfeita

19.   Reator químico contínuo tubular ideal

20.   Equações de projeto para reatores ideais

 


Código 552

ÁREA: CIÊNCIAS DA TERRA

(Geologia Geral, Geoquímica, Geologia Ambiental)

 

1.        Conceituação, objetivos das Geociências, relação com outros ramos das ciências. Breve histórico das Geociências

2.        Universo e sistema solar: origem, evolução e composição. Meteoritos.

3.        Estrutura e composição do interior  da Terra. Evidências sísmicas, densidade, fluxo térmico; campos gravitacional e magnético.

4.        Tectônica de placas e dinâmica interna da Terra. Interações entre placas tectônicas.

5.        Materiais terrestres. Minerais e mineralóides. Ciclo das rochas

6.        Litosfera e crosta terrestres; crosta oceânica e continental. Estrutura e composição. Dinâmica da litosfera e crosta.

7.        Magmatismo:Vulcanismo e plutonismo. Dinâmica do manto, relação com geração de magmas

8.        Dinâmica externa, intemperismo, erosão, sedimentação, diagênese. Agentes de erosão. Interação entre atmosfera, hidrosfera, biosfera e litosfera. Evolução das paisagens.

9.        Hidrogeoquímica. Ciclo da água: água superficial e subterrânea. Classificação das águas, potabilidade e problemas de qualidade e poluição.

10.    Ambientes de sedimentação: características gerais. Correlação, sobreposição. Tempo geológico. Estratigrafia. Fósseis. Bioestratigrafia. Geocronologia.

11.    Composição química das várias esferas terrestres. Geoquímica dos processos endógenos e supérgenos e suas aplicações.

12.    Geoquímica do petróleo.

13.    Estruturas tectônicas. Deformação dúctil e rúptil. Fraturas, falhas, dobras, foliações e lineações.

14.    Metamorfismo regional e de contato. Metamorfismo dinâmico e de impacto. Fácies e grau metamórfico.

15.    Tectônica dos continentes: craton, escudo, bacias, faixas de dobramento.

16.    Fundamentos da geologia do estado de São Paulo.

17.    Objetivos e metas da Geologia Ambiental; conceitos básicos e aplicabilidade; situação brasileira; potencialidade; perspectivas profissionais.

18.    Exploração de recursos naturais: limitações dos bens naturais; recursos de água; recursos energéticos; bens minerais e a qualidade ambiental; mineração subterrânea e a céu aberto (natureza, extensão e significado no contexto ambiental); rejeitos de mineração.

19.    Contaminação de solos, águas superficiais e subterrâneas. Diagnóstico, monitoramento e remediação.

20.    Formas de ocupação e o meio ambiente: urbanização (geotecnia e saneamento); irrigação e drenagem; agricultura (intensiva e extensiva), barragens e represas; usinas nucleares e térmicas; estradas e túneis; risco geológico: escorregamentos, inundações, movimentos de massa, colapso e subsidência, risco sísmico. Planejamento do uso e ocupação do meio físico.

 


Anexo III

 

ÁREAS DE PESQUISA A SEREM DESENVOLVIDAS NO CAMPUS DIADEMA

 

1.      Química atmosférica e poluição do ar,

2.      Água: recursos hídricos, manejo, reuso e sustentabilidade

3.      Tratamento e reciclagem de resíduos urbanos, industriais e rurais

4.      Química verde: optimização do uso de materiais, matérias primas renováveis, minimização de poluentes, reciclagem

5.      Remediação química, microbiológica e biológica de solos e águas

6.      Biossensores: proteínas, células, organismos

7.      Combustíveis fósseis e renováveis

8.      Nanotecnologia e novos materiais

9.      Catálise química e biológica

10. Radicais livres em química, geologia e biologia

11. Plantas medicinais: prospecção, fitoquímica e farmacologia

12. Planejamento e síntese de fármacos

13. Biologia molecular e genética aplicadas à biotecnologia

14. Filogeografia e biodiversidade

15. Ecologia de sistemas lacustres e da Mata Atlântica

16. Síntese e propriedades de polímeros e de agregados macromoleculares


 

 

(MODELO 1)

 

 

DECLARAÇÃO

 

 

 

 

 

                              Declaro sob as penas da Lei, que possuo os documentos comprobatórios das condições legais exigidas para inscrição no Concurso de Professor Adjunto no Campus – Diadema – UNIFESP, Área de  ---------------------------------------------------------------------------------------- da Universidade Federal de São Paulo.

 

 

 

 

 

São Paulo,            de                          de

 

 

 

 

 

 

-----------------------------------------------------------

Assinatura

 

 

 

 

NOME COMPLETO:

 

CPF:

 

RG:

 

ENDEREÇO COMPLETO:

 

 

 

 

 

 

 

(MODELO 2)

 

 

MAGNÍFICO REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO

 

 

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nome Completo

 

--------------------------------------------------------------------, ----------------------------------------------------------

Profissão                                                  Nº do Conselho Regional

 

------------------------------------------------------------------, ------------------------------------------------------------

                          Nacionalidade                                                         Estado Civil

 

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

                                                                  Endereço completo

 

Vem   mui  respeitosamente   requerer   à  Vossa  Magnificência,  que  se digne a  mandar  inscrever-me no Concurso Público para provimento do cargo de Professor Adjunto no Campus Diadema, São Paulo – UNIFESP, Área  ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------, para o que junta ao presente a documentação referida no Edital de abertura.

                                    Termos em que,

 

                                     Pede Deferimento.

 

 

São Paulo,              de                                     de 2006.

 

 

 

-----------------------------------------------------------------------------------------

Nome

 

 

-----------------------------------------------------------------------------------------

Assinatura

 

 

 

 

Observação:. Juntar 1 (uma) cópia do diploma de Graduação, Doutorado e dos Requisitos constante no Anexo 1.


 

 

 

 

 

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

Universidade Federal de São Paulo

Escola Paulista de Medicina

 

 

 

 

 

EDITAL Nº 48, DE 27 DE MARÇO DE 2006.

 

O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, resolve:

Retificar o cabeçalho dos Editais nº 44, 45 e 46, de 22/03/2006, publicados no D.O.U. de 23/03/2006, seção 03, páginas 50, 51 e 52, onde se lê: ... Resolução 32, de 08 de Fevereiro de 2006, Leia-se: Resolução 34, de 08 de Fevereiro de 2006.

 

 

ULYSSES FAGUNDES NETO

Reitor

 

 

Edital publicado no

DOU: 28/03/2006.

Seção: 3

Página: 37

 

 

*