SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO

PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO

DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS

 

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO

 

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO

 

EDITAL Nº  320, DE 13 DE JUNHO DE 2012

 

O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO, no uso de suas atribuições legais e estatutárias e considerando o que dispõe a Portaria MEC nº 1.481, de 07/10/2011, publicada em Diário Oficial da União de 10/10/2011, Lei nº 8.745/93 e a Lei nº 12.425, de 17/06/2011, publicada em Diário Oficial da União de 20/06/2011, respeitando o que dispõe o Decreto nº 6.944 de 21 de agosto de 2009, a Portaria nº 243 publicada em Diário Oficial da União de 04/03/2011, a Medida Provisória 568 de 11/05/2012, publicada em Diário Oficial da União de 14/05/2012 e as Resoluções do Conselho Universitário nº 55 e 63, de 14 de fevereiro de 1996 e 13 de julho de 2011, respectivamente, (disponível no site da UNIFESP), torna público que estarão abertas as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado de provas e títulos para o Magistério de Ensino Superior, a serem distribuídos no Campus Diadema e, mediante as normas contidas neste Edital e suas posteriores alterações, não cabendo a nenhum candidato alegar desconhecimento dos citados expedientes.

 

1. DAS ESPECIFICAÇÕES DO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO

 

1.1 O presente Processo Seletivo Simplificado objetiva o provimento de 20 (vinte) vagas na Classe de Professor Adjunto Temporário, no regime de trabalho de 40 (quarenta) horas semanais nas áreas de conhecimento constantes abaixo:

 

Área

Subárea

Requisitos

Vagas

Ciência dos Alimentos

 

Doutor.

01

Controle de Qualidade

 

Graduação em Farmácia ou Farmácia e Bioquímica ou Farmácia Industrial. Doutor.

01

Controle, Simulação e

Otimização de Processos

 

Doutor.

01

Engenharia Bioquímica

 

Doutor.

01

Estatística Aplicada e

Processos Químicos

 

Doutor.

01

Farmacobotânica e

Farmacognosia

 

Graduação em Farmácia ou Farmácia e Bioquímica ou Farmácia Industrial. Doutor.

01

Farmacotécnica e

Farmacotécnica Homeopática

 

Graduação em Farmácia ou Farmácia e Bioquímica ou Farmácia Industrial. Doutor

01

Farmacotécnica e Tecnologia Farmacêutica

 

Graduação em Farmácia ou Farmácia e Bioquímica ou Farmácia Industrial. Doutor.

01

Fenômenos de Transporte

 

Doutor.

01

Gestão e Segurança Industrial

 

Doutor.

01

Métodos Numéricos e

Algoritmos

 

Doutor.

01

Operações Unitárias

 

Doutor.

01

Processos Químicos e

Balanço de Massa e Energia

 

Doutor.

01

Projeto de Processos

Químicos e Instalações

 

Doutor.

01

Química de Biomoléculas

 

Graduação em Farmácia ou Farmácia e Bioquímica ou Farmácia Industrial. Doutor.

01

Química

Química Analítica

Graduação em Bacharelado em Química ou Química Industrial ou Licenciatura em Química. Doutor. Além das atribuições previstas em lei, inclui-se aptidão para ministrar conteúdos programáticos em disciplinas da área de Química Analítica e Quimiometria nos períodos diurno e noturno.

01

Química

Fisico-Química

Graduação em Bacharelado em Química ou Química Industrial ou Licenciatura em Química. Doutor. Além das atribuições previstas em lei, inclui-se aptidão para ministrar conteúdos programáticos em disciplinas da área de Química Quântica, Físico-Química e Química Geral nos períodos diurno e noturno.

01

Toxologia

 

Graduação em Farmácia ou Farmácia e Bioquímica. Doutor.

01

Tecnologia Química

Farmacêutica

 

Graduação em Farmácia ou Farmácia e Bioquímica ou Farmácia Industrial. Doutor.

01

Tratamento de Efluentes

 

Doutor.

01

 

1.2. Remuneração para o regime de trabalho de quarenta horas semanais: R$ 4.776,00 (quatro mil setecentos e setenta e seis reais), sendo: Vencimento básico: R$ 2.618,61 (dois mil, seiscentos e dezoito reais e sessenta e um centavos); Retribuição por Titulação - RT: R$ 1.853,39 (um mil, oitocentos  e cinquenta e três reais e trinta e nove centavos) e Auxílio Alimentação: R$ 304,00 (trezentos e quatro reais).

 

1.3. Atribuições gerais do cargo: Docência de nível superior na área do presente Processo Seletivo Simplificado e participação nas atividades de graduação, pesquisa, extensão, assistência e administração da Universidade Federal de São Paulo.

 

 

2. TITULAÇÃO MÍNIMA EXIGIDA/REQUISITOS:

 

2.1. As vagas a que se refere o presente Edital serão acessíveis somente aos candidatos detentores do título de Doutor, outorgado por Instituição Brasileira e, na hipótese de título outorgado por instituição estrangeira, revalidado conforme legislação vigente.

 

2.2. Somente serão reconhecidos os títulos emitidos por instituições reconhecidas pelo MEC.

 

2.3. A experiência deverá ser comprovada através de registro na carteira profissional ou declaração da instituição empregadora.

 

3. DA INSCRIÇÃO:

 

3.1. Período de 15 a 25 de junho de 2012, exceto sábados, domingos e feriados, para entrega da documentação exigida.

 

3.2. Horário das 9:00 às 12:00 e das 13:00 às 16:00 horas.

 

3.3. Local: Campus Diadema - Rua Prof. Artur Riedel, nº 275, Bairro Eldorado, Diadema, São Paulo, pessoalmente ou por procurador legalmente constituído.

 

3.4. O candidato deverá preencher completamente o formulário eletrônico após ciência e anuência do inteiro teor do presente Edital (endereço eletrônico: www.unifesp.br), seguindo os passos:

a) acessar www.unifesp.br;

b) acessar o ícone “concurso público”, à direita da tela;

c) fechar a tela “últimas informações”, após leitura;

d) acessar na coluna “Inscrições para Docentes” o campus de interesse – no caso Diadema;

e) acessar o ícone “Inscrições”;

f) ler na íntegra o Edital, clicar “de acordo” ao final da leitura;

g) preencher, imprimir e pagar o boleto bancário, em qualquer agência bancária.

3.4.1. As informações prestadas no formulário eletrônico serão de inteira responsabilidade do candidato, bem como mantê-las atualizadas junto a Divisão de Recrutamento e Seleção do Departamento de Recursos Humanos. À UNIFESP fica reservado o direito de excluir do Processo Seletivo Simplificado de Professor Temporário aquele que não preencher o formulário de forma completa, correta, ou fornecer dados comprovadamente inverídicos ou ainda não atualizar seu endereço e telefone, através de solicitação protocolada na Seção de Protocolo do Campus São Paulo - Capital, R. Sena Madureira, 1500 - térreo - Vila Clementino, São Paulo - SP, no horário das 8:00 às 11:00 e das 13:00 às 16:00 horas.

3.4.2. O candidato deverá imprimir o boleto bancário relativo à taxa de inscrição, integrante do formulário eletrônico, no valor de R$ 119,40 (cento e dezenove reais e quarenta centavos) e efetuar o recolhimento em qualquer estabelecimento da rede bancária.

3.4.3. Após cumprir as etapas da Internet, o candidato deverá comparecer no período, horário e local indicado nos itens 3.1, 3.2 e 3.3, para efetivar a inscrição, devendo apresentar os seguintes documentos na ocasião:

a) Boleto e comprovante de pagamento da Taxa de Inscrição;

 

b) 1 (uma) cópia do documento oficial de identificação, válido no território nacional, com foto;

 

c) 2 (duas) vias do formulário próprio (Declaração – ANEXO II), dirigido ao Magnífico Reitor da UNIFESP, especificando a vaga pretendida;

 

d) 05 (cinco) cópias encadernadas do Curriculum Vitae Lattes (Plataforma Lattes do CNPq) sendo identificado com o nome do candidato;

 

e) 05 (cinco) cópias encadernadas de Memorial descritivo e circunstanciado de atividades de ensino, pesquisa e extensão, com a indicação dos trabalhos publicados, das atividades realizadas que sejam relacionadas ao cargo do Processo Seletivo Simplificado de Professor Temporário e demais dados que possam ser úteis à avaliação da banca examinadora;

 

f) 01 (uma) via da documentação comprobatória do memorial (cópia encadernada), preferencialmente digitalizada de forma não violável (CD-R com etiqueta contendo a identificação do candidato e sua assinatura).

3.5. Em nenhuma hipótese será feita inscrição condicional ou extemporânea.

3.6. Não será permitida complementação documental fora do prazo fixado para inscrição.

3.7. A taxa de inscrição, uma vez paga, em hipótese alguma será restituída.

3.8. Será aceita a entrega dos documentos por procuração, desde que autorizada pelo candidato.

3.8.1 O procurador deverá apresentar procuração simples, sem a necessidade de reconhecimento de firma, devendo ser acompanhada de cópia de documento de identificação do candidato e do procurador.

3.9. O candidato, portador de necessidades especiais ou limitação física temporária, que necessitar de qualquer tipo de recurso ou condição especial para a realização das provas, deverá requerer por ocasião do preenchimento do formulário eletrônico, aduzindo as circunstâncias suscetíveis de justificar seu pedido.

3.9.1. O candidato que necessitar desses equipamentos e não os requisitar no formulário eletrônico perderá o direito de solicitá-los em outro momento, podendo providenciá-los por sua conta.

3.9.2. O atendimento da solicitação dos recursos de condições especiais fica vinculado à análise de viabilidade e de razoabilidade por parte da UNIFESP.

3.10. A UNIFESP não se responsabilizará por problemas ocorridos nos computadores dos interessados, falha de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como por outros fatores que impossibilitem o preenchimento do formulário eletrônico e emissão do boleto de pagamento da taxa de inscrição, no período regulamentar.

3.11. Não será aceito agendamento de pagamento como comprovante de pagamento.

3.12. Os documentos entregues pelo candidato no ato da inscrição, ficarão à disposição dos candidatos para serem retirados no prazo de 30 (trinta) dias da data da homologação do Processo Seletivo Simplificado de Professor Temporário em Diário Oficial da União, após o qual serão incinerados..

3.13. Isenção de pagamento da taxa:

3.13.1. O candidato que preencher os requisitos estabelecidos abaixo poderá requerer a isenção do pagamento da taxa de inscrição, em formulário próprio, contendo: a) indicação do Número de Identificação Social – NIS, atribuído pelo CadÚnico; e b) declaração de que atende à condição estabelecida no inciso II do artigo 1º do Decreto nº 6.593/2008.

3.13.2. Terão direito à isenção todos os candidatos que:

a) estiverem inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico, de que trata o Decreto nº 6.135, de 26 de junho de 2007; e

b) forem membros de família de baixa renda, nos termos do Decreto nº 6.135, de 2007.

3.13.3. A Unifesp consultará o órgão gestor do CadÚnico para verificar a veracidade das informações prestadas pelo candidato.

3.13.4. A declaração falsa sujeitará o candidato às sanções previstas em lei, aplicando-se, ainda, o disposto no parágrafo único do art. 10 do Decreto nº 83.936, de 6 de setembro de 1979.

3.13.5. Os documentos de que trata o item 3.13.1. deverão ser entregues no Departamento de Recursos Humanos do Campus São Paulo - Capital, 3º andar, sito à Rua Sena Madureira, 1500, Vila Clementino até o dia 20 de junho de 2012, no horário das 8:00 às 11:00 e das 13:00 às 16:00 horas.

4. DAS PROVAS

4.1. O Processo Seletivo Simplificado será constituído pelas provas: prova didática e arguição de memorial.

4.2. Todas as provas terão caráter eliminatório, na forma das Resoluções do CONSU nºs 55 e 63, desta universidade.

4.3. Da Prova Didática:

4.3.1. A Prova Didática constituir-se-á de uma aula teórica em nível de graduação, com duração entre 40 a 50 minutos, sobre tema de escolha do candidato dentre os pontos constantes do ANEXO I.

4.3.2. A Banca Examinadora, a seu critério e após a exposição da aula, poderá arguir o candidato sobre o tema da aula ou qualquer outro dentre os pontos constantes do ANEXO I.

4.3.3. A prova didática ocorrerá em sessão pública e será gravada em meio eletrônico de voz.

4.3.4. Os critérios de avaliação da Prova Didática levarão em conta: a) elaboração de plano de aula; b) domínio do conteúdo; c) objetividade e clareza; d) adequação ao nível de graduação; e) capacidade de comunicação; e f) uso de recursos didáticos.

4.3.5. A prova Didática terá peso de 40% (quarenta por cento).

4.4. Da Prova de Arguição do Memorial:

4.4.1. Consistirá de avaliação e arguição sobre o memorial, os títulos e os documentos comprobatórios para exercício da docência no Campus Diadema. O julgamento, expresso mediante nota global, deverá refletir os méritos do candidato como resultado da apreciação do conjunto da regularidade de suas atividades, com ênfase na produção acadêmica dos últimos 05 (cinco) anos de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão compreendendo: a) produção científica e/ou tecnológica (Qualificação de periódicos, Anais, Jornais e Revistas de acordo com Qualis-CAPES das áreas); b) atividade didática universitária; c) atividade de formação e orientação de discípulos; d) atividades profissionais que apresentem afinidade com o cargo do Processo Seletivo Simplificado de Professor Temporário; e) atividades relacionadas à prestação de serviços à comunidade; f) diplomas e títulos obtidos em razão de suas atividades, g) captação de recursos e h) metas, objetivos e perspectiva na carreira.

4.4.2. A prova de Argüição do Memorial terá peso de 60% (sessenta por cento).

4.4.3. Haverá gravação em meio eletrônico de voz da prova de arguição do memorial.

4.5. Aferição dos candidatos

4.5.1. As notas deverão variar de zero a dez e no transcurso do Processo Seletivo Simplificado de Professor Temporário serão eliminados e, por consequência excluídos de participar das provas subsequentes, os candidatos que não obtiverem nota mínima 7,0 (sete) em qualquer uma das provas por, no mínimo, dois membros da banca.

4.5.2. A nota final de cada prova corresponderá à média ponderada das notas atribuídas pelos examinadores.

4.5.3. A nota final de cada candidato do Processo Seletivo Simplificado de Professor Temporário será a média ponderada das notas das provas.

5. REALIZAÇÃO DAS PROVAS:

5.1. O Processo Seletivo Simplificado de Professor Temporário será realizado, provavelmente, entre 29/06/2012 e 02/07/2012, no Campus Diadema, em unidade a ser confirmada através de publicação no Diário Oficial da União e no endereço eletrônico: www.unifesp.br, devendo ser acompanhado pelo candidato.

5.2. A duração do Processo Seletivo Simplificado de Professor Temporário dependerá do número de candidatos inscritos.

5.3. Qualquer alteração da data da realização das provas será publicada no Diário Oficial da União e no endereço eletrônico: www.unifesp.br, devendo ser acompanhada pelo candidato.

5.4. São de responsabilidade exclusiva do candidato a identificação correta da data, local de realização das provas e o seu comparecimento nos horários determinados.

5.5. Não será admitido o ingresso de candidato no local de realização das provas após o horário fixado para o seu início.

5.6. Não haverá segunda chamada para as provas. O não comparecimento a quaisquer das provas implicará na eliminação do candidato.

5.7. O candidato deverá comparecer ao local das provas com antecedência de 20 (vinte) minutos, munido do documento oficial de identidade, com foto, e válido em todo o território nacional.

5.8. Terá suas provas anuladas e será eliminado do Processo Seletivo Simplificado de Professor Temporário, o candidato que, durante a realização de qualquer uma das provas: a) Usar ou tentar usar meios fraudulentos e/ou ilegais para sua realização; b) for surpreendido dando e/ou recebendo auxílio para a execução de quaisquer das provas; c) utilizar equipamentos que não forem expressamente permitidos, sendo proibido o uso de telefone celular, gravador, receptor e/ou pagers e/ou que se comunicar com outro candidato; d) faltar com o devido respeito para com qualquer membro da equipe de aplicação das provas, autoridades presentes e/ou os outros candidatos; e) afastar-se da sala de prova, a qualquer tempo, sem acompanhamento da equipe do Processo Seletivo Simplificado de Professor Temporário; f) perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos, incorrendo em comportamento indevido; g) utilizar ou tentar utilizar meios fraudulentos para obter aprovação própria ou de terceiros, em qualquer etapa do Processo Seletivo Simplificado de Professor Temporário.

5.9. A UNIFESP não se responsabilizará por perdas, roubos ou extravios de objetos ou de equipamentos eletrônicos ocorridos durante a realização das provas, nem danos neles causados.

5.10. Não serão dadas quaisquer informações por telefone ou por e-mail, em relação ao Processo Seletivo Simplificado de Professor Temporário referido no presente Edital.

5.11. No caso de empate será dada preferência ao candidato que obtiver a maior nota final na prova de Arguição do Memorial; permanecendo o empate, o candidato com a maior nota final na prova didática; persistindo o empate o candidato mais antigo na função de magistério superior e, permanecendo o empate, o candidato mais idoso.

5.12. Concluídos os trabalhos, o Presidente da Banca Examinadora divulgará, em sessão pública, o resultado do Processo Seletivo Simplificado de Professor Temporário, com os nomes dos candidatos aprovados, classificados de acordo com a nota final e em 48 (quarenta e oito) horas, caso não haja recurso, será publicado no endereço eletrônico da UNIFESP o referido resultado em ordem de classificação e nota final.

6. DOS RECURSOS:

6.1 O candidato poderá interpor recurso, quanto ao mérito ou por vício de forma, contra o resultado provisório do Processo Seletivo Simplificado de Professor Temporário, no prazo de até 48 (quarenta e oito) horas, a contar da publicidade da decisão que trata o item 5.12 deste edital.

6.2. O recurso será julgado no prazo máximo de 10 (dez) dias úteis e não exercerá efeito suspensivo no processo do Processo Seletivo Simplificado de Professor Temporário.

6.3. O recurso deverá ser protocolizado através de requerimento específico dirigido ao Sr. Pró-Reitor de Administração, contendo a fundamentação do recorrente, que deverá ser protocolado na Seção de Protocolo do Campus São Paulo, Rua Sena Madureira, 1500, térreo, no horário das 8:00 às 11:00 e das 13:00 às 16:00 horas.

6.4. Será desconsiderada qualquer outra forma de recurso que não seja a que está descrita no item anterior, sendo vedado o encaminhamento via fax ou correio eletrônico, tampouco será considerado recurso extemporâneo.

6.5. Será aceito recurso entregue por terceiros, desde que autorizado por procuração simples, pelo candidato.

6.6. Em hipótese alguma será concedido pedido de revisão de recurso.

6.7. O requerente deverá ter ciência da decisão final do Pró-Reitor de Administração ao recurso apresentado, no prazo máximo de 48 (quarenta e oito) horas.

7. DA CLASSIFICAÇÃO:

7.1. Os candidatos serão classificados de acordo com o Anexo II do Decreto nº 6.944, de 21/08/09, disponibilizado no endereço eletrônico da UNIFESP (www.unifesp.br).

 

 

8. DA HOMOLOGAÇÃO DO RESULTADO FINAL:

8.1. O resultado final será homologado por meio de Edital que será publicado em Diário Oficial da União e no endereço eletrônico www.unifesp.br, contendo o nome dos candidatos por ordem de classificação e respectiva nota final.

9. DOS REQUISITOS BÁSICOS PARA A FORMALIZAÇÃO DO CONTRATO:

9.1. Ter nacionalidade brasileira;

9.2. Nacionalidade portuguesa de acordo com a hipótese prevista no § 1º, do artigo 12 da Constituição Federal da República.

9.3. Se estrangeiro deverá apresentar o visto permanente ou naturalizado.

9.4. Estar em dia com as obrigações eleitorais.

9.5. Estar em dia com as obrigações militares, no caso de candidatos do sexo masculino.

9.6. Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo atestada pela Junta Médica Oficial da UNIFESP.

9.7. É vedada a acumulação remunerada de cargos e empregos públicos, com exceção das hipóteses previstas no inciso XVI, do artigo 37, da Constituição Federal da República.

 

10. CONTRATAÇÃO:

 

10.1. Somente serão aceitos diplomas de Graduação, de curso reconhecido pelo MEC, devidamente registrado e de Pós-Graduação, de Curso credenciado pela CAPES. Os diplomas ou títulos obtidos no exterior só serão aceitos em conjunto com a documentação de revalidação, nos termos da Lei.

 

10.2. O contrato terá a vigência até Fevereiro de 2013, podendo ser prorrogado na forma da legislação vigente.

11. DA VALIDADE DO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DE PROFESSOR TEMPORÁRIO:

11.1. O Processo Seletivo Simplificado terá validade de 01 (um) ano, a partir da data da publicação da homologação do resultado final do Processo Seletivo Simplificado, podendo ser prorrogado por igual período, de acordo com Decreto n.º 4.175/02, artigo 1º, § 1º e § 3º e interesse da Administração.

12. DISPOSIÇÕES GERAIS:

12.1. Não será fornecido aos candidatos qualquer documento comprobatório de classificação no Processo Seletivo, valendo para este fim o Edital de homologação do Processo Seletivo, publicado no Diário Oficial da União que será disponibilizado no endereço eletrônico www.unifesp.br.

12.2. Ao efetuar a inscrição no Processo Seletivo, o candidato, automática e implicitamente, declara ter pleno conhecimento das Resoluções/CONSU, bem como, estar de acordo com as normas estabelecidas neste Edital.

12.3. Na contagem dos prazos estabelecidos neste Edital, o prazo começa no dia útil seguinte ao ato e incluir-se-á o do vencimento. Os prazos só se iniciam e vencem em dia de expediente na UNIFESP.

12.4. A contratação far-se-á nos limites de vagas descritos no item 1.1, deste Edital, de acordo com a respectiva Área específica.

12.5. A indicação para provimento da vaga assegurará apenas a expectativa de direito à contratação, ficando a concretização desse ato condicionada à observância das disposições legais pertinentes, bem como, do exclusivo interesse e conveniência Administrativa da UNIFESP.

12.6. O candidato contratado deverá participar de unidades curriculares dos cursos de graduação e pós-graduação e extensão para o qual for designado.

12.7. Os casos omissos serão resolvidos pelo Pró-Reitor de Administração da UNIFESP.

12.8. O presente Edital e demais informações poderão ser obtidas, exclusivamente, através do endereço eletrônico www.unifesp.br.

 

 

 

Prof. Dr. WALTER MANNA ALBERTONI

Reitor
ANEXO I

RELAÇÃO DE PONTOS PARA PROVA DIDÁTICA

 

ÁREA: CIÊNCIA DOS ALIMENTOS

 

 

1)      Química e Bioquímica dos alimentos

2)      Microbiologia dos alimentos e toxinfeccções alimentares

3)      Valor nutricional dos alimentos e fatores anti-nutricionais

4)      Bioquímica pós-colheita e pós-morte.

5)      Métodos e técnicas empregados na análise da composição e do valor nutritivo dos alimentos.

6)      Princípios gerais de conservação dos produtos de origem animal e vegetal.

7)      Contaminação e intoxicações em alimentos.

8)      Controle de qualidade de alimentos.

9)      Armazenamento e preservação de alimentos.

10)  Efeitos da manipulação e processamento sobre o valor nutritivo dos alimentos.

11)  Embalagens de produtos alimentares: importância, tipos, controle de qualidade e funções.

12)  Toxicidade e resíduos de pesticidas em alimentos.

13)  Tecnologia de produtos de origem animal e vegetal

14)  Tecnologia de alimentos dietéticos e nutricionais.

15)  Padrões, legislação e fiscalização de alimentos.

16)  Segurança Alimentar e Nutricional

17)  Alimentos funcionais

18)  Componentes bioativos nos alimentos

19)  Análise físico-química e sensorial de alimentos

20) Segurança Alimentar e Nutricional

 

 

ÁREA: CONTROLE DE QUALIDADE

 

 

1.             Preparação e ensino de substâncias químicas de referência;

2.             Métodos físicos no controle de qualidade de medicamentos e cosméticos;

3.             Estabilidade de medicamentos e cosméticos;

4.             Eletroforese capilar: teoria e aplicações no controle de qualidade de medicamentos, cosméticos e insumos farmacêuticos;

5.             Ressonância magnética nuclear: teoria e aplicação no controle de qualidade de medicamentos, cosméticos e insumos farmacêuticos;

6.             Métodos termoanalíticos: teoria e aplicação no controle de qualidade de medicamentos, cosméticos e insumos farmacêuticos;

7.             Espectroscopia no infravermelho próximo: teoria e aplicações no controle de qualidade de medicamentos, cosméticos e insumos farmacêuticos;

8.             Polarografia: teoria e aplicação no controle de qualidade de medicamentos, cosméticos e insumos farmacêuticos;

9.             Espectrofotometria derivada: teoria e aplicações no controle de qualidade;

10.         Aplicações da cromatografia líquida de alta eficiência acoplada à espectrofotometria de massa na análise de medicamentos, cosméticos e insumos farmacêuticos;

11.         Cromatografia a gás: teoria e aplicações na determinação da pureza de insumos farmacêuticos;

12.         Aplicações da cromatografia gasosa acoplada à espectrometria de massa de medicamentos, cosméticos e insumos farmacêuticos;

13.         Cromatografia líquida de alta eficiência: teoria e aplicações na análise de medicamentos, cosméticos e insumos farmacêuticos e em estudos da estabilidade;

14.         Cromatografia em camada delgada de alta eficiência: teoria e aplicações na análise de medicamentos e na determinação da pureza de substâncias químicas de referência;

15.         Validação de métodos analíticos aplicados ao controle de qualidade de medicamentos e cosméticos;

16.         Normatização e certificação da qualidade de produtos farmacêuticos; Qualidade de medicamento, correlatos e cosméticos;

17.         Biotério e animais de laboratórios;

18.         Validação de processos microbiológicos;

19.         Teste de esterilidade e liberação paramétrica;

20.         Ensaio de endotoxina bacteriana e de pirogênios;

21.         Ensaios de enumeração microbiana e identificação de microrganismos específicos;

22.         Ensaios biológicos de doseamento de antibióticos e fatores de crescimento;

23.         Avaliação de desinfetantes e antissépticos;

24.         Teste de eficácia de conservantes de medicamentos e cosméticos;

25.              Segurança e inocuidade de medicamentos, correlatos e cosméticos: reatividade biológica “in vivo” e “in vitro”.

 

 

ÁREA: CONTROLE, SIMULAÇÃO E OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS

 

 

1.      Modelagem fenomenológica de processos

2.      Modelagem empírica de processos

3.      Simulação de modelos estáticos e dinâmicos

4.      Pacotes computacionais de simulação

5.      Introdução ao controle de processos

6.      Modelos dinâmicos no domínio de Laplace

7.      Componentes de um sistema de controle

8.      Sistemas de controle de malha única

9.      Projeto de controlador

      10. Introdução ao controle avançado

 

 

ÁREA: ENGENHARIA BIOQUÍMICA

 

 

1.      Fundamentos de Microbiologia

2.      Enzimas e cinética das reações enzimáticas

3.      Produção de enzimas

4.      Cinética de processos fermentativos

5.      Biorreatores para cultivos submersos

6.      Biorreatores para cultivo em estado sólido

7.      Recuperação e Purificação de Bioprodutos

8.      Controle e Instrumentação de Processos Bioquímicos

9.      Aumento da Escala ( Scale-up) de Processos Bioquímicos

10.  Termodinâmica de Processos Bioquímicos

  1. Processos Bioquímicos Aeróbios e Anaeróbios

 

 

 

 

 

ÁREA: ESTATÍSTICA APLICADA E PROCESSOS QUÍMICOS

 

 

1.      Estatística Descritiva

2.      Cálculo de Probabilidade: Espaços Amostrais, Eventos, Propriedades; Métodos de Enumeração; Probabilidade Condicional

3.      Distribuições de Probabilidades para variáveis aleatórias discretas e contínuas

4.      Distribuições de Probabilidade conjunta: Variáveis aleatórias contínuas de distribuição conjunta; valor esperado; covariância e correlação;distribuição da média amostral e combinação linear

5.      Intervalos Estatísticos e Testes de Hipótese

6.      Inferência Estatística e Introdução à Análise de Variância

7.      Análise de regressão linear e não-linear; correlação

8.      Controle estatístico de processos

9.      Tipos de reatores e operações unitárias

10.  Processos de refino de petróleo: destilação atmosférica, destilação à vácuo, craqueamento catalítico, hidrocraqueamento, isomerização, alquilação, reforma catalítica, hidrotratamento

11.  Petroquímica: processos de primeira e segunda geração. Petroquímicos básicos, intermediários e termoplásticos

12.  Processos Inorgânicos: ácido sulfúrico, ácido nítrico, fertilizantes, cabonatos, cimento, síntese de amônia e uréia

13.  Introdução aos processos bioquímicos. Tecnologia das fermentações: àlcool

 

 

 

ÁREA: FARMACOBOTÂNICA E FARMACOGNOSIA

 

 

1.      Conceitos de Farmacobotânica e Farmacognosia

2.      02. Etnobotânica e Etnofarmacologia

3.      03. Produtos de Origem Vegetal e o Desenvolvimento de medicamentos: Plantas como fontes de matérias primas e Substâncias Naturais como protótipo de fármacos

4.      04. Sistemas de classificação Botânica, nomenclatura, classificação e identificação de Plantas Medicinais

5.      05. Fisiologia Vegetal: adaptações bioquímicas das plantas ao ambiente (ao frio, ao calor, à seca, à umidade, ao solo e a poluição).

6.      06. Metabolismo primário e secundário: biossíntese das principais classes de produtos naturais bioativos.

7.      07. Obtenção racional de drogas vegetais: cultivo, colheita e processamento.

8.      08. Avaliação da qualidade de matérias primas vegetais.

9.      09. Análise macroscópica e microscópica de drogas vegetais constituídas de folhas, flores, frutos, sementes, cascas e órgãos subterrâneos.

10.  Processos extrativos: maceração; digestão; extração por ultra-som; percolação; extração contínua; extração por arraste a vapor.

11.  Obtenção e padronização de extratos aquosos, tinturas, extratos fluidos, extratos secos e óleos essenciais.

12.  Ocorrência, aspectos químicos, aspectos biológicos, emprego farmacêutico e análise de drogas vegetais contendo Alcalóides.

13.  Ocorrência, aspectos químicos, aspectos biológicos, emprego farmacêutico e análise de drogas vegetais contendo flavonóides.

14.  Ocorrência, aspectos químicos, aspectos biológicos, emprego farmacêutico e análise de drogas vegetais  contendo taninos.

15.  Ocorrência, aspectos químicos, aspectos biológicos, emprego farmacêutico e análise de drogas vegetais contendo óleos voláteis.

16.  Ocorrência, aspectos químicos, aspectos biológicos, emprego farmacêutico e análise de drogas vegetais contendo saponinas.

17.  Ocorrência, aspectos químicos, aspectos biológicos, emprego farmacêutico e análise de drogas vegetais contendo antraquinonas.

18.  Ocorrência, aspectos químicos, aspectos biológicos, emprego farmacêutico e análise de drogas vegetais contendo heterosídeos cardiotônicos.

19.  Ocorrência, aspectos químicos, aspectos biológicos, emprego farmacêutico e análise de drogas vegetais contendo cumarinas, cromonas e xantonas.

20.  Plantas contendo compostos bioativos com atividade tóxica e ação inseticida.

21.  Produção e controle de qualidade de medicamentos fitoterápicos.

22.  Validação de Fitoterápicos: Aspéctos Químicos e Biológicos

23.  Legislação e aspectos legais para controle de qualidade de drogas vegetais e Registro de Fitoterápicos.

 

 

ÁREA: FARMACOTÉCNICA E FARMACOTÉCNICA HOMEOPÁTICA

 

 

1.      Fórmulas farmacêuticas, formas farmacêuticas e vias de administração dos medicamentos.

2.      Boas Práticas de manipulação de medicamentos: definições e legislação. Registro de medicamentos dinamizados industrializados homeopáticos, antroposóficos e anti-homotóxicos. Normas para o exercício da responsabilidade técnica em homeopatia.

3.      Estabilização e conservação de Medicamentos: Adjuvantes farmacotécnicos. Conceitos e classificação.

4.      Estabilização e conservação de Medicamentos: Embalagem para uso farmacêutico. Conceito, classificação e controle de Qualidade de material de embalagem.

5.      Sistemas Dispersos Homogêneos: Soluções. Conceito, classificação, preparação e embalagem.

6.      Sistemas Dispersos Heterogêneos: Dispersões Coloidais, Suspensão e Aerossóis. Conceito, preparação e embalagem. Estabilidade das Suspensões.

7.      Sistemas Dispersos Heterogêneos: Emulsões. Conceito, classificação, preparação e embalagem. Estabilidade das emulsões.

8.      Colírios e Errinos/Preparações Nasais. Isotonização. Sistemas Tamponantes. Conceito, classificação, preparação e embalagem.

9.      Supositórios e óvulos. Conceito, classificação, preparação e embalagem.

10.  Formas farmacêuticas sólidas: Pós. Conceito, classificação, preparação e embalagem. Pós Efervescentes.

11.  Formas farmacêuticas sólidas: Cápsulas. Conceito, classificação, preparação e embalagem. Tecnologia e seleção dos invólucros. Higroscopicidade, eflorescência e deliqüescência.

12.  Medicamento Homeopático: Policrestos e Semi-policrestos. Origem dos medicamentos homeopáticos. Bioterápicos/Isoterápicos.

13.  Medicamento Homeopático: Forma Farmacêutica Básica - Tintura-Mãe. Conceito e métodos de preparo segundo Farmacopéia Homeopática Brasileira (FHB) e Manual da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABFH). Acondicionamento e rotulagem.

14.  Medicamento Homeopático: Formas Farmacêuticas Derivadas: Conceito, nomenclatura, as escalas e os métodos de preparo do medicamento homeopático.

15.  Medicamento Homeopático: Formas Farmacêuticas Líquidas de uso interno. Conceito, classificação, preparação, embalagem e rotulagem.

16.  Medicamento Homeopático: Formas Farmacêuticas Sólidas de uso interno. Conceito, classificação, preparação, embalagem e rotulagem.

17.  Medicamento Homeopático: Formas Farmacêuticas de uso externo. Conceito, classificação, preparação, embalagem e rotulagem.

  1. Controle de qualidade da Tintura-mãe e Insumos farmacêuticos. Certificado de análise.

 

ÁREA: FARMACOTÉCNICA E TECNOLOGIA FARMACÊUTICA

 

 

1.      Fórmulas farmacêuticas, formas farmacêuticas, adjuvantes farmacotécnicos e vias de administração dos medicamentos.

2.      Boas Práticas de Fabricação e Boas práticas de manipulação: definições e legislação.

3.      Estabilidade de Medicamentos. Tipos de estabilidade. Fatores intrínsecos e extrínsecos que interferem na estabilidade dos medicamentos. Estudo de estabilidade segundo Arrhenius. Estudos de Estabilidade de medicamentos. Zonas Climáticas.

4.      Preformulação de medicamentos. Ensaios Fundamentais. Inter-relação entre as propriedades dos fármacos. Solubilidade. Permeabilidade.  Polimorfos/Pseudopolimorfos. Sistema de Classificação Biofarmacêutica. Estudos de compatibilidade entre fármacos e/ou excipientes.

5.      Sistemas Dispersos Homogêneos: Soluções. Conceito, classificação, preparação e embalagem. Desenvolvimento e equipamentos utilizados na produção industrial.

6.      Sistemas Dispersos Heterogêneos: Dispersões Coloidais, Suspensão e Aerossóis. Conceito, preparação e embalagem. Estabilidade das Suspensões. Desenvolvimento e equipamentos utilizados na produção industrial.

7.      Sistemas Dispersos Heterogêneos: Emulsões. Conceito, classificação, preparação e embalagem. Estabilidade das emulsões. Desenvolvimento e equipamentos utilizados na produção industrial.

8.      Colírios e Errinos/Preparações Nasais. Isotonização. Sistemas Tamponantes. Conceito, classificação, preparação e embalagem. Desenvolvimento e equipamentos utilizados na produção industrial.

9.      Preparações de Uso Parenteral: Injetáveis. Especificações farmacopêicas para água para injetáveis. Desenvolvimento e equipamentos utilizados na produção industrial. Material particulado e salas Limpas. Esterilização e liofilização.

10.  Formas farmacêuticas semissólidas: Pomadas. Conceito, classificação, preparação e embalagem. Desenvolvimento e equipamentos utilizados na produção industrial.

11.  Supositórios e óvulos. Conceito, classificação, preparação e embalagem. Desenvolvimento e equipamentos utilizados na produção industrial.

12.  Formas farmacêuticas sólidas: Pós. Conceito, classificação, preparação e embalagem. Pós Efervescentes. Desenvolvimento e equipamentos utilizados na produção industrial.

13.  Formas farmacêuticas sólidas: Cápsulas. Conceito, classificação, preparação e embalagem. Tecnologia e seleção dos invólucros. Higroscopicidade, eflorescência e deliqüescência. Desenvolvimento e equipamentos utilizados na produção industrial.

14.  Formas farmacêuticas sólidas: Comprimidos. Conceito. Adjuvantes dos comprimidos. Produção de comprimidos. Equipamentos utilizados na produção industrial. Embalagem para comprimidos.

15.  Formas farmacêuticas de liberação modificada. Conceito e nomenclatura. Tipos de sistemas de liberação modificada. Desenvolvimento de sistemas de liberação modificada.

  1. Revestimento de formas Farmacêuticas sólidas. Conceito e tipos de revestimento. Fatores que interferem na qualidade do revestimento. Equipamentos utilizados para produção industrial.

 

 

 

ÁREA: FENÔMENOS DE TRANSPORTE

 

 

1.      Fluídos Newtonianos e Não Newtonianos. Transportes Moleculares

2.      Balanços globais de energia, energia mecânica, quantidade de movimento

3.      Balanço diferencial de massa. Equação da continuidade

4.      Balanço diferencial de quantidade de movimento

5.      Escoamento em regime turbulento

6.      Escoamento incompressível de fluidos não viscosos

7.      Transferência de calor em regime estacionário e transiente

8.      Convenção natural e forçada

9.      Transferência de calor com mudança de fase

10.  Transferência de massa difusiva

11.  Modelos de difusão para gases, líquidos e sólidos

12.  Transferência de massa convectiva

13.  Transferência de massa em regime estacionário e regime transiente

14.  Transferência de massa com reação química

15.  Transferência simultânea de calor e massa

  1. Transferência de massa entre fases

 

 

ÁREA: GESTÃO E SEGURANÇA INDUSTRIAL

 

 

1.      Introdução à Administração

2.      As funções da administração

3.      Conceitos, objetivos e teorias das organizações

4.      Organização administrativa

5.      Estrutura organizacional

6.      O controle administrativo

7.      Introdução à matemática financeira

8.      Análise de alternativas de investimentos

9.      Métodos de depreciação

10.  Análise de sensibilidade

11.  Análise de viabilidade econômica de processos industriais

12.  Empreendedorismo

13.  Marketing Estratégico

14.  Plano de negócio: processo mental, estrutura geral, elaboração, análises e projeções financeiras e conclusões estratégicas

15.  Introdução à segurança do trabalho

16.  Legislação de Segurança Industrial

17.  Plano Básico de Segurança

18.  Organização de segurança e medicina do trabalho

19.  Segurança no projeto industrial

20.  Equipamento de Proteção coletiva e individual

21.  Normatização e legislação específica

 

 

 

 

 

ÁREA: MÉTODOS NUMÉRICOS E ALGORITMOS

 

1.      Introdução aos sistemas algébricos e diferenciais, baseada em aplicações em Engenharia Química.

2.      Matrizes: decomposição em valores singulares (autovalores e autovetores).

3.      Decomposições QR.

4.      Normas e número de condição de matriz. Métodos computacionais para matrizes.

5.      Sistemas de equações não lineares algébricas.

6.      Métodos de secção, Newton-Raphson, Levenberg-Marquardt.

7.      Métodos baseado em transformação de variáveis.

8.      Resolução analítica de sistemas de equações diferenciais ordinárias lineares com condição inicial.

9.      Transformadas de Laplace.

10.  Resolução numérica de sistemas de equações diferenciais ordinárias não lineares.

11.  Rigidez do sistema.

12.  Estabilidade de algoritmos.

13.  Algoritmos de Runge-Kutta.

14.  Algoritmos multi-passo. Método de Gear.

15.  Sistemas de equações diferenciais e algébricas: resolução numérica.

 

ÁREA: OPERAÇÕES UNITÁRIAS

 

1.      Equipamentos para transporte de fluidos

2.      Dinâmica de escoamento de partículas em fluidos

3.      Fluidização

4.      Transporte hidráulico e pneumático

5.      Filtração

6.      Sedimentação

7.      Centrifugação

8.      Trocadores de calor

9.      Evaporadores

10.  Psicrometria

11.  Processos de umidificação, desumidificação e resfriamento

12.  Secagem

13.  Cristalização

14.  Destilação

15.  Absorção

16.  Extração

17.  Lixiviação

18.  Adsorção

 

 

ÁREA: PROCESSOS QUÍMICOS E BALANÇO DE MASSA E ENERGIA

 

1.      Lei da conservação da massa e energia

2.      Balanço de massa com e sem reação química em processos químicos

3.      By-pass, reciclo e combustão

4.      Sistemas bifásicos gás-líquido e equilíbrio líquido-vapor

5.      Balanço de massa envolvendo condensação/evaporação

6.      Balanço de energia com e sem mudança de fase em processos químicos

  1. Balanços de massa energia combinados

 

 

ÁREA: PROJETO DE PROCESSOS QUÍMICOS E INSTALAÇÕES

 

1.      Introdução aos tipos de projetos e fluxograma de blocos de processos.

2.      Memória de cálculo em balanço de massa e energia.

3.      Fluxogramas de processo (PF) e fluxogramas de engenharia (P&I).

4.      Especificações e normas técnicas utilizadas em projetos.

5.      Memória de cálculo e dimensionamento de equipamentos (Bombas e linhas de utilidades, Trocadores de calor e Reatores).

6.      Equipamentos de separação.

7.      Válvulas e instrumentos de processo.

 

ÁREA: QUÍMICA DE BIOMOLÉCULAS

 

01. Aspectos teóricos da ação de biomoléculas: influência de propriedades físico-químicas na bioatividade, parâmetros físico-químicos e relações quantitativas entre estrutura química e atividade biológica;

02. Aspectos químicos, farmacológicos e de relações estrutura-atividade de biomoléculas que atuam sobre o Sistema Nervoso Central;

03. Aspectos químicos, farmacológicos e de relações estrutura-atividade de biomoléculas que atuam sobre o Sistema Nervoso Autonômico;

04. Aspectos químicos, farmacológicos e de relações estrutura-atividade de biomoléculas utilizadas no tratamento de disfunções cardiovasculares;

05. Aspectos químicos, farmacológicos e de relações estrutura-atividade de biomoléculas que afetam o sistema imune (anti-inflamatórios e anti-histamínicos);

06. Aspectos químicos, farmacológicos e de relações estrutura-atividade de biomoléculas que atuam no sistema hormonal;

07. Aspectos químicos, farmacológicos e de relações estrutura-atividade de biomoléculas com atividades antibiótica, antiparasitária, antifúngica, antimicobacteriana, antivirais, antineoplásicas;

08. Desenvolvimento de fármacos sintéticos e a partir de protótipos naturais;

09. Plantas como fontes de matérias primas e substâncias naturais como protótipo de fármacos;

10. Síntese e Biossíntese de metabólitos secundários;

11. Ocorrência, aspectos químicos, aspectos biológicos, emprego farmacêutico de alcaloides bem como suas relações entre estrutura química e atividade biológica;

12. Ocorrência, aspectos químicos, aspectos biológicos, emprego farmacêutico de óleos voláteis;

13. Produção e controle de qualidade de medicamentos fitoterápicos;

14. Legislação e aspectos legais para controle de qualidade de drogas vegetais e Registro de Fitoterápicos.

 

 

ÁREA: QUÍMICA, SUBÁREA: QUÍMICA ANALÍTICA

 

1- Probabilidade Aplicada a Química

2- Estatística Descritiva Aplicada a Química

3- Estatística Indutiva Aplicada a Química

4 – Ferramentas Estatísticas para a Qualidade

5- Metrologia Química e Incerteza de Medição

6- Métodos Estatísticos Não-Paramétricos

7- Análise por Regressão Linear Simples e Múltipla

8- Análise Exploratória de Dados (PCA)

9- Calibração Multivariada (PLS)

10- Planejamento e Otimização de Experimentos (Fatorial, Blocagem, Mistura, Simplex e Superfície de Resposta)

 

ÁREA: QUÍMICA, SUBÁREA: FISICO-QUÍMICA

 

1. Postulados e teoremas da teoria quântica

2. Modelo da partícula na caixa e correlações com sistemas de interesse químico

3. Modelo do oscilador harmônico e correlações com sistemas de interesse químico

4. Modelo do rotor rígido 2D e 3D e correlações com sistemas de interesse químico

5. Átomo de hidrogênio

6. Átomos polieletrônicos

7. Teoria da perturbação

8. Teoria variacional e suas aplicações em sistemas químicos

9. Teoria dos orbitais moleculares

10. Combinações lineares adaptadas à simetria

 

ÁREA: TOXOLOGIA

 

1.      Conceitos Gerais da Toxicologia

2.      Avaliação de Risco Toxicológico

3.      Toxicocinética

4.      Toxicodinâmica

5.      Principais Contaminantes Ambientais

6.      Plantas tóxicas

7.      Intoxicação medicamentosa

8.      Exposição ocupacional a agentes químicos

9.      Toxicologia Forense

10.  Principais drogas de abuso

11.  Desreguladores endócrinos

12.  Análises toxicológicas de drogas de abuso e dopping

13.  Análises toxicológicas de contaminantes de alimentos

14.  Análises toxicológicas de metais pesados

15.  Toxicologia patológica: sistema nervoso central

16.  Toxicologia patológica: fígado

17.  Toxicologia patológica: rins

18.  Toxicologia patológica: sistema reprodutor

19.   Gestão em Análises Clínicas

 

 

ÁREA: TECNOLOGIA QUÍMICA FARMACÊUTICA

 

 

1.      Indústria Químico-Farmacêutica: panoramas nacional e internacional;

2.      A Cadeia Farmacêutica, seus produtos e tipos de processos de manufatura;

3.      Planejamento, desenvolvimento e controle de processos farmoquímicos;

4.      Instalação e design de plantas químicas;

5.      Equipamentos da indústria químico-farmacêutica: reatores, trocadores de calor, agitadores;

6.      Equipamentos da indústria químico-farmacêutica aplicados nos processos de separação e purificação de farmoquímicos;

7.      Materiais para construção de equipamentos e reatores;

8.      Processos Unitários da indústria farmoquímica: alquilações, aminações, esterificações, nitrações, halogenações, sulfonações e sulfatações, oxidações, hidrogenações e desidrogenações;

9.      Tratamento de água para as indústrias farmoquímica e farmacêutica;

10.  Tratamento de resíduos;

11.  Segurança industrial;

12.  Aspectos regulatórios da produção de indústrias farmoquímicas e legislação farmoquímica;

13.  Aspectos teóricos da ação de fármacos: influência das propriedades físico-químicas na ação de fármacos, parâmetros físico-químicos e relações quantitativas entre estrutura química e atividade biológica (QSAR-2D e 3D);

14.  Planejamento de candidatos a fármacos: métodos gerais e especiais, latenciação, planejamento racional, química combinatória;

15.  Aspectos químicos, farmacológicos e de relações estrutura-atividade de fármacos que atuam sobre o Sistema Nervoso Central;

16.  Aspectos químicos, farmacológicos e de relações estrutura-atividade de fármacos que atuam sobre o Sistema Nervoso Autonômico;

17.  Aspectos químicos, farmacológicos e de relações estrutura-atividade de fármacos utilizados no tratamentode disfunções cardiovasculares e de diuréticos;

18.  Aspectos químicos, farmacológicos e de relações estrutura-atividade de fármacos que afetam o sistemaimune (anti-inflamatórios e anti-histamínicos);

19.  Aspectos químicos, farmacológicos e de relações estrutura-atividade de fármacos que atuam no sistema hormonal;

20.  Aspectos químicos, farmacológicos e de relações estrutura-atividade de quimioterápicos (antibacterianos, antibióticos, antiparasitários, antifúngicos, antimicobacterianos, antivirais, antineoplásicos).

 

 

ÁREA: TRATAMENTO DE EFLUENTES

 

 

8.      Principais parâmetros de caracterização e seus impactos no meio ambiente;

9.      Pré-Tratamento e Tratamento Primário de Resíduos;

10.  Tratamento Biológico Aeróbio;

11.  Tratamento Biológico Anaeróbio;

12.  Tratamento avançado de efluentes: remoção de nutrientes;

13.  Tecnologias auxiliares para os processos biológicos (absorção com carvão ativo, separação com membranas);

14.  Processos físico-químicos de tratamento de efluentes;

15.  Processos Oxidativos Avançados;

16.  Projeto de sistemas de tratamento de efluentes industriais;

17.  Tratamento de Resíduos Sólidos;

18.  Reuso de águas residuárias.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ANEXO II

 

DECLARAÇÃO

 

MAGNÍFICO REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO

 

 

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          Nome Completo

 

 

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                     Profissão                                                  CPF                          Nº do Conselho Regional

 

 

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                            Nacionalidade                                                         Estado Civil

 

 

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                                                                    Endereço Completo

 

Vem mui respeitosamente requerer à Vossa Magnificência, que se digne autorizar a minha inscrição no Processo Seletivo Simplificado de Professor Temporário para provimento do cargo de Professor Adjunto Temporário, no regime de 40 (quarenta) horas semanais, no Campus Diadema, Área: ___________________________________, Subárea: ____________________________________, para o que, junta ao presente a documentação referida no Edital nº 320 de 13 de junho de 2012.

 

Declaro que possuo os documentos comprobatórios exigidos para inscrição e a escolaridade constante do item 1.1, para o Processo Seletivo Simplificado de Professor Temporário, acima mencionado, e que estou ciente e de acordo com os dispositivos constantes das Resoluções do Conselho Universitário nºs 55 e 63 e do Edital nº 320 de 13 de junho de 2012.

 

 

Termos em que,

Pede Deferimento.

 

Diadema,              de                                     de 2012

 

 

 

 

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Assinatura