EDITAL Nº 241, DE 19 JUNHO DE 2008.
O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, em
complementação aos Editais Nºs. 136, 137, 138, 139 e 140/2008, publicados no
Diário Oficial da União de 27/05/2008, resolve:
1.
A prova terá duração de 04 (quatro) horas, incluído nesse tempo a transcrição
para a Folha de Respostas dos assinalamentos do candidato.
2
. O tempo de realização das provas para os candidatos portadores de
necessidades especiais poderá ser acrescido de até uma hora na forma da Lei nº
7.853 de 24 de outubro de 1989, regulamentada pelo Decreto nº 3.298, de 20 de
dezembro de 1999.
3.
Os candidatos somente poderão ausentar-se do recinto de provas, após decorrido
01 (uma) hora do início das mesmas, por motivo de segurança.
4.
Somente durante a última hora de prova, poderão os candidatos transcrever os
assinalamentos feitos na Folha de Respostas para as filipetas fornecidas pela
UNIFESP.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO
A
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO - UNIFESP, nos termos da Portaria nº 450 de 27 de dezembro de 2007, do Ministério
do Planejamento, Orçamento e Gestão e da Portaria nº 1.264 de 27 de dezembro de
2007, do Ministério da Educação, ambas publicadas no Diário Oficial da União de
28 de dezembro de 2007, torna público a realização de concurso público para
provimento de cargos de nível superior e intermediário em início de carreira,
para o seu quadro permanente, a serem distribuídos no Campus São José dos Campos, em conformidade
com a Lei nº 8.112 de 11/12/1990 e a Lei nº 11.091, de 12/01/2005, e mediante
as normas contidas neste Edital e suas posteriores publicações, não cabendo a
nenhum candidato alegar desconhecimento dos citados expedientes.
1. DISPOSIÇÕES PRELIMINARES:
1.1.1
- CARGOS
DO NÍVEL DE CLASSIFICAÇÃO ‘E’ – SUPERIOR |
||
Requisitos
para ingresso no cargo |
Vagas |
|
Analista de Tecnologia da Informação |
Curso Superior Completo como Analista de Sistemas ou Engenheiro da Computação ou Ciências da Computação equivalentes registrado pelo MEC |
01 |
Bibliotecário |
Curso superior |
01 |
Secretário Executivo |
Curso Superior de Secretário Executivo registrado pelo MEC. Registro na Delegacia Regional do Trabalho (DRT) |
01 |
1.1.2
– CARGOS
DE NÍVEL DE CLASSIFICAÇÃO ‘D’ – INTERMEDIÁRIO |
||
Cargos |
Requisitos para
ingresso no cargo |
Vagas |
Assistente em Administração |
Ensino Médio Completo e experiência profissional mínima de 12 meses. |
02 |
2. DO REGIME JURÍDICO, DA JORNADA DE TRABALHO E DA
REMUNERAÇÃO
2.1. O
candidato será nomeado para exercer, em caráter efetivo, o respectivo cargo das
categorias funcionais constantes do item I, do Quadro Permanente de Pessoal da
UNIFESP, sob o regime jurídico da Lei nº 8.112/1990, alterada pela Lei nº
9.527/97, e legislação complementar, com lotação no Campus São José dos
Campos.
2.2.
Jornada de Trabalho: 40 horas semanais, distribuídas
a critério da Universidade Federal de São Paulo.
2.3. A
Remuneração inicial é a que consta da Medida Provisória nº 430, de 14/05/2008,
que alterou a tabela da Lei nº 11.091/2005:
a) para
os cargos de Nível Superior, dar-se-á pela Classe E-I, Nível 1, cujo valor é de:
R$ 1.747,83 (um mil setecentos e quarenta e sete reais e oitenta e três
centavos).
b) para os cargos de Nível Intermediário, dar-se-á pela Classe D-I, Nível
1, cujo valor inicial é de: R$ 1.364,53 (um mil trezentos e sessenta e quatro
reais e cinqüenta e três centavos).
3. DOS REQUISITOS BÁSICOS PARA A
INVESTIDURA NOS CARGOS:
3.1.
Ter nacionalidade brasileira; ou
3.2.
Nacionalidade portuguesa de acordo com a hipótese prevista no parágrafo 1º, do
artigo 12 da Constituição Federal da República;
3.3. Se estrangeiro deverá ser portador de visto
permanente ou naturalizado;
3.4.
Estar em dia com as obrigações eleitorais;
3.5.
Estar em dia com as obrigações militares, no caso de candidatos do sexo
masculino;
3.6. Possuir o nível de escolaridade exigido para o exercício
dos cargos/especialidades, conforme indicado no item 1. - Disposições
Preliminares - deste edital.
3.7.
Possuir o registro no órgão de classe;
3.8. Ter idade mínima de dezoito anos completos na data
da posse.
3.9.
Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo atestada
pela Junta Médica Oficial da UNIFESP;
3.10.
É vedada a acumulação remunerada de cargos e empregos públicos, com exceção das
hipóteses previstas no inciso XVI, do artigo 37, da Constituição Federal da
República.
3.11. Apresentar os documentos que se fizerem
necessários solicitados pelo Departamento de Recursos Humanos, por ocasião da
posse.
4. DA INSCRIÇÃO:
4.1.
Período de 28/05/2008 a 06/06/2008, exceto sábados, domingos e feriados,
somente por meio eletrônico, no endereço www.unifesp.br.
4.2.
O candidato deverá preencher completamente o formulário eletrônico após ciência
e anuência do inteiro teor do presente Edital (endereço eletrônico:
www.unifesp.br).
4.2.1. As
informações prestadas no formulário eletrônico serão de inteira
responsabilidade do candidato, bem como, mantê-las atualizadas junto a Divisão
de Recrutamento e Seleção do Departamento de Recursos Humanos.
4.2.2. À UNIFESP
fica reservado o direito de excluir do Concurso Público aquele que não
preencher o formulário de forma completa, correta, ou fornecer dados
comprovadamente inverídicos ou ainda não atualizar seu endereço e telefone,
através de solicitação protocolada na Seção de Protocolo do Campus São Paulo - Capital, Local: Rua Botucatu, 740 – Vila Clementino – São Paulo - Capital, no
horário das 8:00 às 11:00 e das 13:00 às 16:00 horas.
4.3.
O candidato deverá imprimir o boleto bancário relativo à Taxa de Inscrição,
integrante do formulário eletrônico, e efetuar o recolhimento em qualquer
estabelecimento da rede bancária, de acordo com o Nível de Classificação:
a) Nível de
Classificação “E”: R$ 43,69 (quarenta e três reais e sessenta e nove
centavos);
b) Nível de
Classificação “D”: R$ 34,11 (trinta e quatro reais e onze centavos).
4.3.1. O boleto
eletrônico já impresso, cujo pagamento não for concretizado até o encerramento
das inscrições, de acordo com o estabelecido no item 4.1, perderá sua validade.
4.4.
Somente serão aceitos diplomas de Graduação, de curso reconhecido pelo MEC,
devidamente registrado.
4.5.
A taxa de inscrição, uma vez paga, não será restituída em hipótese alguma.
4.6.
O candidato, portador de necessidades especiais ou limitação física temporária,
que necessitar de qualquer tipo de recurso ou condição especial para a
realização das provas, deverá requerer por ocasião do preenchimento do
formulário eletrônico, aduzindo as circunstâncias suscetíveis de justificar seu
pedido.
4.6.1.
O candidato que necessitar desses equipamentos e não os requisitar no
formulário eletrônico perderá o direito de solicitá-los em outro momento,
podendo providenciá-los por sua conta.
4.6.2.
O atendimento da solicitação dos recursos de condições especiais fica vinculado
à análise de viabilidade e de razoabilidade por parte da UNIFESP.
4.7.
A UNIFESP não se responsabilizará por problemas ocorridos nos computadores dos
interessados, falha de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação,
bem como, por outros fatores que impossibilitem o preenchimento do formulário
eletrônico e emissão do boleto de pagamento da taxa de inscrição, no período
regulamentar.
5. NÚMERO DE VAGAS
5.1. Em cumprimento ao
disposto no art. 37, inciso VIII, da Constituição da República Federativa do
Brasil, de 05 de outubro de 1988, na Lei n.º 7.853, de 24 de outubro de 1989 e
no Decreto n.º 3.298, de 20 de dezembro de 1999 e suas posteriores alterações,
devido ao número de vagas reduzido neste edital, não há proporcionalidade para reserva
aos portadores de deficiência.
6. DAS PROVAS:
6.1.
A confirmação da data, local e informações sobre as provas, deverão ser
acompanhadas pelo candidato no endereço eletrônico www.unifesp.br.
6.1.1.
São de responsabilidade exclusiva do candidato, a identificação correta da data
e local de realização das provas e o seu comparecimento nos horários
determinados.
6.1.2.
O candidato que não comparecer a qualquer prova do concurso será
automaticamente excluído do concurso.
6.1.3.
A UNIFESP não se responsabilizará por perdas, roubos ou extravios de objetos ou
de equipamentos eletrônicos ocorridos durante a realização das provas, nem
danos neles causados.
6.1.4.
Não serão dadas quaisquer informações por telefone ou por e-mail, em relação
aos concursos referidos no presente Edital.
|
Valor
Máximo |
Valor
Mínimo |
Pesos |
Prova Escrita - 100 questões sendo de:
Língua Portuguesa – 25 questões, Noções de Informática – 25 questões, Conhecimentos Gerais - 25 questões, Conhecimentos Específicos – 25 questões. |
100 (pontos) 100 (pontos) 100 (pontos) 100 (pontos) |
44 (pontos) = 11 questões 44 (pontos) = 11 questões 52 (pontos) = 13 questões 60 (pontos) = 15 questões |
2 1 3 4 |
6.2.
As provas serão escritas, constando de questões objetivas de múltipla escolha, com 4 (quatro) alternativas, com apenas uma
alternativa correta, de acordo com o conteúdo exigido para cada cargo
constantes no ANEXO I deste Edital.
6.2.1.
Todos os candidatos terão suas provas objetivas corrigidas por meio de
processamento eletrônico, as questões em branco ou com dupla marcação serão
anuladas.
6.2.2.
Serão de inteira responsabilidade do candidato os prejuízos advindos do
preenchimento indevido da folha de resposta.
6.2.3.
O candidato não deverá amassar, molhar, dobrar, rasgar ou, de qualquer modo,
danificar a sua folha de resposta, sob pena de arcar com os prejuízos advindos
da impossibilidade de realização da leitura óptica. Em hipótese alguma haverá
substituição da folha individual de resposta.
7. DA REALIZAÇÃO:
7.1.
O candidato deverá comparecer ao local das provas com antecedência de 1 (uma)
hora, munido de documento oficial de identidade com foto, sob pena de não poder
participar do Concurso para o cargo ao qual se inscreveu, comprovante de
inscrição, caneta esferográfica (tinta azul ou preta), lápis e borracha.
7.1.1.
Não serão aceitos como documentos de identidade: certidão de nascimento, CPF,
títulos eleitorais, carteiras de estudante, carteiras funcionais sem valor de
identidade, nem documentos ilegíveis, não identificáveis e/ou danificados.
7.1.2.
Não será aceita cópia do documento de identidade, ainda que autenticada, nem
protocolo do documento.
7.1.3.
Por ocasião da realização das provas, o candidato que não apresentar documento
de identidade original, não poderá fazer as provas e será automaticamente
eliminado do concurso público.
7.1.4.
Caso o candidato esteja impossibilitado de apresentar, no dia de realização das
provas, documento de identidade original, por motivo de perda, roubo ou furto,
deverá ser apresentado documento que ateste o registro da ocorrência em órgão
policial, expedido há no máximo noventa dias, ocasião em que será submetido à
identificação especial, compreendendo coleta de dados, de assinatura e de
impressão digital em formulário próprio e na folha de resposta.
7.2.
Não será permitido ao candidato em hipótese alguma, prestar as Provas em dias,
locais e horários diferentes dos divulgados no endereço eletrônico www.unifesp.br.
7.2.1.
Não será admitido ingresso de candidato no local de realização das provas após
o fechamento dos portões.
7.2.2.
Não será fornecido qualquer comprovante de comparecimento para realização das
provas, valendo para esse fim as convocações divulgadas no endereço eletrônico
da UNIFESP.
7.2.3.
A UNIFESP não se responsabilizará por perdas ou extravios de objetos ou de
equipamentos eletrônicos ocorridos durante a realização das provas, nem danos
neles causados.
7.3.
As provas são sem consulta e não poderá ser utilizado qualquer tipo de aparelho
eletrônico.
7.4.
A UNIFESP não se responsabilizará por motivos de ordem técnica dos computadores
dos usuários, falha de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação,
bem como outros fatores que impossibilitem a consulta de data/horário e local
de provas, resultados de recursos e demais divulgações nos períodos
regulamentares.
8. DA CLASSIFICAÇÃO:
8.1
Para ser considerado aprovado, o candidato deverá atingir nota igual ou
superior a nota mínima exigida em cada uma das provas e classificar-se-á em
ordem decrescente, pelo número de pontos obtidos, de acordo com os seguintes
critérios:
2xPpLP
+ PpNI + 3 x PpCG + 4 x PpCE = n.º TOTAL
DE PONTOS PARA CLASSIFICAÇÃO, onde:
PpLP = Pontuação da prova de Língua Portuguesa (1ª
fase).
PpNI = Pontuação da Prova de Noções de Informática (1ª
fase).
PpCG = Pontuação da prova Conhecimentos Gerais (1ª
fase).
PpCE =
Pontuação da prova Teórica de Conhecimentos Específicos (1ª fase).
8.2.
Em caso de empate, o desempate dar-se-á da seguinte forma:
a)
O candidato que obtiver maior número de pontos na Prova Teórica de
Conhecimentos Específicos;
b)
O candidato que obtiver maior número de pontos resultante da somatória das
provas;
c)
O candidato que obtiver maior número de pontos na Prova de Noções de
Informática;
d)
O candidato mais idoso.
9. DOS RECURSOS
9.1 Somente poderá ser interposto pedido de recurso
contra o resultado das provas e do concurso, através de requerimento específico
dirigido ao Pró-Reitor de Administração, contendo a fundamentação do
recorrente, e deverá ser protocolado na Seção de Protocolo do Campus São Paulo - Capital, Local: R. Botucatu, 740 – Vila Clementino – São Paulo - Capital, no
horário das 8:00 às 11:00 e das 13:00 às 16:00 horas, sempre no prazo de até 24
(vinte e quatro) horas após a divulgação do resultado.
9.1.1. Não serão aceitos pedidos de Recursos
encaminhados por meio eletrônico (e-mail) e/ou fac-símile (fax) ou forma
diferente do indicado no item 9.1.
9.2.
Se o exame de recurso resultar anulação de questão ou se houver correção de
resposta divulgada no gabarito oficial de questão da prova, a sua respectiva
pontuação e/ou correção será atribuída a todos os candidatos, independentemente
de terem recorrido.
10. DA HOMOLOGAÇÃO DO RESULTADO FINAL E
DA CONVOCAÇÃO DOS APROVADOS
10.1.
O resultado final será homologado através de Edital que será publicado no
Diário Oficial da União e divulgado na Internet no endereço eletrônico
www.unifesp.br, contendo a relação dos candidatos aprovados no certame,
classificados em até duas vezes
o número de vagas previsto neste edital para o cargo, por ordem de
classificação, em conformidade com o estabelecido nos art. 13 e 14 da portaria
MP n° 450/2002.
10.2.
No mesmo Edital de homologação do resultado, serão convocados os primeiros
classificados, até o limite do número de vagas, a comparecer no prazo
determinado no Departamento de Recursos Humanos - DRH, da UNIFESP, localizado
na cidade de São Paulo, Rua Botucatu nº 740, 4º andar - Vila Clementino.
10.3.
Serão eliminados do concurso os candidatos que:
a)
não comparecerem as convocações previstas nos itens 7, 10 e 11.;
b)
não comparecerem ao exame médico; ou
c)
não forem considerados aptos físicos e mentalmente para o exercício das
atividades típicas do cargo a que concorreu.
10.4.
O candidato que no ato da inscrição declarou ser portador de deficiência física
e não tiver essa condição comprovada no exame médico, será eliminado do
concurso.
11. DA NOMEAÇÃO E POSSE:
11.1.
Os candidatos serão nomeados por Portaria, publicada no Diário Oficial da
União, e terão o prazo de 30 (trinta) dias, a contar da data da publicação,
para tomar posse no respectivo cargo.
11.2.
Após a nomeação, o candidato será convocado para realizar todos os exames
médicos de pré-admissão. Caso o candidato seja considerado INAPTO para as
atividades relacionadas ao cargo, não poderá ser admitido e sua nomeação será
tornada sem efeito.
11.3.
Na data da posse, o candidato deverá apresentar a escolaridade e requisitos
exigidos no item 1 deste Edital para a respectiva vaga para o qual está
concorrendo, sob pena de, em não possuindo, ser tornada sem efeito a nomeação.
11.3.1.
Os documentos comprobatórios das condições exigidas serão entregues em cópias
reprográficas acompanhadas dos originais.
11.3.2.
No ato da posse apresentar o comprovante de pagamento da anuidade do órgão de
classe.
11.4.
A posse será tornada sem efeito se o candidato tiver sofrido, no exercício da
função pública, penalidade incompatível como cargo público federal, previsto no
artigo 137, parágrafo único, da Lei nº 8.112/90.
11.4.
O candidato que não tomar posse no prazo definido no subitem anterior terá
tornada sem efeito a sua Portaria de nomeação e será eliminado do concurso e,
facultando à Administração a convocação de outro candidato habilitado,
respeitada a ordem de classificação e o limite das vagas previstas neste
Edital.
12. DA VALIDADE DO CONCURSO:
12.1.
De acordo com Decreto n.º 4.175/2002, o Concurso terá validade de 01 (um) ano a
partir da publicação da homologação dos resultados, podendo ser prorrogado por
igual período, de acordo com o interesse e necessidade da UNIFESP.
12.2.
Na hipótese de, no prazo de validade do concurso, estiverem vagos ou forem
criados cargos na UNIFESP, poderão ser convocados novos candidatos aprovados
que se seguirem aos já classificados e habilitados para a nomeação, por ato do
Pró Reitor de Administração da UNIFESP, visando o preenchimento das vagas,
objeto deste certame, observados os requisitos do presente edital.
13.1.
Ao efetuar a inscrição no Concurso, o candidato, automática e implicitamente,
declara ter conhecimento pleno das normas estabelecidas neste Edital, não
podendo alegar o seu desconhecimento.
13.2.
O candidato convocado que não aceitar a sua indicação, não poderá optar para
ser acrescentado no final da relação classificatória e será automaticamente
excluído deste Concurso Público.
13.3.
Não será fornecida nenhuma declaração da participação do candidato no Concurso.
13.4.
Será excluído do Concurso Público, por ato da Srª. Diretora do Departamento de
Recursos Humanos da Universidade Federal de São Paulo, o candidato que:
a)
Em qualquer fase do Concurso cometer descortesia ou incorreção para qualquer
dos examinadores e/ou seus auxiliares ou outro candidato;
b)
Fizer declaração falsa ou inexata em qualquer momento do Concurso;
c)
For surpreendido em comunicação com outro candidato verbalmente e/ou por
escrito e/ou em consulta a anotações, livros, cadernos ou aparelhos
eletrônicos.
d)
Recusar-se entregar o material das provas ao término do tempo destinado para
sua realização.
e)
Não mantiver atualizado o endereço apresentado no formulário de inscrição, e/ou
não mencionar no formulário qualquer dado ali solicitado, imprescindível para
sua exata localização.
13.5.
A classificação no Concurso Público, objeto deste Edital, não assegura ao
candidato habilitado o direito de ser nomeado para o cargo concorrido, mas sim
a expectativa de ser nomeado segundo a ordem de classificação, em razão da
disponibilidade de vagas estabelecidas neste Edital e observância nas normas
pertinentes.
13.5. Na contagem dos prazos estabelecidos neste Edital, o prazo começa
no dia útil seguinte ao ato e incluir-se-á o do vencimento. Os prazos só se
iniciam e vencem em dia de expediente na UNIFESP.
13.6.
A admissão far-se-á nos limites de vagas descritos no item 1 deste Edital, de
acordo com as respectivas Áreas específicas.
13.7.
A indicação para provimento da vaga assegurará apenas a expectativa de direito
à nomeação, ficando a concretização desse ato condicionada à observância das
disposições legais pertinentes, bem como, do exclusivo interesse e conveniência
Administrativa da UNIFESP.
13.8.
Não será fornecido ao candidato habilitado, qualquer documento comprobatório de
classificação no Concurso, valendo para este fim o Edital de homologação do
Público, publicado no Diário Oficial da União e divulgado no endereço
eletrônico http://www.unifesp.br.
13.9.
A inscrição no Concurso Público implicará no reconhecimento e aceitação por
parte do candidato das condições e exigências estabelecidas neste Edital e suas
posteriores publicações.
13.10.
O candidato nomeado será submetido a um Estágio Probatório durante um período
de 2 (dois) anos, conforme disposto no Parecer AGU/MC-01/04, publicado no
Diário Oficial da União de 16/7/2004 e adquirirá estabilidade, respeitando o
disposto no artigo 41 da Constituição da República Federativa do Brasil.
13.10.1.
Durante o estágio probatório, não serão deferidas Remoções para outro Campus da UNIFESP ou Redistribuição,
salvo no cumprimento do estrito interesse da UNIFESP e mediante autorização do
Reitor.
13.11.
Os casos omissos serão resolvidos pelo Pró-Reitor de Administração da UNIFESP.
13.12.
O presente Edital e demais informações poderão ser obtidas através do endereço
eletrônico www.unifesp.br.
ULYSSES FAGUNDES NETO
Reitor
ANEXO I
CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO PARA OS CARGOS CONSTANTES DESTE EDITAL:
LÍNGUA PORTUGUESA:
Para os cargos de Nível de Classificação E (Nível Superior)
Leitura, interpretação e
compreensão de textos. Estruturação do texto e dos parágrafos. Articulação do
texto: pronomes e expressões referenciais, nexos, operadores seqüenciais.
Significação contextual de palavras e expressões. Interpretação: pressuposições
e inferências; implícitos e subentendidos. Variedades de texto e adequação de
linguagem. Equivalência e transformação de estruturas. Discurso direto e
indireto. Sintaxe: processos de coordenação e subordinação. Emprego de tempos e
modos verbais. Pontuação. Estrutura e formação de palavras. Funções das classes
de palavras. Flexão nominal e verbal. Pronomes: emprego, formas de tratamento e
colocação. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Ocorrência
de crase. Ortografia oficial. Acentuação gráfica.
Para os cargos de Nível de Classificação D (Nível Intermediário)
Leitura e compreensão de textos.
Significado contextual de palavras e expressões. Flexão nominal e verbal.
Estrutura e formação de palavras. Emprego de tempos e modos verbais.
Concordância verbal e nominal. Regência verbal, regência nominal, crase.
Equivalência e transformação de estruturas. Pontuação. Ortografia e acentuação.
Noções de Informática – Comum a todos
os Cargos: Conceitos e
fundamentos básicos de Hardware e Sistemas Operacionais; MICROSOFT WINDOWS
(98,2000, NT, XP): Conceitos e uso de ferramentas, configuração e propriedades
do sistema e do vídeo. Windows Explorer. Gerenciamento de usuários.
Gerenciamento de arquivos; MICROSOFT WINDOWS: Criação, edição, formatação,
visualização e impressão de documentos. Mala direta; MICROSOFT EXCEL:
Princípios básicos de criação, edição, formatação, visualização, impressão e
manutenção de planilhas. Inserção de fórmulas e geração de gráficos; INTERNET:
Conceitos básicos. Configuração e uso do navegador Internet Explorer. Correio
Eletrônico. Transferência de arquivos. Busca de Informações.
Conhecimentos Gerais - Comum a todos os cargos: 1. Atualidades: Tópicos relevantes e atuais de diversas áreas, tais como política, economia, sociedade, educação, energia, tecnologia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável, segurança e ecologia, suas inter-relações e suas vinculações históricas. 2. Legislação: Constituição Federal, Lei nº - LDB, Lei nº 8.112/90 – RJU, Lei nº 11.091/2005; Lei nº 11.233/2005; Lei de Licitações e Contratos: Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993. Pregão: Lei nº 10.520, de 17 de junho de 2002; Decreto nº 3.555, de 8 de agosto de 2000; Decreto nº 5.450, de 31 de maio de 2005.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:
Bioestatística – Comum a todos os cargos de nível superior - Bioestatística
I- Estatística descritiva - 1. Introdução à Bioestatística. Por que a
Estatística é necessária?; 2. Estatística Descritiva. Tipos de Dados. Tendência
central e dispersão; 3. Descrição de dados nominais e ordinais. Descrevendo
dados contínuos; 4. Medidas de dispersão. Entendendo o percentil. Desvio
padrão; 5. Variância e desvio-padrão. Coeficiente de variação; 6. Erro padrão
da média e intervalo de confiança de uma média. Desvio padrão x erro padrão da
média; 7. Entendendo intervalos de confiança em outras situações. Distribuição
normal; 8. Estatística Z (escore Z). Distribuições de freqüências; 9.
Estimação, estimador e estimativa. Representação gráfica; 10. Curvas de sobrevivência:
uma representação gráfica não tão intuitiva. II - Estatística Analítica
(ou indutiva) - 1. Introdução. Entendendo o valor de p. Entendendo a hipótese
nula (H0); 2. Testando hipóteses. Entendendo os erros; 3. Por que ocorrem erros
ao testar hipóteses? Entendendo a variabilidade das amostras; 4. Entendendo o
poder do estudo. Evitando erros; 5. Distribuições de freqüências. Entendendo os
testes de significância; 6. Distribuição t (Student). Entendendo o teste t.; 7.
Entendendo o teste de Qui-quadrado. Entendendo a escolha de um teste de
significância (ou de hipótese ou, ainda de regras de decisão); 8. Entendendo o
emparelhamento; 9. Noções de testes estatísticos não-paramétricos. Testes
estatísticos para dados nominais. Testes estatísticos não-paramétricos para
dados originais; 10. Testes estatísticos para dados contínuos; 11. Noções de
análise de variância; 12. ANOVA e a estatística F; 13. Entendendo os vários
tipos de testes Anova. Entendendo a correlação e a regressão linear; 14.
Regressão ou correlação?; 15. Entendendo valor predictivo, sensibilidade e
especificidade; 16. Noções de regressão múltipla e correlação.
Metodologia da pesquisa científica – comum a todos os cargos de nível superior: 1- Conceito e classificação das ciências -
Os tipos de conhecimento, Intuição, empirismo e racionalidade e Conhecimento
senso-comum (vulgar), empírico, místico, religioso e científico; 2 - A razão e
a lógica - Silogismo, sofisma e falácia, O conceito de verdade, O pensamento
indutivo e dedutivo; 3- Epistemologia. O modo de pensar - Racionalismo,
positivismo, reducionismo, pensamento cartesiano e dialético-dedutivo. 4 -
Tipos de fontes de pesquisa. Bases de dados reais e virtuais, A pesquisa em
fontes reais (bibliotecas) e virtuais (internet, CD-Rom). 5 - Os descritores em
ciências da Saúde (DeCS), O que são e como usá-los; 6 - Como fazer uma pesquisa
bibliográfica, O uso do livro-texto, CD-ROM, Internet e Bireme; 7 - Fichamento
dos dados de uma pesquisa bibliográfica, Como organizar e arquivar os dados de
uma pesquisa bibliográfica; 8 - Conceito e características da leitura, Tipos de
leitura. Leitura prévia, informativa, analítica e crítica, Tipos de resumo.
Resumo informativo, descritivo, analítico, resenha, Resume, synopsis e
abstracts; 9 - Leitura e análise de um artigo científico na área de Saúde,
Exemplos de resumos do artigo escolhido; 10 - Conceito de pesquisa científica,
Pesquisas: observacional, experimental e não-experimental (quase-experimental),
Pesquisas: exploratória, descritiva e explicativa, Características da pesquisa
observacional, Tipos de pesquisa observacional em ciências da saúde; 11 -
Características da pesquisa experimental, Tipos de pesquisa experimental em
ciências da saúde, Apresentação de exemplos de pesquisa observacional e
experimental em Saúde; 12 - A pesquisa
ANALISTA DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO: Hardware e
Software. Hardware: definição, constituição, componentes, características,
funções e funcionamento dos computadores e periféricos. Software: definição,
tipos de software, funções e características. Gerenciadores de Banco de Dados
(SGBD) e Banco de Dados: Arquitetura de um SGBD (características, componentes,
vantagens e desvantagens e funcionalidades). Bancos de dados: fundamentos, características
componentes e funcionalidades. Modelos de Bancos de Dados. Projeto de Banco de
Dados: conceitual, lógico e físico. Modelo relacional e modelo
entidade-relacionamento. Linguagem de consulta estruturada (SQL). Projeto de
banco de dados relacional. Banco de Dados Distribuídos. Engenharia de Software:
Evolução e características, Ciclo de vida, Metodologias e técnicas de
especificação. Projeto de software: planejamento, requisitos, arquiteturas,
elaboração do projeto, validação e análise de risco. Teste e medidas de
software. Sistemas de Informação: conceitos e tipologia (Sistema de Informação
Gerencial, Executivo e Empresarial, Sistema Transacional, Sistema de Apoio à
Decisão). Análise, projeto e desenvolvimento de sistemas de informação
utilizando os conceitos, metodologias, arquiteturas, técnicas, fases,
ferramentas, diagramas e notações da Análise Estruturada, Engenharia da
Informação, Análise Essencial e Análise e Projeto Orientados a Objetos (UML).
Ferramentas Case. Intranet, Groupware, Data Warehouse e
Data Mining. Administração de Informática:
funções da administração e fatores críticos de sucesso. Redes de Computadores:
conceitos básicos, tipos de redes, componentes e transmissão de dados.
Protocolos: o modelo OSI da ISO, TCP/IP (fundamentos, endereçamento IP, máscara
de rede, protocolos IP, ARP, ICMP, UDP, TCP, DNS, Telnet,
FTP, SMTP e HTTP). Sistemas operacionais: Windows (98, NT 4.0, 2000 e XP), Unix
e Linux (distribuições conectivas e Hed Hat). Gerência de projetos:
Estatísticas, Técnicas de controle, Projeção de custos, Métricas de sistema, de
projeto, de implementação e de resultados. Algoritmos: conhecer, elaborar e
interpretar algoritmos utilizando pseudocódigo (Portugol),
Fluxograma, utilizando estruturas de controle básicas (seqüência, seleção e
repetição), vetores e matrizes. Estrutura de dados: representação e manipulação
de matrizes, listas, filas, pilhas e árvores. Linguagens de programação: Java,
Pascal, C++, PHP, Delphi.
BIBLIOTECÁRIO: conceitos, princípios, evolução e relações com outras
áreas do conhecimento. Tipos de documentos e finalidades. Organização e
administração de bibliotecas: planejamento, implementação, coordenação e
controle de sistemas biblioteconômicos e de unidades isoladas de serviços e
afins; gestão e administração de recursos materiais, financeiros,
informacionais e humanos; marketing de serviços e produtos. Representação
descritiva do documento: princípios de catalogação; catálogos (funções,
tipos e formas); conceitos de autoria e entrada principal; entradas secundárias;
Código de Catalogação Anglo-americano (AACR2) e pontos de acesso; tabelas de
notação de autor (Cutter); catalogação de diferentes tipos de materiais e
suportes; catalogação cooperativa. Representação Temática do Documento:
princípios de classificação; sistemas de classificação bibliográfica (histórico
e evolução); Classificação Decimal de Dewey (CDD); Classificação Decimal
Universal (CDU). 4. Indexação: conceitos e mecanismos básicos;
características e linguagens; indexação manual e automática; descritores;
metadados; recuperação da informação. Formação e Desenvolvimento de Coleções:
estudos de necessidades informacionais; políticas de seleção, aquisição e
descarte (procedimentos; aquisição planificada, consórcios e comutação
bibliográfica; coleções não convencionais; empréstimos entre unidades de
informação; avaliação). Serviço de Referência (conceito e
técnicas); Bibliotecário de Referência (características e atribuições);
Usuários Reais e Potenciais; Processo de negociação; Disseminação Seletiva da
Informação (DSI); serviços presenciais e virtuais (perfis de uso, interesse e
necessidades); treinamentos formais e informais; estudos de usuários e da
comunidade. Redes e Sistemas de Informação: conceitos e características;
bibliotecas/unidades de informação virtuais, eletrônicas, digitais e híbridas e
em realidade virtual; formatos de intercâmbio: Z.39.50 e suas estruturas;
produtores, provedores e usuários das redes e dos sistemas de informação;
catálogos on-line. Tecnologia da Informação e da Comunicação:
principais bancos e bases de dados. Normalização: conceitos e funções;
normas da ABNT e suas posteriores atualizações (NBR6023, NBR10520, NBR14724,
NBR6028); estilo Vancouver (ICMJE Uniform Requirements for Manuscripts
Submitted to Biomedical Journals: Writing and Editing for Biomedical
Publication). Profissão do Bibliotecário: legislação e órgãos de classe;
ética profissional. Conhecimentos de Informática: Pacote Microsoft
Office; conhecimentos de operadores de busca; ferramentas de busca na internet.
Executar qualquer outra atividade que, por sua natureza, esteja inserida no
âmbito de suas atribuições.
SECRETÁRIO EXECUTIVO: Fundamentos de Administração: conhecimentos básicos de
Administração: nas áreas de pessoal e organização; Fundamentos de Contabilidade:
conhecimentos básicos de Contabilidade; Língua Portuguesa: desenvolvimento da linguagem oral
e escrita, observando-se sua construção em termos de micro e macro-textos nos
níveis gramatical, organizacional e criativo; Língua Portuguesa, Redação Empresarial;
Língua Inglesa: habilidades de expressão oral e escrita. Fundamentos da
Educação Brasileira – LDB.
CARGOS DE NÍVEL INTERMEDIÁRIO
ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO: 1.
ADMINISTRAÇÃO GERAL: Evolução da administração. Departamentalização: conceitos,
tipos e princípios. Delegação de poderes. Funções essenciais da empresa.
Funções administrativas. Liderança. 2. ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAL. 3.
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS. 4. REGIME JURÍDICO ÚNICO (Lei nº. 8.112, de
11 de dezembro de 1990). 5. ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA. 6. ORGANIZAÇÃO:
Conceitos, finalidades e utilidades. Tipologias. Gráficos de organização.
Manuais, regulamentos e normas operacionais. Arquivo e documentação; Atividades
da Universidade; Estrutura administrativa da Universidade.
ANEXO II
DESCRIÇÃO SUMÁRIA DAS ATIVIDADES
Cargos de Nível de Classificação “E”
(Superior):
a) Analista de Tecnologia da Informação:
Analisar e estabelecer a utilização
de sistemas de processamento de dados em uma empresa ou organização.
b) Bibliotecário: Interagir com usuários locais e remotos no
atendimento de suas demandas informacionais; Dominar técnicas de navegação e
recuperação em recursos informacionais; Desenvolver e disponibilizar serviços
de Disseminação Seletiva de Informação de acordo com perfis de interesse
preestabelecidos; Orientar na normalização e apresentação de trabalhos
técnico-científicos; Orientar os usuários no serviço de acesso aos documentos;
Dominar terminologia e indexação de recursos informacionais; Desenvolver fontes
de informação de acordo com as demandas da comunidade; Elaborar programas de
divulgação de produtos e serviços; Dominar metodologias de pesquisa.
c) Secretário Executivo: Coordenar/equalizar a agenda institucional e a dos
principais Cargos de Direção ou Chefias, de maneira efetiva e pró-ativa; Cuidar
de todos os aspectos relacionados ao funcionamento eficaz, de toda a
infra-estrutura operacional; Atuar com interface com os diretores e suas
respectivas secretárias ou assistentes; Agir como permanente facilitadora no
contato com os executivos-chave da estrutura organizacional; Assegurar que os
contatos, tanto no âmbito local, quanto internacional, envolvendo os mais
diferentes órgãos, ocorram de forma dinâmica, competente e eficaz.
Cargos de Nível de
Classificação “D” (Intermediário):
a) Assistente em
Administração: Atendimento ao público
em geral, planejar, orientar e executar atividades pertinentes à Administração
em seus vários segmentos, dando suporte administrativo e técnico à Chefia da
unidade e promovendo contatos com os diversos setores da entidade e terceiros
bem como atendimento ao público em geral.
EDITAL INTERNO Nº 240, DE 19 DE JUNHO DE
2008
O Reitor da Universidade
Federal de São Paulo, no uso de suas atribuições legais e estatutárias,
resolve:
Alterar os Editais nºs
136, 137, 138, 139 e 140 de 12 de junho de 2008, divulgado em 28 de maio de
2008:
Onde
se lê: item 6.1.4.
Conhecimentos Gerais - 25 questões - 52 (pontos) = 13
questões
Leia-se:
item 6.1.4.
Conhecimentos Gerais - 25
questões - 44 (pontos) = 11 questões
ULYSSES FAGUNDES NETO
REITOR