SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO

PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO

DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS

 

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO

 

EDITAL Nº 603, DE 31 DE OUTUBRO DE 2012

 

O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO, no uso de suas atribuições legais e estatutárias e considerando o que dispõe a Portaria Normativa Interministerial MP/MEC nº 22, 30/04/2007, publicada em Diário Oficial da União de 02/05/2007, respeitando o que dispõe o Decreto nº 6.944 de 21 de agosto de 2009, a Medida Provisória 568 de 11/05/2012, publicada em Diário Oficial da União de 14/05/2012 e a Resolução do Conselho Universitário nº 78, de 10 de outubro de 2010 (JÁ COM O TEXTO RETIFICADO)  (disponível no site da UNIFESP), torna público que estarão abertas as inscrições para o Concurso Público de provas e títulos para o Magistério de Ensino Superior, para o seu Quadro Permanente, a serem distribuídos no Campus Diadema, em conformidade com a Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, Lei nº 7.596, de 10 de abril de 1987, Decreto nº 94.664, de 23 de junho de 1987, e mediante as normas contidas neste Edital e suas posteriores alterações, não cabendo a nenhum candidato alegar desconhecimento dos citados expedientes.

1. DAS ESPECIFICAÇÕES DO CONCURSO PÚBLICO

1.1 O presente concurso objetiva o provimento de 17 (dezessete) vagas na Classe de Professor Auxiliar – Nível I, (JÁ COM O TEXTO RETIFICADO) , nos regimes de trabalho e áreas de conhecimento constantes abaixo:

Área

Subárea

Requisitos

Nº de Vagas

Regime de Trabalho

Ciência e Tecnologia dos Alimentos

 

Titulo de Doutor e formação na área do concurso. No ato da Inscrição entregar projeto de pesquisa na área do concurso.

01

DE

Ciências Ambientais

Ecossistemas

Titulo de Doutor. No ato da Inscrição entregar projeto de pesquisa nas áreas constantes no Anexo II.

01

DE

Ciências Ambientais

Estatística e modelagem de paisagem

Titulo de Doutor. No ato da Inscrição entregar projeto de pesquisa nas áreas constantes no Anexo II.

01

DE

Ciências Ambientais

Recuperação de áreas degradadas

Titulo de Doutor. No ato da Inscrição entregar projeto de pesquisa nas áreas constantes no Anexo II.

01

DE

Ciências Ambientais

Saúde e Meio Ambiente

Titulo de Doutor. No ato da Inscrição entregar projeto de pesquisa nas áreas constantes no Anexo II.

01

DE

Ciências Atmosféricas

Climatologia e Química da Atmosfera

Título de Doutor. No ato da Inscrição entregar projeto de pesquisa nas áreas constantes no Anexo II.

01

DE

Controle de Qualidade

 

Título de Doutor. Graduado em Farmácia ou Farmácia e Bioquímica ou Farmácia Industrial. Experiência comprovada em Controle de Qualidade de Medicamentos e Cosméticos. No ato da Inscrição entregar projeto de pesquisa na área do concurso,.

01

DE

Educação

Gestão Escolar e Políticas da Educação Básica

Doutor em Educação nas áreas de Gestão em Educação  ou Políticas Públicas da Educação. No ato da inscrição entregar Projeto de Pesquisa nas áreas constantes no Anexo II.

01

DE

Farmacobotânica e farmacognosia

 

Graduação em Farmácia ou Farmácia e Bioquímica ou Farmácia Industrial. Título de Doutor. No ato da inscrição entregar Projeto de Pesquisa na área do concurso.

01

DE

Farmacotécnica Homeopática, Gestão de Empresas Farmacêuticas e Deontologia e Legislação Farmacêutica

 

Graduação em Farmácia, Farmácia e Bioquímica ou Farmácia Industrial. Título de Especialista em  Homeopatia ou Farmácia Homeopática ou Farmacotécnica  Homeopática. Titulo de Doutor. Experiência em Homeopatia. No ato da inscrição entregar Projeto de Pesquisa na área do concurso.

01

DE

Psicologia

Psicologia da Educação

Doutor em Educação (área de concentração em Psicologia Educacional ou Psicologia Escolar ) ou Doutor em Psicologia  (área de concentração Psicologia Educacional ou Psicologia da Educação ou Psicologia Escolar e Desenvolvimento e Humano). No ato da inscrição entregar Projeto de Pesquisa na área do Concurso.

01

40

Química

Físico-Química

Bacharelado em Química ou Química Industrial ou Licenciatura em Química. Título de Doutor. No ato da inscrição entregar Projeto de Pesquisa nas áreas constantes no Anexo II.

01

DE

Química

Química Analítica

Bacharelado em Química ou Química Industrial ou Licenciatura em Química. Título de Doutor. No ato da inscrição entregar Projeto de Pesquisa nas áreas constantes no Anexo II.

01

DE

Química

Química Analítica e Ambiental

Bacharelado em Química ou Graduação em Química Industrial ou Licenciatura em Química. Título de Doutor. No ato da inscrição entregar Projeto de Pesquisa nas áreas constantes no Anexo II.

01

DE

Química de Princípios Ativos Naturais e Sintéticos

Química Farmacêutica e Farmacognosia

Graduação em Farmácia, Farmácia e Bioquímica ou Farmácia Industrial. Título de Doutor. No ato da inscrição entregar Projeto de Pesquisa na área do concurso.

01

DE

Tecnologia Farmacêutica

Farmacotécnica e Tecnologia Farmacêutica

Graduação em Farmácia ou Farmácia e Bioquímica ou Farmácia Industrial. Título de Doutor. No ato da inscrição entregar Projeto de Pesquisa na área do concurso.

01

DE

Tecnologia Químico-Farmacêutica e Química Farmacêutica

 

Graduação em Farmácia ou Farmácia e Bioquímica ou Farmácia Industrial ou Bacharelado em Química ou Química Industrial. Título de Doutor. No ato da inscrição entregar Projeto de Pesquisa na área do concurso.

01

DE

 

1.2. Remuneração para o regime de trabalho de quarenta horas semanais: R$ 4.776,00 (quatro mil setecentos e setenta e seis reais), sendo: Vencimento básico: R$ 2.618,61 (dois mil seiscentos e dezoito reais e sessenta e um centavos); Retribuição por Titulação - RT: R$ 1.853,39 (um mil, oitocentos e cinqüenta e três reais e trinta e nove centavos) e Auxílio Alimentação: R$ 304,00 (trezentos e quatro reais).

 

1.3. Remuneração para regime de trabalho de quarenta horas semanais, Dedicação Exclusiva (DE): R$ 7.931,02 (sete mil, novecentos e trinta e um reais e dois centavos), sendo: Vencimento Básico: R$ 3.553,46 (três mil, quinhentos e cinqüenta e três reais e quarenta e seis centavos); Retribuição por Titulação - RT: R$ 4.073,56 (quatro mil, setenta e três reais e cinqüenta e seis centavos) e Auxílio Alimentação: R$ 304,00 (trezentos e quatro reais).

 

1.4. Atribuições gerais do cargo: Docência de nível superior na área do concurso e participação nas atividades de graduação, pesquisa, extensão, assistência e administração da Universidade Federal de São Paulo.

 

 

2. TITULAÇÃO MÍNIMA EXIGIDA/REQUISITOS:

 

2.1. As vagas a que se refere o presente Edital serão acessíveis somente aos candidatos detentores do título de Doutor, outorgado por Instituição Brasileira e, na hipótese de título outorgado por instituição estrangeira, revalidado conforme legislação vigente.

 

2.2. Somente serão reconhecidos os títulos emitidos por instituições reconhecidas pelo MEC.

 

2.3. A experiência, deverá ser comprovada através de registro na carteira profissional ou declaração da instituição empregadora.

 

3. DA INSCRIÇÃO:

 

3.1. Período de 08 de novembro à 07 de dezembro de 2012, exceto sábados, domingos e feriados, para entrega da documentação exigida

 

3.2. Horário das 9h00 às 12h00 e das 13h00 às 16h00.

 

3.3. Local: Campus Diadema, Rua Prof. Artur Riedel, 275 - Jd. Eldorado - Diadema - SP , pessoalmente ou por procurador legalmente constituído.

3.4. O candidato deverá preencher completamente o formulário eletrônico após ciência e anuência do inteiro teor do presente Edital (endereço eletrônico: www.unifesp.br), seguindo os passos:

a) acessar www.unifesp.br;

b) acessar o ícone “concurso público”, à direita da tela;

c) fechar a tela “últimas informações”, após leitura;

d) acessar na coluna “Inscrições para Docentes” o campus de interesse – no caso Diadema (JÁ COM O TEXTO RETIFICADO)

e) acessar o ícone “Inscrições”;

f) ler na íntegra o Edital, clicar “de acordo” ao final da leitura;

g) preencher, imprimir e pagar o boleto bancário, em qualquer agência bancária.

3.4.1. As informações prestadas no formulário eletrônico serão de inteira responsabilidade do candidato, bem como mantê-las atualizadas junto a Divisão de Recrutamento e Seleção do Departamento de Recursos Humanos. À UNIFESP fica reservado o direito de excluir do Concurso Público aquele que não preencher o formulário de forma completa, correta, ou fornecer dados comprovadamente inverídicos ou ainda não atualizar seu endereço e telefone, através de solicitação protocolada na Seção de Protocolo do Campus São Paulo - Capital, sito a R. Sena Madureira, 1500 – térreo, Vila Clementino, São Paulo - SP, no horário das 8h00 às 11h00 e das 13h00 às 16h00.

3.4.2. O candidato deverá imprimir o boleto bancário relativo à taxa de inscrição, integrante do formulário eletrônico, nos valores indicados abaixo de acordo com o regime de trabalho da área de inscrição e efetuar o recolhimento em qualquer estabelecimento da rede bancária.

PARA O REGIME DE QUARENTA HORAS SEMANAIS: R$ 119,40 (cento e dezenove reais e quarenta centavos).

PARA O REGIME DE QUARENTA HORAS SEMANAIS, DEDICAÇÃO EXCLUSIVA (DE):  R$ 198,28 (cento e noventa e oito reais e vinte e oito centavos).

3.4.3. Após cumprir as etapas da Internet, o candidato deverá comparecer no período, horário e local indicado nos itens 3.1, 3.2 e 3.3, para efetivar a inscrição, devendo apresentar os seguintes documentos na ocasião:

a) Boleto e comprovante de pagamento da Taxa de Inscrição;

b) 1 (uma) cópia do documento oficial de identificação, válido no território nacional, com foto;

c) 2 (duas) vias do formulário próprio (Declaração – ANEXO III), dirigido ao Magnífico Reitor da UNIFESP, especificando a vaga pretendida;

d) 09 (nove) cópias encadernadas do Curriculum Vitae Lattes (Plataforma Lattes do CNPq) sendo identificado com o nome do candidato;

 

e) 09 (nove) cópias encadernadas de Memorial descritivo e circunstanciado de atividades de ensino, pesquisa e extensão, com a indicação dos trabalhos publicados, das atividades realizadas que sejam relacionadas ao cargo do concurso e demais dados que possam ser úteis à avaliação da banca examinadora;

 

f) 01 (uma) via da documentação comprobatória do memorial (cópia encadernada), preferencialmente digitalizada, de forma não violável (CD-R com etiqueta contendo a identificação do candidato e sua assinatura).

 

g) 09 (nove) cópias encadernadas do Projeto de Pesquisa, com no máximo 10 páginas, incluindo as referências bibliográficas, em tamanho da fonte 12, papel tamanho A4 (21 x 29,7 cm), fonte Times New Roman e espaçamento duplo, nas áreas abaixo listadas:

 

PARA AS ÁREAS/SUBÁREAS: PSICOLOGIA / PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO; CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS ALIMENTOS; CONTROLE DE QUALIDADE; FARMACOBOTÂNICA E FARMACOGNOSIA; FARMACOTÉCNICA HOMEOPÁTICA, GESTÃO DE EMPRESAS FARMACÊUTICAS E DEONTOLOGIA E LEGISLAÇÃO FARMACÊUTICA; QUÍMICA DE PRINCÍPIOS ATIVOS NATURAIS E SINTÉTICOS / QUÍMICA FARMACÊUTICA E FARMACOGNOSIA; TECNOLOGIA FARMACÊUTICA / FARMACOTÉCNICA E TECNOLOGIA FARMACÊUTICA; TECNOLOGIA QUÍMICO-FARMACÊUTICA E QUÍMICA FARMACÊUTICA: Apresentar Projeto de Pesquisa na área do concurso, conforme pontos constantes no Anexo I deste edital.

PARA AS DEMAIS ÁREAS/SUBÁREAS: Apresentar Projeto de Pesquisa conforme Pontos constantes no ANEXO II deste edital.

3.5. Em nenhuma hipótese será feita inscrição condicional ou extemporânea.

3.6. Não será permitida complementação documental fora do prazo fixado para inscrição.

3.7. A taxa de inscrição, uma vez paga, em hipótese alguma será restituída.

3.8. Será aceita a entrega dos documentos por procuração, desde que autorizada pelo candidato.

3.8.1 O procurador deverá apresentar procuração simples, sem a necessidade de reconhecimento de firma, devendo ser acompanhada de cópia de documento de identificação do candidato e do procurador.

3.9. O candidato, portador de necessidades especiais ou limitação física temporária, que necessitar de qualquer tipo de recurso ou condição especial para a realização das provas, deverá requerer por ocasião do preenchimento do formulário eletrônico, aduzindo as circunstâncias suscetíveis de justificar seu pedido.

3.9.1. O candidato que necessitar desses equipamentos e não os requisitar no formulário eletrônico perderá o direito de solicitá-los em outro momento, podendo providenciá-los por sua conta.

3.9.2. O atendimento da solicitação dos recursos de condições especiais fica vinculado à análise de viabilidade e de razoabilidade por parte da UNIFESP.

3.10. A UNIFESP não se responsabilizará por problemas ocorridos nos computadores dos interessados, falha de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como por outros fatores que impossibilitem o preenchimento do formulário eletrônico e emissão do boleto de pagamento da taxa de inscrição, no período regulamentar.

3.11. Não será aceito agendamento de pagamento como comprovante de pagamento.

3.12. Os documentos entregues pelo candidato no ato da inscrição, ficarão à disposição dos candidatos para serem retirados no prazo de 30 (trinta) dias da data da homologação do Concurso Público em Diário Oficial da União, após o qual serão incinerados.

3.13. Isenção de pagamento da taxa:

3.13.1. O candidato que preencher os requisitos estabelecidos abaixo poderá requerer a isenção do pagamento da taxa de inscrição, em formulário próprio, contendo: a) indicação do Número de Identificação Social – NIS, atribuído pelo CadÚnico; e b) declaração de que atende à condição estabelecida no inciso II do artigo 1º do Decreto nº 6.593/2008.

3.13.2. Terão direito à isenção todos os candidatos que:

a) estiverem inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico, de que trata o Decreto nº 6.135, de 26 de junho de 2007; e

b) forem membros de família de baixa renda, nos termos do Decreto nº 6.135, de 2007.

3.13.3. A Unifesp consultará o órgão gestor do CadÚnico para verificar a veracidade das informações prestadas pelo candidato.

3.13.4. A declaração falsa sujeitará o candidato às sanções previstas em lei, aplicando-se, ainda, o disposto no parágrafo único do art. 10 do Decreto nº 83.936, de 6 de setembro de 1979.

3.13.5. Os documentos de que trata o item 3.13.1. deverão ser entregues no Departamento de Recursos Humanos do Campus São Paulo - Capital, 3º andar, sito à Rua Sena Madureira, 1500, Vila Clementino até o dia 14 de novembro de 2012, no horário das 8h00 às 11h00 e das 13h00 às 16h00.

4. DAS PROVAS

4.1. O concurso será constituído pelas provas: Arguição do memorial, prova Didática, prova Prática.

4.2. Todas as provas terão caráter eliminatório, na forma da Resolução CONSU nº 78 (JÁ COM O TEXTO RETIFICADO), desta universidade.

4.3. Da Prova do Arguição do Memorial:

4.3.1. Consistirá de avaliação e arguição sobre o memorial, os títulos e os documentos comprobatórios para exercício da docência no Campus Diadema. O julgamento, expresso mediante nota global, deverá refletir os méritos do candidato como resultado da apreciação do conjunto da regularidade de suas atividades, com ênfase na produção acadêmica dos últimos 05 (cinco) anos de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão compreendendo: a) produção científica e/ou tecnológica (Qualificação de periódicos, Anais, Jornais e Revistas de acordo com Qualis-CAPES das áreas); b) atividade didática universitária; c) atividade de formação e orientação de discípulos; d) atividades profissionais que apresentem afinidade com o cargo do concurso; e) atividades relacionadas à prestação de serviços à comunidade; f) diplomas e títulos obtidos em razão de suas atividades, g) captação de recursos e h) metas, objetivos e perspectiva na carreira.

4.3.2. A prova de Arguição do Memorial terá peso de 40% (quarenta por cento).

4.3.3. Haverá gravação em meio eletrônico de voz da prova de arguição do memorial.

4.4. Da Prova Didática:

4.4.1. A Prova Didática constituir-se-á de uma aula teórica em nível de graduação, com duração entre 40 a 50 minutos, sobre tema de escolha do candidato dentre os pontos constantes do ANEXO I.

4.4.2. A Banca Examinadora, a seu critério e após a exposição da aula, poderá arguir o candidato sobre o tema da aula ou qualquer outro dentre os pontos constantes do ANEXO I.

4.4.3. A prova didática ocorrerá em sessão pública e será gravada em meio eletrônico de voz.

4.4.4. Os critérios de avaliação da Prova Didática levarão em conta: a) elaboração de plano de aula; b) domínio do conteúdo; c) objetividade e clareza; d) adequação ao nível de graduação; e) capacidade de comunicação; e f) uso de recursos didáticos.

4.4.5. A prova Didática terá peso de 30% (trinta por cento).

4.5. Da Prova Prática:

4.5.1. A Prova Prática constituir-se-á de avaliação do Projeto de Pesquisa por meio de exposição pelo candidato. O projeto de pesquisa será avaliado quanto à sua consonância com a formação do candidato e sua exeqüibilidade nas áreas nas quais o candidato está inscrito.

4.5.2. A aferição da prova prática será baseada no domínio do conteúdo, no uso de metodologias adequadas e na clareza da apresentação.

4.5.3. A Banca Examinadora poderá arguir os candidatos nesta prova que será gravada em meio eletrônico de voz.

4.5.4. A prova prática terá peso de 30% (trinta por cento).

4.6. Aferição dos candidatos

4.6.1. As notas deverão variar de zero a dez e no transcurso do concurso serão eliminados e, por consequência excluídos de participar das provas subsequentes, os candidatos que não obtiverem nota mínima 7,0 (sete) em qualquer uma das provas por, no mínimo, três membros da banca.

4.6.2. A nota final de cada prova corresponderá à média ponderada das notas atribuídas pelos examinadores.

4.6.3. A nota final de cada candidato do concurso será a média ponderada das notas das provas.

5. REALIZAÇÃO DAS PROVAS:

5.1. O concurso será realizado, provavelmente, em dezembro de 2012, no Campus Diadema, a ser confirmado através de publicação no Diário Oficial da União e no endereço eletrônico: www.unifesp.br, devendo ser acompanhado pelo candidato.

5.2. A duração do concurso dependerá do número de candidatos inscritos.

5.3. Qualquer alteração da data da realização das provas será publicada no Diário Oficial da União e no endereço eletrônico: www.unifesp.br, devendo ser acompanhada pelo candidato.

5.4. São de responsabilidade exclusiva do candidato a identificação correta da data, local de realização das provas e o seu comparecimento nos horários determinados.

5.5. Não será admitido o ingresso de candidato no local de realização das provas após o horário fixado para o seu início.

5.6. Não haverá segunda chamada para as provas. O não comparecimento a quaisquer das provas implicará na eliminação do candidato.

5.7. O candidato deverá comparecer ao local das provas com antecedência de 20 (vinte) minutos, munido do documento oficial de identidade, com foto, e válido em todo o território nacional.

5.8. Terá suas provas anuladas e será eliminado do Concurso, o candidato que, durante a realização de qualquer uma das provas: a) Usar ou tentar usar meios fraudulentos e/ou ilegais para sua realização; b) for surpreendido dando e/ou recebendo auxílio para a execução de quaisquer das provas; c) utilizar equipamentos que não forem expressamente permitidos, sendo proibido o uso de telefone celular, gravador, receptor e/ou pagers e/ou que se comunicar com outro candidato; d) faltar com o devido respeito para com qualquer membro da equipe de aplicação das provas, autoridades presentes e/ou os outros candidatos; e) afastar-se da sala de prova, a qualquer tempo, sem acompanhamento da equipe do Concurso; f) perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos, incorrendo em comportamento indevido; g) utilizar ou tentar utilizar meios fraudulentos para obter aprovação própria ou de terceiros, em qualquer etapa do Concurso Público.

5.9. A UNIFESP não se responsabilizará por perdas, roubos ou extravios de objetos ou de equipamentos eletrônicos ocorridos durante a realização das provas, nem danos neles causados.

5.10. Não serão dadas quaisquer informações por telefone ou por e-mail, em relação aos concursos referidos no presente Edital.

5.11. No caso de empate será dada preferência ao candidato que obtiver a maior nota final na prova de Arguição do Memorial; permanecendo o empate, o candidato com a maior nota final na prova didática; persistindo o empate o candidato mais antigo na função de magistério superior e, permanecendo o empate, o candidato mais idoso.

5.12. Concluídos os trabalhos, o Presidente da Banca Examinadora divulgará, em sessão pública, o resultado do concurso, com os nomes dos candidatos aprovados, classificados de acordo com a nota final e em 48 (quarenta e oito) horas, caso não haja recurso, será publicado no endereço eletrônico da UNIFESP o referido resultado em ordem de classificação e nota final.

6. DOS RECURSOS:

6.1 O candidato poderá interpor recurso, quanto ao mérito ou por vício de forma, contra o resultado provisório do concurso, no prazo de até 48 (quarenta e oito) horas, a contar da publicidade da decisão que trata o item 5.12 deste edital.

6.2. O recurso será julgado no prazo máximo de 10 (dez) dias úteis e não exercerá efeito suspensivo no processo do concurso público.

6.3. O recurso deverá ser protocolizado através de requerimento específico dirigido ao Sr. Pró-Reitor de Administração, contendo a fundamentação do recorrente, que deverá ser protocolado na Seção de Protocolo do Campus São Paulo, Rua Sena Madureira, 1500, térreo, no horário das 8h00 às 11h00 e das 13h00 às 16h00.

6.4. Será desconsiderada qualquer outra forma de recurso que não seja a que está descrita no item anterior, sendo vedado o encaminhamento via fax ou correio eletrônico, tampouco será considerado recurso extemporâneo.

6.5. Será aceito recurso entregue por terceiros, desde que autorizado por procuração simples, pelo candidato.

6.6. Em hipótese alguma será concedido pedido de revisão de recurso.

6.7. O requerente deverá ter ciência da decisão final do Pró-Reitor de Administração ao recurso apresentado, no prazo máximo de 48 (quarenta e oito) horas.

7. DA CLASSIFICAÇÃO:

7.1. Os candidatos serão classificados de acordo com o Anexo II do Decreto nº 6.944, de 21/08/09, disponibilizado no endereço eletrônico da UNIFESP (www.unifesp.br).

8. DA HOMOLOGAÇÃO DO RESULTADO FINAL:

8.1. O resultado final será homologado por meio de Edital que será publicado em Diário Oficial da União e no endereço eletrônico www.unifesp.br, contendo o nome dos candidatos por ordem de classificação e respectiva nota final.

9. DA NOMEAÇÃO:

9.1. Os candidatos serão nomeados por Portaria, publicada no Diário Oficial da União, e terão o prazo de 30 (trinta) dias, a contar da data da publicação, para tomar posse nos respectivos cargos.

9.2. O candidato que não tomar posse no prazo definido no subitem anterior terá tornada sem efeito sua Portaria de nomeação e será eliminado do concurso. Facultar-se-á à Administração a convocação de outro candidato habilitado, respeitando-se a ordem de classificação, observados os limites das vagas previstas neste Edital.

10. DOS REQUISITOS BÁSICOS PARA A INVESTIDURA NO CARGO:

10.1. Ter sido aprovado no concurso;

10.2. Ter nacionalidade brasileira ou portuguesa e, em caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento de gozo político, nos termos do § 1º, do artigo 12 da Constituição Federal da República.

10.3. Se estrangeiro, deverá apresentar o Visto Permanente no ato da posse.

10.4. Estar em dia com as obrigações eleitorais, em caso de candidato brasileiro.

10.5. Estar em dia com as obrigações militares, no caso de candidatos do sexo masculino.

10.6. Comprovar o nível de formação exigido para o cargo, conforme indicado nos itens 1 e 2 deste edital.

10.7. Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo atestada pela Junta Médica Oficial da UNIFESP.

10.8. É vedada a acumulação remunerada de cargos e empregos públicos, com exceção das hipóteses previstas no inciso XVI, do artigo 37, da Constituição Federal da República.

11. DA POSSE:

11.1. Somente serão aceitos diplomas de Graduação de curso reconhecido pelo MEC, devidamente registrado e de Pós-Graduação de Curso credenciado pela CAPES. Os diplomas ou títulos obtidos no exterior só serão aceitos em conjunto com a documentação de revalidação, nos termos da Lei.

11.2. Os candidatos detentores do Título de Livre Docência, expedido por outras instituições, deverão apresentar a Declaração de Equivalência do referido título expedida pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIFESP, situada na Rua Pedro de Toledo, 650, 2º andar – Vila Clementino, São Paulo – SP, Cep 04023-032.

11.3. PARA O REGIME DE TRABALHO DE QUARENTA HORAS SEMANAIS: No ato da posse serão exigidos todos os documentos declarados pelo candidato no período de inscrição; e os documentos: a) Certificado de Reservista ou de Dispensa de Incorporação, para candidatos brasileiros do sexo masculino; b) Título de eleitor, com o comprovante de votação na última eleição; c) Cadastro de Pessoa Física/CPF; d) Documento de Identidade com validade em todo o território Nacional; e) Diploma de Graduação; f) Documento comprobatório do grau de formação exigido para o exercício do cargo.

11.4. PARA O REGIME DE TRABALHO DE QUARENTA HORAS SEMANAIS, DEDICAÇÃO EXCLUSIVA (DE): No ato da posse serão exigidos todos os documentos declarados pelo candidato no período de inscrição; bem como a declaração de inexistência de vínculo em cargo público ou privado por ser a posse no regime de quarenta horas semanais – dedicação exclusiva; e que não foi demitido ou destituído de cargo em Comissão do Serviço Público Federal, nos termos do art. 137 da Lei nº 8.112/1990; e os documentos: a) Certificado de Reservista ou de Dispensa de Incorporação, para candidatos brasileiros do sexo masculino; b) Título de eleitor, com o comprovante de votação na última eleição; c) Cadastro de Pessoa Física/CPF; d) Documento de Identidade com validade em todo o território Nacional; e) Diploma de Graduação; f) Documento comprobatório do grau de formação exigido para o exercício do cargo.

11.5. A Posse fica condicionada à aprovação em inspeção médica a ser realizada pela Junta Médica Oficial da UNIFESP e ao atendimento das condições constitucionais e legais.

11.6. A posse se dará mediante a assinatura de termo de Posse e Compromisso, elaborado especialmente para esse fim e assinado, também, pelo DRH da UNIFESP.

12. DA VALIDADE DO CONCURSO:

12.1. O Concurso terá validade de 01 (um) ano, contado a partir da data da publicação do Edital de homologação do resultado final do concurso, podendo ser prorrogado por igual período, de acordo com o Decreto n.º 4.175/02, artigo 1º, § 1º e § 3º e interesse da Administração.

13. DISPOSIÇÕES GERAIS:

13.1. Não será fornecido aos candidatos qualquer documento comprobatório de classificação no Processo Seletivo, valendo para este fim o Edital de homologação do Resultado Final do Concurso Público, publicado no Diário Oficial da União que será disponibilizado no endereço eletrônico www.unifesp.br.

13.2. Ao efetuar a inscrição no Concurso, o candidato, automática e implicitamente, declara ter pleno conhecimento das Resoluções/CONSU, bem como estar de acordo com as normas estabelecidas neste Edital.

13.3. Na contagem dos prazos estabelecidos neste Edital o prazo começa no dia útil seguinte ao ato e incluir-se-á o do vencimento. Os prazos só se iniciam e vencem em dia de expediente na UNIFESP.

13.4. A admissão far-se-á nos limites de vagas descritos no item 1.1., deste Edital.

13.5. A indicação para provimento da vaga assegurará apenas a expectativa de direito à nomeação, ficando a concretização desse ato condicionada à observância das disposições legais pertinentes, bem como do exclusivo interesse e conveniência Administrativa da UNIFESP.

13.6. Ao assumir o cargo, será exigida do servidor, a disponibilidade de horário, compatível com as necessidades dos Cursos do Campus Diadema, observando-se para tanto o disposto nos incisos XVI e XVII, do art. 37 da Constituição Federal.

13.7. O candidato nomeado deverá participar de unidades curriculares dos cursos de graduação e pós-graduação para o qual for designado.

13.8. O candidato nomeado será submetido a um Estágio Probatório durante um período de 3 (três) anos, conforme disposto no Parecer AGU/MC-01/04, publicado no Diário Oficial da União de 16/7/2004 e adquirirá estabilidade, respeitando o disposto no artigo 41 da Constituição da República Federativa do Brasil.

13.9. A qualquer tempo, poder-se-ão anular a inscrição, as provas, a nomeação e a posse do candidato, desde que constatada falsidade em qualquer declaração e/ou qualquer irregularidade nos documentos apresentados.

13.10. Qualquer legislação com entrada em vigor após a data da publicação deste Edital, bem como alterações em dispositivos legais e normativos a ele posteriores, não serão objetos de avaliação nas provas de Concurso.

13.11. Os casos omissos serão resolvidos pelo Pró-Reitor de Administração da UNIFESP.

13.12. O presente Edital e demais informações poderão ser obtidas, exclusivamente, através do endereço eletrônico www.unifesp.br.

 

 

Prof. Dr. WALTER MANNA ALBERTONI

Reitor


ANEXO I

RELAÇÃO DE PONTOS PARA A PROVA DIDÁTICA

 

ÁREA/ SUBÁREA: CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS ALIMENTOS   

(CONSIDERAR OS MESMOS PONTOS PARA A PROVA PRÁTICA – APRESENTAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA)

1.      Química e Bioquímica dos alimentos.

2.      Microbiologia dos alimentos e toxinfecções alimentares.

3.      Valor nutricional dos alimentos e fatores anti-nutricionais.

4.      Bioquímica pós-colheita e pós-morte.

5.      Métodos e técnicas empregados na analise da composição e do valor nutritivo dos alimentos.

6.      Princípios gerais de conservação dos produtos de origem animal e vegetal

7.      Contaminação e intoxicações em alimentos.

8.      Controle de qualidade de alimentos.

9.      Armazenamento e preservação de alimentos.

10.  Efeitos de manipulação e processamento sobre o valor nutritivo dos alimentos.

11.  Embalagens de produtos alimentares: importância, tipos, controle de qualidade e funções.

12.  Toxicidade e resíduos de pesticidas em alimentos.

13.  Tecnologia de produtos de origem animal e vegetal.

14.  Tecnologia de alimentos dietéticos e nutricionais

15.  Padrões, legislação e fiscalização de alimentos.

16.  Segurança Alimentar e Nutricional.

17.  Alimentos funcionais

18.  Componentes bioativos nos alimentos.

19.  Analise físico-químico e sensorial de alimentos.

20.  Segurança Alimentar e Nutricional.

 

ÁREA/ SUBÁREA: CIÊNCIAS AMBIENTAIS / ECOSSISTEMAS

1.      Estrutura de processos dos ecossistemas: componentes bióticos e abióticos.

2.      Fluxo de energia e matéria em ecossistemas terrestres e aquáticos.

3.      Produtividade primaria e secundaria em ecossistemas terrestres e aquáticos.

4.      Ciclos biogeoquímicos: água, carbono, nitrogênio, fósforo e enxofre.

5.      Efeitos da comunidade sobre os processos dos ecossistemas.

6.      Dinâmica espacial e temporal em ecossistemas terrestres e aquáticos.

7.      Principais ecossistemas terrestres e aquáticos brasileiros.

8.      Ecossistemas antrópicos: agroecossitemas e sistema urbano.

9.      Manejo e conservação de ecossistemas terrestres e aquáticos.

10.  Bens e serviços ecossistêmicos.

 

ÁREA/ SUBÁREA: CIÊNCIAS AMBIENTAIS/ ESTATÍSTICA E MODELAGEM DE PAISAGEM

1.      Estatística Descritiva.

2.      Amostragem e Planos de Amostragem: população e amostra e tipos de agrupamento.

3.      Probabilidade, variáveis e tipos de distribuição.

4.      Inferência estatística: parâmetros estimadores, tamanho da amostra, teste de hipótese.

5.      Avaliação especial de variáveis: Krigagem.

6.      Modelos de Paisagem: conceituação e tipos.

7.      Padrões, Processos e Dinâmica de Paisagem.

8.      Parâmetro, métodos em Modelos de Paisagem.

9.      Álgebra Cartográfica.

10.  Modelos e simulações especiais e temporais.

 

ÁREA/ SUBÁREA:CIÊNCIAS AMBIENTAIS/ RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS

1.      Tratamento de paisagem e recomposição de topografia.

2.      Controle de erosão e de sedimentação.

3.      Restauração de camada fértil do solo.

4.      Revegetação.

5.      Fragmentação e perda de habitat.

6.      Fauna: Levantamento, manejo, recuperação.

7.      Aspectos Ecológicos: Sucessão ecológica, regeneração, tipos ecológicos, solo e serrapilheira.

8.      Planejamento e implementação das atividades silviculares.

9.      Plano de manejo florestal e de área mineradas.

10.  Monitoramento, manutenção e avaliação de processos de recuperação.

 

ÁREA/ SUBÁREA: CIÊNCIAS AMBIENTAIS/ SAÚDE E MEIO AMBIENTE

1.        Saúde Humana, Animal e Vegetal.

2.        Interações ser humano-ambiente-ser humano.

3.        Fragmentação de habitat, redução de biodiversidade e ecologia de doenças.

4.        Doenças emergentes e saúde dos ecossistemas.

5.        Mudanças Climáticas e Saúde Animal e Ambiental.

6.        Epidemiologia, Saúde Animal e Ambiente.

7.        Toxicologia do meio ambiente e saúde do ecossistema.

8.        Analise de risco e saúde dos ecossistemas: epizootias e zoonoses.

9.        Economia da saúde, política ambientais e sanitárias.

10.    Saúde Ambiental e Biologia da Conservação.

 

ÁREA/ SUBÁREA: CIÊNCIAS ATMOSFÉRICAS / CLIMATOLOGIA E QUÍMICA DA ATMOSFERA

 

1.        Composição e Balanço energético da atmosfera.

2.        Temperatura e Pressão Atmosférica: variação, efeitos, causas.

3.        Umidade Atmosférica e Precipitação.

4.        Dinâmica Geral da Atmosfera.

5.        Química da Poluição do Ar.

6.        Mudanças Climáticas.

7.        Composição Atmosférica, Ciclos Globais e Tempo de ciclagem.

8.        Meteorologia da Poluição do Ar.

9.        Inventario de emissão de poluentes.

10.    Impacto climático de emissões de poluentes.

 

ÁREA/ SUBÁREA: CONTROLE DE QUALIDADE 

(CONSIDERAR OS MESMOS PONTOS PARA A PROVA PRÁTICA – APRESENTAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA)

1.             Preparação, ensaio e caracterização de substâncias químicas de referência;

2.             Métodos físicos no controle de qualidade insumos farmacêuticos, medicamentos e cosméticos;

3.             Estabilidade de medicamentos e cosméticos e os principais ensaios e técnicas analíticas utilizadas;

4.             Métodos termoanalíticos: teoria e aplicação no controle de qualidade de medicamentos, cosméticos e insumos farmacêuticos;

5.             Espectroscopia no infravermelho próximo: teoria e aplicações no controle de qualidade de medicamentos, cosméticos e insumos farmacêuticos;

6.             Cromatografia a gás: teoria e aplicações na determinação da pureza de insumos farmacêuticos, medicamentos e cosméticos; principais tipos de detectores.

7.             Cromatografia líquida de alta eficiência: teoria e aplicações na análise de medicamentos, cosméticos, insumos farmacêuticos e em estudos da estabilidade; principais tipos de detectores;

8.             Cromatografia em camada delgada de alta eficiência: teoria e aplicações na análise de medicamentos e na determinação da pureza de substâncias químicas de referência;

9.             Validação de métodos analíticos aplicados ao controle de qualidade de medicamentos e cosméticos;

10.         Normatização e certificação da qualidade de produtos farmacêuticos; Qualidade de medicamento, correlatos e cosméticos;

11.         Biotério e animais de laboratórios;

12.         Validação de processos microbiológicos;

13.         Teste de esterilidade e liberação paramétrica;

14.         Ensaio de endotoxina bacteriana e de pirogênios;

15.         Ensaios de enumeração microbiana e identificação de microrganismos específicos;

16.         Ensaios biológicos de doseamento de antibióticos e fatores de crescimento;

17.         Avaliação de desinfetantes e antissépticos;

18.         Teste de eficácia de conservantes de medicamentos e cosméticos;

19.         Segurança e inocuidade de medicamentos, correlatos e cosméticos: reatividade biológica “in vivo” e “in vitro”;

20.         Controle de qualidade de fitoterápicos.

 

ÁREA/ SUBÁREA: EDUCAÇÃO /  GESTÃO ESCOLAR E POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

  1. Estado, políticas sociais e educação: direito à educação e cidadania.
  2. Demografia da educação brasileira: estudo de indicadores.
  3. Diferenciais de acesso e sucesso no sistema escolar: classe, gênero, etnia e cultura.
  4. Recursos Financeiros para a educação no Brasil.
  5. Políticas Educacionais e Gestão Escolar.
  6. A construção do Projeto Político-pedagógico da escola como prática da gestão.
  7. Gestão Escolar democrática e Gestão escolar participativa.
  8. Gestão escolar e formação de educadores.
  9. Avaliação de sistemas educacionais.
  10. Relação entre gestão escolar, movimentos sociais e participação popular.

 

ÁREA/ SUBÁREA: FARMACOBOTÂNICA E FARMACOGNOSIA 

(CONSIDERAR OS MESMOS PONTOS PARA A PROVA PRÁTICA – APRESENTAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA)

1.      Conceitos de Farmacobotânica e Farmacognosia.

2.      Etnobotânica e Etnofarmacologia.

3.      Produtos de Origem Vegetal e o Desenvolvimento de medicamentos: Plantas como fontes de matéria primas e Substancias naturais como protótipos de fármacos.

4.      Sistema de classificação Botânica, nomenclatura, classificação e identificação de Plantas Medicinais.

5.       Fisiologia Vegetal: adaptação bioquímica das plantas ao ambiente (ao frio, ao calor, à seca. À unidade, ao solo e a poluição).

6.      Metabolismo primário e secundário: biossíntese das principais classes de produtos naturais bioativos.

7.      Obtenção racional de drogas vegetais: cultivo, colheita e processamento.

8.      Avaliação de qualidade de matérias primas vegetais.

9.      Análise macroscópica e microscópica de drogas vegetais constituídas de folhas, flores, frutos, sementes, cascas e órgãos subterrâneos.

10.  Processos extrativos: maceração; digestão; extração por ultra-som; percolação; extração contínua; extração por arraste a vapor.

11.  Obtenção e padronização de extratos aquosos, tinturas, extratos fluidos, extratos secos e óleos essenciais.

12.  Ocorrência, aspectos químicos, aspectos biológicos, emprego farmacêutico e análise de drogas vegetais contendo Alcalóides.

13.  Ocorrências, aspectos químicos, aspectos biológicos, aspectos biológicos, emprego farmacêutico e analise de drogas vegetais contendo flavonóides.

14.  Ocorrência, aspectos químicos, aspectos biológicos, emprego farmacêutico e analise de drogas vegetais contendo taninos.

15.  Ocorrência, aspectos químicos. Aspectos biológicos, emprego farmacêutico e analise de drogas vegetais contendo óleos voláteis. 

16.  Ocorrência, aspectos químicos, aspectos biológicos, emprego farmacêutico e análise de drogas vegetais contendo saponinas.

17.  Ocorrência, aspectos químicos, aspectos biológicos, emprego farmacêutico e análise de drogas vegetais contendo antraquinonas.

18.  Ocorrência, aspectos químicos, aspectos biológicos, emprego farmacêutico e análise de drogas vegetais contendo heterosídeos cardiotônicos.

19.  Ocorrência, aspectos químicos, aspectos biológicos, emprego farmacêutico e análise de drogas vegetais contendo cumarinas, cromonas e xantonas.

20.  Plantas contendo compostos bioativos com atividade tóxica e ação inseticida.

21.  Produção e controle de qualidade de medicamentos fitoterápicos.

22.  Validação de Fitoterápicos: Aspectos Químicos e Biológicos

23.  Legislação e aspectos legais para controle de qualidade de drogas vegetais e Registro de Fitoterápicos.

 

ÁREA/ SUBÁREA: FARMACOTÉCNICA HOMEOPÁTICA, GESTÃO DE EMPRESAS FARMACÊUTICAS E DEONTOLOGIA E LEGISLAÇÃO FARMACÊUTICA

(CONSIDERAR OS MESMOS PONTOS PARA A PROVA PRÁTICA – APRESENTAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA)

 

1.      Boas Práticas de manipulação de medicamentos: definições e legislação. Registro de medicamentos dinamizados industrializados homeopáticos, antroposóficos e anti-homotóxicos. Normas para o exercício da responsabilidade técnica em hemeopatia.

2.      Medicamento Homeopático: Policrestos e Semi-policrestos. Origem dos medicamentos homeopáticos. Bioterápicos/Isoterápicos.

3.      Medicamento Homeopático: Forma farmacêutica Básica-Tintura-Mãe. Conceito e métodos de preparo segundo Farmacopéia Homeopática Brasileira (FHB) e Manual da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABFH). Acondicionamento e rotulagem.

4.      Medicamento Homeopático: Formas Farmacêuticas Derivadas: Conceito, nomenclatura, as escalas e os métodos de preparo do medicamento homeopático.

5.      Medicamento Homeopático: Formas Farmacêuticas Líquidas de uso interno. Conceito, classificação, preparação, embalagem e rotulagem.

6.      Medicamento Homeopático: Formas Farmacêuticas Sólidas de uso interno. Conceito, classificação, preparação, embalagem e rotulagem.

7.      Medicamento Homeopático: Formas Farmacêuticas de uso externo. Conceito, classificação, preparação, embalagem e rotulagem.

8.      Controle da qualidade da Tintura-mãe e Insumos Farmacêuticos. Certificado de análise.

9.      O mercado farmacêutico brasileiro e mundial.

10.  Tendências em administração e a sua aplicação no contexto farmacêutico (conceitos, tipos, planejamento e estratégias).

11.  Fundamento de Economia e de Administração de Empresas.

12.  Gestão da Inovação e Empreendedorismo.

13.  Planejamento (estratégico, tático e operacional).

14.  Marketing e Propaganda de medicamentos (conceito, tipos, planejamento e estratégias).

15.  Plano de negócios.

16.  Ética profissional e farmacêutica.

17.  Estrutura política brasileira de acordo com a constituição federal.

18.  Lei: classificação e hierarquização.

19.  Legislação profissional: conceito de profissão; características profissionais; competência legal dos Conselhos Regionais e Federal de Farmácia.

20.  Legislação sanitária: conceito e histórico de vigilância sanitária; administração sanitária nacional; normas sanitárias inerentes ao campo de atuação do farmacêutico.

 

ÁREA/ SUBÁREA: PSICOLOGIA /  PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

 

  1. Histórico das relações entre os campos da psicologia e da educação e concepções contemporâneas da psicologia na escola.
  2. Modelos psicológicos do desenvolvimento humano e implicações educacionais.
  3. Cultura, educação e formação de personalidade.
  4. As explicações do fracasso escolar.
  5. Formação de professores: autoridade, transmissão de conhecimento e a relação com o aluno.
  6. Escola, adolescência e mundo contemporâneo.
  7. Formação de professores e o preconceito na escola.
  8. Os desafios da educação inclusiva.
  9. Violência e indisciplina no cotidiano escolar.
  10. Aprendizagem, conhecimento escolar e conhecimento científico.

 

ÁREA: QUÍMICA/FÍSICO-QUÍMICA

1.      Postulados e teoremas da teoria quântica.

2.      Modelo da partícula na caixa e correlações com sistemas de interesses químicos.

3.      Modelo de oscilador harmônico e correlação com sistemas de interesses químicos.

4.      Modelo do rotor rígido 2D e 3D e correlação com sistemas de interesses químicos.

5.      Átomo de hidrogênio.

6.      Átomo polieletrônicos.

7.      Teoria de perturbação.

8.      Teoria variacional e suas aplicações em sistemas químicos.

9.      Teoria dos orbitais moleculares.

10.  Combinações lineares adaptadas à simetria.

 

ÁREA/ SUBÁREA: QUÍMICA / QUÍMICA ANALÍTICA

1.      Probabilidade aplicada à química.

2.      Estatística descritiva aplicada à química.

3.      Estatística indutiva aplicada à química.

4.      Ferramentas estatísticas aplicadas à química.

5.      Metrologia química e incerteza de medição.

6.      Métodos estatísticos não-parametricos.

7.      Analise por regressão linear simples e múltipla.

8.      Analise exploratória de dados (PCA).

9.      Calibração multivariada (PLS).

10.  Planejamento e otimização de experimentos (fatorial, blocagem, mistura simplex e superfície de resposta).

 

ÁREA/ SUBÁREA: QUÍMICA / QUÍMICA ANALÍTICA E AMBIENTAL

1.        Erros e tratamento estatístico de dados analíticos.

2.        Amostragem e tratamento de amostras ambientais.

3.        Equilíbrio químico no meio ambiente.

4.        Fundamentos das titulometrias de neutralização ou precipitação ou complexação ou oxirredução.

5.        Métodos de separação.

6.        Métodos espectroanalíticos.

7.        Métodos termoanalíticos.

8.        Método eletroanalíticos.

9.        Instrumentação analítica aplicada à análise ambiental.

10.    Introdução à química ambiental e ciclos biogeoquímicos.

11.    Química atmosférica e análise de poluentes do ar.

12.    Química da água e/ou do solo e análise de poluentes.

 

ÁREA/ SUBÁREA: QUÍMICA DE PRINCÍPIOS ATIVOS NATURAIS E SINTÉTICOS / QUÍMICA FARMACÊUTICA E FARMACOGNOSIA 

(CONSIDERAR OS MESMOS PONTOS PARA A PROVA PRÁTICA – APRESENTAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA)

 

1.      Aspectos teóricos da ação de biomoléculas influência de propriedades físico-químicas na bioatividade, parâmetros físico-químicos relações quantitativas entre estrutura química e atividade biológica.

2.      Aspectos químicos, farmacológicos e de relação estrutura-atividade de biomoléculas que atuam sobre o Sistema Nervoso Central.

3.       Aspectos químicos farmacológicos e de relação estrutura-atividade de biomoléculas que atuam sobre o Sistema Nervoso Central.

4.      Aspectos químicos farmacológicos e de relação estrutura-atividade de biomoléculas utilizadas no tratamento de disfunções cardiovasculares.

5.      Aspectos químicos, farmacológicos e de relações estrutura-atividade de biomolécula que afetam o sistema imune (antiinflamatórios e anti-histamínicos)

6.      Aspectos químicos, farmacológicos e de relações estrutura-atividade de biomoléculas que atuam no sistema hormonal.

7.      Aspectos químicos, farmacológicos e de relações estrutura-atividade de biomoléculas com atividades antibiótica, antiparasitária, antifúngica, antimicobacteriana, antivirais, antineoplásicas.

8.      Desenvolvimento de fármacos sintéticos e a partir de protótipos naturais.

9.      Plantas como fontes de matérias primas e substâncias naturais como protótipos de fármacos.

10.  Síntese e Biossíntese de metabólitos secundários.

11.  Ocorrência, aspectos químicos, aspectos biológicos, emprego farmacêutico de alcalóides bem como suas relações entre estrutura química e atividade biológica.

12.  Ocorrência, aspectos químicos, aspectos biológicos, emprego farmacêutico de óleos voláteis.

13.  Produção e controle de qualidade de medicamentos fitoterápicos.

14.  Legislação e aspectos legais para controle de qualidade de drogas vegetais e Registros de Fitoterápicos.

 

ÁREA/ SUBÁREA: TECNOLOGIA FARMACÊUTICA / FARMACOTÉCNICA E TECNOLOGIA FARMACÊUTICA  

(CONSIDERAR OS MESMOS PONTOS PARA A PROVA PRÁTICA – APRESENTAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA)

 

1.      Fórmulas Farmacêuticas, formas farmacêuticas, adjuvantes farmacêuticos e vias de administração dos medicamentos.

2.      Boas Práticas de Fabricação e Boas práticas de manipulação: definições e legislação.

3.      Estabilidade de medicamentos. Tipos estabilidade. Fatores intrínsecos e extrínsecos que interferem na estabilidade dos medicamentos. Estudos de estabilidade segundo Arrhenius. Estudos de estabilidade de medicamentos. Zonas Climáticas.

4.      Preformulação de medicamentos. Ensaios Fundamentais. Inter-relação entre as propriedades dos fármacos. Solubilidade. Permeabilidade. Polimorfos/Pseudopólimorfos. Sistema de classificação Biofarmacêutica. Estudos de compatibilidade entre fármacos e/ou excipientes.

5.       Sistemas Dispersos Homogêneos: Solução. Conceito, classificação, preparação e embalagem. Desenvolvimento e equipamento utilizados na produção industrial.

6.      Sistemas Dispersos Heterogêneos: Dispersões coloidais, Suspensão e Aerossóis. Conceito, preparação e embalagem. Estabilidade das Suspensões. Desenvolvimento e equipamento utilizados na produção industrial.

7.      Sistemas Dispersos Heterogêneos: Emulsões. Conceito, classificação, preparação e embalagem, Estabilidade das emulsões. Desenvolvimento e equipamentos utilizados na produção industrial.

8.      Colírios e Errinos/Preparação Nasais. Isotonização. Sistemas Tamponantes. Conceito, classificação, preparação e embalagem. Desenvolvimento e equipamento utilizados na produção industrial.

9.      Preparação de Usos Parenteral: Injetável. Especificações farmacopêicas para água para injetáveis. Desenvolvimento e equipamento utilizados na produção industrial. Material particulado e salas limpas. Esterilização e liofilização.

10.     Formas farmacêuticas semissólidas: Pomadas. Conceito, classificação, preparação e embalagem. Desenvolvimento e equipamento utilizados na produção industrial.

11.  Supositórios e óvulos. Conceito, classificação, preparação e embalagem. Desenvolvimento e equipamento utilizados na produção industrial.

12.  Formas farmacêuticas sólidas: Pós. Conceito, classificação, preparação e embalagem.  Pós Efervescentes. Desenvolvimento e equipamento utilizados na produção industrial.

13.  Formas farmacêuticas sólidas: Cápsulas. Conceito, classificação, preparação e embalagem.  Tecnologia e seleção dos invólucros. Higroscopicidade, eflorescência e deliqüescência. Desenvolvimento e equipamento utilizados na produção industrial.

14.  Formas farmacêuticas sólidas: Comprimidos. Conceito. Adjuvantes dos comprimidos. Produção de comprimidos. Equipamentos utilizados na produção industrial. Embalagem para comprimidos.

15.   Formas farmacêuticas de liberação modificada. Conceito e nomenclatura. Tipos de sistemas e liberação modificada. Desenvolvimento de sistemas de liberação modificada.

16.  Revestimentos de formas sólidas. Conceito e tipos de revestimento.  Fatores que interferem na qualidade do revestimento. Equipamentos utilizados para a produção industrial.

 

ÁREA/ SUBÁREA: TECNOLOGIA QUÍMICO-FARMACÊUTICO E QUÍMICA FARMACÊUTICA

(CONSIDERAR OS MESMOS PONTOS PARA A PROVA PRÁTICA – APRESENTAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA)

 

1.      Industrial Químico-Farmacêutico: panorama nacional e internacional.

2.      A cadeia Farmacêutica, seus produtos e tipos de processos de manufatura.

3.      Planejamento, desenvolvimento e controle de processos farmoquímicos.

4.      Instalação e design de plantas químicas.

5.      Equipamentos da indústria químico-farmacêutica: reatores, trocadores de 4 calor, agitadores.

6.      Equipamentos da indústria químico-farmacêutica aplicados nos processos de separação e purificação de farmoquímicos.

7.      Materiais par construção de equipamentos e reatores.

8.      Processos Unitários de indústria farmoquímicas: alquilações, Aminações, esterificações, nitrações, halogenações, sulfonações e sulfatações, oxidações, hidrogenações e desidrogenações.

9.      Tratamento de água para as indústrias farmoquímica e farmacêutica.

10.  Tratamento de resíduos.

11.  Segurança industrial.

12.  Aspectos regulatórios da produção de indústrias farmoquímicas e legislação farmoquímica.

13.  Aspectos teóricos da ação de fármacos: influencia das propriedades físico-químicas na ação de fármacos, parâmetros físico-químicos e relações quantitativas entre estrutura química e atividade biológica (QSAR-2D e 3D)

14.  Planejamento de candidatos a fármacos: métodos gerais e especiais, latenciação, planejamento reacional, química combinatória.

15.  Aspectos químicos, farmacológicos e de relações estrutura-atividade de fármacos que atuam sobre o Sistema Nervoso Central.

16.  Aspectos químicos, farmacológicos e de relações estrutura-atividade de fármacos que atuam sobre o Sistema Nervoso Autonômico.

17.  Aspectos químicos, farmacológicos e de relações estrutura-atividade de fármacos utilizados no tratamento de disfunções cardiovasculares e de diuréticos.

18.  Aspectos químicos, farmacológicos e de relações estrutura-atividade de fármacos que afetam o sistema imune (anti-inflamatórios e anti- histamínicos).

19.  Aspectos químicos, farmacológicos e de relações estrutura-atividade de fármacos que atuam no sistema hormonal.

20.  Aspectos químicos, farmacológicos e de relações estrutura-atividade de quimioterápicos (antibacterianos, antibióticos, antiparasitários, antifúngicos, antimicobacterianos, antivirais, antineoplásicos).

 

 


ANEXO II

ÁREAS DE PESQUISA PARA A ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA

ÁREA: CIÊNCIAS AMBIENTAIS / ECOSSISTEMAS

1. Fragmentação de ecossistemas

2. Padrões espaço-temporais em ecossistemas

3. Conectividade funcional em ecossistemas

4. Evolução de ecossistemas

5. Diagnóstico, monitoramento e/ou remediação de ecossistemas

6. Filogeografia, biodiversidade e/ou biologia evolutiva.

7. Ecologia de ecossistemas lacustres e da Mata Atlântica.

8. Desenvolvimento de processos de recuperação e remediação ambiental

9. Controle, estrutura e funcionamento de ecossistemas

 

ÁREA: CIÊNCIAS AMBIENTAIS / ESTATÍSTICA E MODELAGEM

1. Ecologia de paisagens;

2. Modelagem ecológica;

3. Modelagem de paisagens;

4. Sistemas de informações geográficas e sensoriamento remoto aplicado às ciências ambientais;

5. Estatística aplicada as ciências ambientais;

6. Estatística espacial aplicada, ecologia, geologia ou ciências ambientais

 

ÁREA: CIÊNCIAS AMBIENTAIS / RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS

1. Tratamento e recomposição da paisagem

2. Sucessão ecológica, regeneração, tipos ecológicos, solo e serapilheira

3. Planejamento e implementação das atividades silviculturais

4. Plano de manejo florestal e de áreas mineradas

5. Monitoramento, manutenção e avaliação dos processos de recuperação

6. Controle e restauração dos solos

7. Levantamento, manejo, recuperação

 

ÁREA: CIÊNCIAS AMBIENTAIS / SAÚDE E MEIO AMBIENTE

1. Saúde e meio ambiente.

2. Ecologia de doenças

3. Análise de risco e saúde dos ecossistemas: epizootias e zoonoses

4. Economia da saúde, políticas ambientais e sanitárias

5. Toxicologia do meio ambiente e saúde dos ecossistemas

6. Saúde ambiental e biologia da conservação

 

ÁREA: CIÊNCIAS ATMOSFÉRICAS / CLIMATOLOGIA E QUÍMICA DA ATMOSFERA

1.    Meteorologia.

2.    Meteorologia dinâmica.

3.    Meteorologia sinótica.

4.    Meteorologia física.

5.    Química da atmosfera.

6.    Instrumentação meteorológica.

7.    Climatologia.

8.    Micrometeorologia.

9.    Sensoriamento remoto da atmosfera.

10.    Meteorologia aplicada.

11.    Interação oceano-atmosfera.

12.    Matemática aplicada a problemas de ciências atmosféricas.

13.    Física aplicada a problemas de ciências atmosféricas.

14.    Engenharia aplicada a problemas de ciências atmosféricas.

15.    Química aplicada a problemas de ciências atmosféricas.

16.    Modelagem numérica da atmosfera.

 

ÁREA/ SUBÁREA: EDUCAÇÃO / GESTÃO ESCOLAR E POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO:

Apresentar projeto de pesquisa na área de Gestão em Educação ou de Políticas Públicas da Educação.

 

 

ÁREA/ SUBÁREA: QUÍMICA / FÍSICO-QUÍMICA

1.        Estados eletronicamente excitados

2.        Estruturas eletronicamente extendidas: propriedades espectroscópicas e moleculares.

3.        Cálculo vibracional ab initio.

4.        Métodos em Teoria do funcional da Densidade.

5.        Métodos pós Hartree-Fock.

6.        Reações em solução, estado de transição e o efeito do solvente.

7.        Estrutura de líquidos.

8.        Dinâmica química de reações em fase gasosa.

9.        Interações de moléculas com superfícies

10.    Novas metodologias e algoritmos no calculo de coordenadas normais.

 

ÁREAS/ SUBÁREAS: QUÍMICA / QUÍMICA ANALÍTICA E QUÍMICA / QUÍMICA ANALÍTICA E AMBIENTAL

 

1.      Química atmosférica e poluição do ar.

2.      Água: recursos hídricos, manejo, reuso e sustentabilidade.

3.      Tratamento e reciclagem de resíduos urbanos, industriais e rurais.

4.      Química verde: optimização do uso de materiais, matérias primas renováveis, minimização de poluentes, reciclagem.

5.      Remediação química, microbiológica e biológica e solos e águas.

6.      Biossen sensores; proteínas, células, organismos.

7.      Combustivos fósseis e renováveis

8.      Nanotecnologia e novos materiais.

9.      Catálise química e biológica.

10.  Radicais livres em química, geologia e biologia.

11.  Plantas medicinais: prospecção, fotoquímica e farmacologia.

12.  Planejamento e síntese de fármacos.

13.  Biologia molecular e genética aplicadas à biotecnologia.

14.  Filogeografia e biodiversidade.

15.  Ecologia de sistemas lacustres e da Mata Atlântica.

16.  Síntese e propriedades de polímeros e de agregados macromolecular.

17.  Planejamento experimental e métodos quimiométricos aplicados.

18.  Desenvolvimento de instrumentação analítica.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ANEXO III

 

DECLARAÇÃO

 

MAGNÍFICO REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO

 

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Nome Completo

 

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         Profissão                                         CPF                        Nº do Conselho Regional

 

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                            Nacionalidade                                                         Estado Civil

 

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                                                                  Endereço Completo

 

vem mui respeitosamente requerer à Vossa Magnificência, que se digne autorizar a minha inscrição no Concurso Público para provimento do cargo de Professor Auxiliar – I, (JÁ COM O TEXTO RETIFICADO), no regime de _________________________, no Campus Diadema, Área: __________________________________, Subárea: __________________________________, para o que, junta ao presente a documentação referida no Edital nº 603 de 31 de outubro de 2012.

 

Declaro que possuo os documentos comprobatórios exigidos para inscrição e a escolaridade constante do item 1.1, para o Concurso Público, acima mencionado, e que estou ciente e de acordo com os dispositivos constantes da Resolução do Conselho Universitário nº 78 (JÁ COM O TEXTO RETIFICADO)  e do Edital nº 603 de 31 de outubro de 2012.

 

Termos em que,

Pede Deferimento.

 

Diadema,              de                                     de 2012.

 

 

 

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Assinatura

 

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO

 

EDITAIS, DE 13 DE NOVEMBRO DE 2012

 

O VICE-REITOR NO EXERCÍCIO DO CARGO DE REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, resolve:

 

Nº 633 – Retificar o Edital nº 603/2012, de 31/10/2012, publicado no Diário Oficial da União de 08/11/2012, Seção 3, páginas 95 a 98, que trata do Concurso Público para Professor Adjunto do Campus Diadema:

Item 3.4., subítem d) Onde se Lê: acessar na coluna “Inscrições para Docentes” o campus de interesse – no caso São Paulo, Leia-se: acessar na coluna “Inscrições para Docentes” o campus de interesse – no caso Diadema.

 

RICARDO LUIZ SMITH

Vice-Reitor no exercício do cargo de Reitor

 

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO

EDITAIS, DE 26 DE NOVEMBRO 2012

O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, resolve:

Nº 648 - Tornar público a prorrogação das inscrições para o Concurso Público de Professor Adjunto, Campus Diadema, até o dia 21/12/2012, de que tratam os Editais nº 584, de 30/10/2012, publicado no D.O.U. de 01/11/2012, seção 03, páginas 113 a 116 e nº 603, de 31/10/2012, publicado no D.O.U. de 08/11/2012, seção 03, páginas 95 a 98.

 

WALTER MANNA ALBERTONI

REITOR

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO

EDITAIS, DE 26 DE FEVEREIRO DE 2013

A REITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO, no uso de suas atribuições legais e estatutárias e, de acordo com a Lei 12.772, de 28 de dezembro de 2012, publicada em D.O.U. de 31/12/2012, Seção 1, páginas de 01 à 19, que dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal, RETIFICA:

Nº 259 - O Item 1.1 e a Declaração ao Reitor dos editais mencionados abaixo,

Edital nº

Data, seção e página da publicação em DOU

Onde se Lê:

Leia-se:

493/2012

21/08/2012, seção 3, págs. 60 a 62

Professor Adjunto nível I

Professor Auxiliar nível I

520/2012

19/10/2012, seção 3, págs. 101 a 103

Professor Adjunto nível I

Professor Auxiliar nível I

536/2012

18/10/2012, seção 3, págs. 92 a 95

Professor Adjunto nível I

Professor Auxiliar nível I

561/2012

25/10/2012, seção 3, págs. 95 a 97

Professor Adjunto nível I

Professor Auxiliar nível I

565/2012

01/11/2012, seção 3, págs. 110 a 113

Professor Adjunto nível I

Professor Auxiliar nível I

584/2012

01/11/2012, seção 3, págs. 113 a 116

Professor Adjunto nível I

Professor Auxiliar nível I

603/2012

08/11/2012, seção 3, págs. 95 a 98

Professor Adjunto nível I

Professor Auxiliar nível I

623/2012

14/11/2012, seção 3, págs. 116 a 118

Professor Adjunto nível I

Professor Auxiliar nível I

635/2012

16/11/2012, seção 3, págs. 145 a 147

Professor Adjunto nível I

Professor Auxiliar nível I

655/2012

10/12/2012, seção 3, págs. 109 a 110

Professor Adjunto nível I

Professor Auxiliar nível I

664/2012

14/12/2012, seção 3, págs. 116 a 118

Professor Adjunto nível I

Professor Auxiliar nível I

676/2012

13/12/2012, seção 3, págs. 78 a 80

Professor Adjunto nível I

Professor Auxiliar nível I

682/2012

14/12/2012, seção 3, págs. 118 a 120

Professor Adjunto nível I

Professor Auxiliar nível I

688/2012

14/12/2012, seção 3, págs. 120 a 122

Professor Adjunto nível I

Professor Auxiliar nível I

767/2012

19/12/2012, seção 3, págs. 89 a 92

Professor Adjunto nível I

Professor Auxiliar nível I

652/2012

14/12/2012, seção 3, págs. 112 a 114

Professor Adjunto Substituto

Professor Auxiliar Substituto nível I com Mestrado

Nº 262 - Os Itens 1.2 e 1.3, respectivamente dos editais 603/2012 de 08/11/2012, seção 3, págs. 95 a 98, do Campus Diadema; 676/2012 de 13/12/2012, seção 3, págs. 78 a 80, do Campus Osasco e 1.3 e 1.4, respectivamente dos editais 584/2012 de 01/11/2012, seção 3, págs. 113 a 116, do Campus Diadema; 664/2012 de 14/12/2012, seção 3, págs. 116 a 118, do Campus Osasco, Onde se lê, respectivamente: Remuneração para o regime de trabalho de quarenta horas semanais: R$ 4.776,00 (quatro mil setecentos e setenta e seis reais), sendo: Vencimento básico: R$ 2.618,61 (dois mil, seiscentos e dezoito reais e sessenta e um centavos); Retribuição por Titulação - RT: R$ 1.853,39 (um mil, oitocentos e cinqüenta e três reais e trinta e nove centavos) e Auxílio Alimentação: R$ 304,00 (trezentos e quatro reais) e Remuneração para regime de trabalho de quarenta horas semanais, Dedicação Exclusiva (DE): R$ 7.931,02 (sete mil, novecentos e trinta e um reais e dois centavos), sendo: Vencimento Básico: R$ 3.553,46 (três mil, quinhentos e cinqüenta e três reais e quarenta e seis centavos); Retribuição por Titulação - RT: R$ 4.073,56 (quatro mil, setenta e três reais e cinqüenta e seis centavos) e Auxílio Alimentação: R$ 304,00 (trezentos e quatro reais); Leia-se, respectivamente: Remuneração para o regime de trabalho de quarenta horas semanais: R$ 5.022,65 (cinco mil, vinte e dois reais e sessenta e cinco centavos), sendo: Vencimento básico: R$ 2.714,89 (dois mil, setecentos e quatorze reais e oitenta e nove centavos); Retribuição por Titulação - RT: R$ 1.934,76 (um mil, novecentos e trinta e quatro reais e setenta e seis centavos) e Auxílio Alimentação: R$ 373,00 (trezentos e setenta e três reais) e Remuneração para regime de trabalho de quarenta horas semanais, Dedicação Exclusiva (DE): R$  8.422,77 (oito mil, quatrocentos e vinte e dois reais e setenta e sete centavos), sendo: Vencimento Básico: R$ 3.594,57 (três mil, quinhentos e noventa e quatro reais e cinquenta e sete centavos); Retribuição por Titulação - RT: R$ 4.455,20 (quatro mil, quatrocentos e cinqüenta e cinco reais e vinte centavos) e Auxílio Alimentação: R$ 373,00 (trezentos e setenta e três reais).

 

PROFA. DRA. SORAYA SOUBHI SMAILI